Português: Análise da cena 1 do ato IV de Hamlet

domingo, 28 de julho de 2024

Análise da cena 1 do ato IV de Hamlet

    A cena inicial do quarto ato é breve e foca-se numa espécie de traição que Gertrudes comete relativamente ao seu filho, concretamente por ter contado a Cláudio o encontro que tivera com Hamlet, quando lhe havia prometido não o fazer. A rainha mostra-se, pois, desleal para com o filho, ao contar ao atual marido que aquele assassinara Polónio, embora não lhe dê conta que o jovem príncipe estava a fingir ser louco. O que significa esta atitude da rainha? Acredita que Hamlet está efetivamente louco, ou, astutamente, reflete e reconhece que o seu interesse reside em se aliar ao marido? Por outro lado, não nos podemos esquecer que Gertrudes é a rainha da Dinamarca, o que implica um conjunto de deveres. Assim sendo, tendo em conta que Polónio era um nobre conhecido e, até certo ponto, respeitado, pelo que esconder a notícia da sua morte poderia ser considerado um ato de traição relativamente aos seus deveres enquanto soberana.
    Por seu turno, Cláudio esforça-se por aparentar calma enquanto ouve o relato da esposa, mas claramente reconhece que os últimos acontecimentos constituem a oportunidade perfeita para exilar Hamlet para Inglaterra. Cláudio é um rei oportunista, ambicioso e egoísta, preocupado apenas em conservar o seu poder a todo o cisto, evitando tudo o que possa constituir uma ameaça a essa ambição. Afinal, ele não hesitou em assassinar o próprio irmão para conquistar a coroa e o poder que lhe está inerente. Deste modo, mais do que nunca, Hamlet deve ser enviado para Inglaterra, não para o punir por ter assassinado Polónio, mas porque a sua presença na Dinamarca representa um perigo para o próprio Cláudio.
    O leitor / espectador facilmente se apercebe que o rei se está a aproveitar da situação para dar andamento aos seus planos sinistros relativamente ao sobrinho, mas também apreende uma diferença comportamental entre ambos: Cláudio age rapidamente, enquanto Hamlet é uma figura hesitante. No entanto, apesar de não perder tempo em pôr em marcha o seu plano, o rei não descura o modo como o concretizar, preocupando-se em controlar os danos. É por isso que, após a saída do Rosencrantz e Guildenstern, sugere que ele e Gertrudes procurem os seus mais próximos para lhes narrar o que aconteceu. De facto, no seu pensamento, ao divulgar os acontecimentos segundo a sua visão e interesses, evitará que o crime de Hamlet o manche a si e justificará a premência da partida do sobrinho. O seu caráter fingido e dissimulado acentua-se quando não tem pejo em afirmar que não mandou Hamlet embora mais cedo por razões sentimentais, procurando transmitir, desta forma, a imagem de alguém atencioso e generoso. Dada disto, obviamente, corresponde à verdade.
    No que diz respeito a Hamlet, o assassinato de Polónio constitui um momento de viragem no seu percurso e na sua caracterização. De facto, antes de ter matado um homem inocente, era possível olhá-lo com olhar benévolo, compreensivo e até solidário, pois estávamos na presença de alguém profundamente marcado pela morte do pai e pelo confronto e as exigências do seu fantasma. Contudo, após o assassinato de Polónio, essa imagem é fortemente afetada. A sua natureza sensível e reflexiva – os traços de caráter que interferem, fazendo-o hesitar, na capacidade de se vingar de Cláudio – dá lugar a uma atitude exatamente oposta, concretizada num ato precipitado e extremamente violento. É verdade que Hamlet age dessa forma por estar convencido de que é Cláudio quem se encontra atrás da cortina, porém, seja como for, o seu gesto põe em xeque a sua superioridade moral sobre o tio. Ambas as personagens assassinaram outras pessoas; a única diferença reside no facto de o crime do príncipe não ter sido premeditado, ao contrário do do tio, que foi planeado e motivado pela ambição. Todavia, as consequências dos dois atos são semelhantes: Laertes e Ofélia perderam o seu pai, tal como tinha sucedido com Hamlet.
    Por outro lado, toda esta sucessão de acontecimentos suscita a abordagem de questões como a violência e o assassinato. Inicialmente, esses aspetos foram abordados de forma algo abstrata, visto que a única violência que teve lugar – o assassinato do velho rei Hamlet – é anterior ao início da peça. Porém, no momento em que o seu filho assassina Polónio, a violência estrema e o assassínio concretizam-se, presentificam-se aos olhos do leitor / espectador. Por outro lado, não podemos esquecer que a morte de Polónio decorre do assassinato de Hamlet pai, o que permite concluir que a violência e o crime só geram mais violência e mais sangue.
    Por último, não se pode deixar de dar uma palavra ao comportamento de Rosencrantz e Guildenstern. Os dois são amigos de Hamlet, porém não revelam qualquer prurido em se voltar contra ele, o que mostra, no mínimo, falta de lealdade e de uma amizade verdadeira e autêntica. Se tivermos em consideração, porém, que a sua obediência é devida a Cláudio, o rei, independentemente das suas crenças e afetos, é natural que tenham de fazer aquilo que o monarca lhes ordenar, mesmo que tal signifique trair um amigo de longa data. Regra geral, o ser humano tem sempre uma opção e é da sua responsabilidade fazer essa escolha.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...