Português

domingo, 23 de outubro de 2011

Modalidade (valor modal)


Modalidade
Valores
Exemplos
1. Modalidade epistémica: o falante expressa a sua atitude sobre a verdade ou falsidade do conteúdo proposicional do seu enunciado.

Epistémico = relativo ao conhecimento e à crença.

Frequentemente, o verbo auxiliar poder transmite o valor epistémico de possibilidade. No entanto, noutros contextos, pode ter um valor de certeza, significando capacidade de:

O João pode jogar contra vários xadrezistas ao mesmo tempo.
1. Valor de certeza: o locutor compromete-se com a verdade ou falsidade do conteúdo do seu enunciado.
. O Benfica venceu o jogo.
. O Beira-Mar perdeu o jogo.
. O Daniel perdeu a aposta.
. Eu ganhei a aposta.
2. Valor de possibilidade / dúvida: o locutor não se compromete com a verdade ou falsidade do conteúdo do seu enunciado, por não possuir conhecimentos prévios que lhe permitam fazê-lo.
. Talvez os alunos façam este exercício.
. Pode ser que o Benfica seja campeão.
3. Valor de probabilidade: o locutor assume uma perspetiva favorável à aceitação da verdade do seu enunciado.

Apesar de não ter visto chover, o locutor constatou que o chão estava molhado e concluiu (inferiu) que choveu.
. Os alunos devem ter feito o trabalho.
. O burro pode ter comido a palha.
. Provavelmente vai chover.
. Acho que o Benfica vai ser campeão.
. Deve ter chovido.
2. Modalidade deôntica: o locutor procura agira sobre o seu interlocutor, proibindo ou autorizando a situação referida no seu enunciado.

O verbo dever pode transmitir o valor epistémico de probabilidade (a) e o valor deôntico de obrigação (b):

a) Ele deve estar a chegar. (= É possível que ele esteja a chegar.)

b) Deves estudar. (= É necessário que estudes.)
1. Valor de obrigação / proibição: o locutor impõe ou proíbe aquilo que expressa no seu enunciado.
. Calem-se!
. Deveis estar calados.
. Não podeis falar tão alto.
. É proibido fumar.
2. Valor de permissão: o locutor autoriza a situação por si expressa.
. Podes sentar-te aí.
. Tens autorização para falar.
. Se já fizeste o TPC, podes sair.
. Amanhã, podes ver A Casa.
3. Modalidade apreciativa: o locutor exprime um juízo de valor (positivo ou negativo) acerca do que enuncia.
Note-se que o locutor parte de um enunciado com valor de certeza: Roubaram o teu relógio. É sobre esse conteúdo (de asserção / certeza) que expressa o seu juízo de valor apreciativo: Lamento.
. Que belo dia!
. Discordo das escolhas do Jesus.
. Felizmente o Benfica ganhou.
. Como choveu ontem.
. Lamento que te tivessem roubado o relógio.

            Existem diversos processos de expressar a modalidade:

1. Tempos e modos verbais.

2. Verbos modais: poder, dever, ter de.

2.1. Outros verbos de sentido modal:
. saber, crer (verbos do saber e da crença);
. permitir, obrigar, precisar de, necessitar de, etc. (verbos que exprimem obrigação, necessidade ou permissão).

3. Advérbios ou locuções adverbiais de frase: possivelmente, provavelmente, talvez, necessariamente, com toda a probabilidade, etc.

4. Adjetivos com sentido modal: possível, provável, capaz (É possível que…, é provável que…, é capaz de…).

5. Expressões modais: se não me engano, de facto, na minha opinião, creio eu, etc.

6. Construções exclamativas e interrogativas (na escrita) e a entoação (na oralidade) (traduzem uma apreciação):
. A verdade que eu conto, nua e crua
Vence toda a grandíloqua escritura! (Camões, Os Lusíadas, V, 89)

7. Nomes avaliativos (podem contribuir para a construção da modalidade apreciativa): charlatão, herói, carrasco, verdugo, etc.

8. Sufixos derivacionais: louvável, admirável, consumível, perecível, etc.

9. Asserção (de polaridade afirmativa ou negativa) expressa a modalidade epistémica com valor de certeza, visto que o falante assume validar ou não o conteúdo do seu enunciado.

sábado, 22 de outubro de 2011

Acabar com a Geografia?


          Parece que o ministro da Educação quer acabar com a disciplina de Geografia, ou fundi-la com a História. Realmente, para quê saber Geografia???

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Comunicado

1. Etimologia

          Comunicado provém do latim communicare, palavra que significava tornar comum, levar ao conhecimento, participar. Daí que comunicado tivesse acabado por significar a informação que é transmitida para ser partilhada em comum.


2. Definição

          Um comunicado é um documento através do qual se dá a conhecer uma informação, um acontecimento importante, um esclarecimento, um aviso ou desmentido, etc. Regra geral, o comunicado emana de uma instância superior, reveste-se de caráter oficial e destina-se ao conhecimento de um determinado público, sendo divulgado, frequentemente, através dos meios de comunicação social (comunicado de imprensa ou press release) e / ou da Internet. Como qualquer texto, deverá ser redigido tendo em conta o público recetor e os objetivos que pretende alcançar.


3. Estrutura
  • Título (sucinto, atrativo e objetivo) e, eventualmente, subtítulo;
  • Origem da informação (emissor);
  • Lead (informação essencial, presente no(s) primeiro(s) parágrafo(s), que responde às questões que também encontramos na notícia: Quem? O quê? Onde? Quando?);
  • Corpo do comunicado (não deverá ser demasiado extenso; por outro lado, a informação que divulga deve ser apresentada de forma decrescente);
  • Fecho (data e entidade responsável pela produção do comunicado, contendo o nome, a morada, o e-mail, o contacto telefónico, o fax...).

4. Características da linguagem
  • Linguagem clara e objetiva;
  • Predominância da denotação;
  • Uso da terceira pessoa do singular e do plural (verbos, pronomes, determinantes);
  • Recurso a frases e a parágrafos curtos e de fácil compreensão;
  • ...


          Em suma, o comunicado:
  • é utilizado no interior das instalações ou
  • para transmitir informação para o exterior, para um público mais vasto, nomeadamente o grande público, através dos meios acima indicados ou da afixação em local público;
  • é um texto informativo;
  • deve transmitir os dados devidamente organizados e hierarquizados;
  • aparece também designado como comunicação, nota informação ou informação.

sábado, 15 de outubro de 2011

«Ranking» dos exames nacionais

          De acordo com o jornal Público, o nosso agrupamento de escolas ocupa o lugar 503 no que diz respeito ao ensino secundário, com a média de 9, 16 valores, tendo subido 65 lugares relativamente ao ranking de 2010.

          No caso do terceiro ciclo, o agrupamento ocupa o lugar 406, com uma média de 2, 7, tendo descido do 267 de 2010.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

"Não há vagas" - Ferreira Gullar

Fernando Gullar,
Prémio Camões 2010

Não há vagas

O preço do feijão
não cabe no poema.
O preço do arroz
não cabe no poema.
Não cabem no poema o gás
a luz o telefone
a sonegação
do leite
da carne
do açúcar
do pão

O funcionário público
não cabe no poema
com seu salário de fome
sua vida fechada
em arquivos.
Como não cabem no poema
o operário
que esmerila seu dia de aço
e carvão
nas oficinas escuras

- porque o poema, senhores
está fechado:
"não há vagas"

Só cabem no poema
o homem sem estômago
a mulher de nuvens
a fruta sem preço

O poema, senhores,
não fede
nem cheira

                    Antologia Poética, Rio de Janeiro, 1977

          Singela homenagem às medidas apresentadas, ontem, pelo Primeiro-Ministro de Portugal.

Valor do adjetivo

          Os adjetivos podem apresenter diferentes valores, em razão da relação que mantêm com o nome a que se referem:

1. Valor restritivo

          Neste caso, o adjetivo surge sempre à direita do nome que modifica, especificando a referência deste: A Joana Santos é uma mulher bela.
          Por outro lado, o adjetivo restritivo pode ser parafraseado por uma oração relativa restritiva: A Joana Santos é uma mulher que é bela.


2. Valor não restritivo

          O adjetivo não restritivo ocorre antes do nome que modifica e apresenta qualidades que não lhe são intrínsecas: A Joana Santos é uma extraordinária atriz. Neste caso, o adjetivo não pode ser parafraseado por uma oração relativa restritiva.


3. Posição do adjetivo

          Como foi referido, o adjetivo pode surgir depois (valor restritivo) ou antes (valor não restritivo) do nome que determina. Ora, a posição ocupada pelo adjetivo relativamente ao nome implica diferentes significados que o primeiro assume.
  • O meu tio é um homem pobre. -> o adjetivo significa que o homem não possui riqueza, não tem dinheiro...
  • O meu tio é um pobre homem. -> o mesmo adjetivo significa, agora, que o homem é digno de dó, de pena, é alguém muito infeliz.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Valor do adjetivo (G 2011 - 1)


Valor do adjetivo: restritivo e não restritivo


1. Observe as frases apresentadas.

a) Dá-me o livro vermelho do Pedro.
b) Adquirir produtos locais ajuda a economia figueirense.
c) Papámos um delicioso jantar naquele restaurante agradável de Escalhão.
d) Ofereceram-me um livro sobre culinária portuguesa contemporânea.
e) O doce vinho que o Hugo diz ter comprado na adega de Figueira é de assinalável qualidade.

1.1. Coloque os adjetivos no respetivo lugar da grelha, de acordo com a sua posição.

Posição pré-nominal
Posição pós-nominal





2. Altere a posição dos adjetivos sublinhados em cada uma das frases seguintes.

a) Aquela tempestade tropical é assustadora.
b) O leão é um animal selvagem.
c) A Maria traz um casaco branco.

2.1. Explicite a conclusão a que chegou após a transformação operada.

3. Observe a posição dos adjetivos sublinhados em cada par de frases.

a) (1) O professor fez uma longa comunicação.
(2) O professor fez uma comunicação longa.

b) (1) A Daniela possui uma pequena fortuna em bonecas.
(2) A Daniela possui uma fortuna pequena em bonecas.

3.1. Indique a frase da alínea a) em que o adjetivo tem um valor subjetivo, isto é, exprime uma avaliação do locutor.

3.2. Indique a frase da alínea b) em que o adjetivo é usado em sentido conotativo.

4. Altere a posição do adjetivo sublinhado em cada uma das expressões nominais seguintes e explique as diferenças de sentido daí resultantes.

a) O Rafa, hoje, tem uma cara .
b) Maria, já esqueceu aquele amor antigo?
c) A Cátia possui em casa um quadro verdadeiro.
d) A Ana, no sábado, trajava um belíssimo vestido de lá fina.
e) Quem não gosta de um alimento doce?

5. Substitua as orações relativas restritivas das frases fornecidas por um sintagma adjetival.

a) A história daquela rapariga da «Casa dos Segredos» é uma história que comove.
b) No Inverno, na sala do 11.º, quando falha o aquecimento, sente-se um frio que gela.
c) O barulho que os alunos fazem é uma situação que não podemos admitir.
d) O Conselho Executivo era o órgão que dirigia, antigamente, a escola.

6. Explique a diferença de sentido entre as seguintes frases:

a) O Marco tropeçou numa boa rapariga.
b) O Marco tropeçou numa rapariga boa.

c) A jovem simpática abraçou o Zeca.
d) A jovem, simpática, abraçou o Zeca.

7. Atente nas frases dadas.

a) O «deficit» orçamental é um drama europeu.
b) A Catarina comprou uma carteira cinzenta que encontrou na primeira loja em que entrou.
c) A primeira edição da maratona lisboeta foi disputada ontem.
d) O António comprou uma pistola baratíssima.
e) O meu avô materno ofereceu-me o meu primeiro escudo.

7.1. Sublinhe os adjetivos presentes em cada frase.

7.2. Tendo em conta a classe dos adjetivos, classifique cada um deles, explicitando a sua posição dentro do grupo nominal.

8. Observe os pares de frases.

a) O falso professor foi preso.
a’) Aquele indivíduo é um professor falso.

b) O meu avô era um homem rico.
b’) Que rico homem!

c) O exercício de Matemática era simples.
c’) Tu não és capaz de resolver um simples exercício de Português?

8.1. Identifique e classifique os adjetivos presentes nas frases.

8.2. Observe a posição do adjetivo em cada par de frases e tire conclusões quanto ao seu significado.

8.3. Identifique as frases em que o adjetivo possui um valor restritivo.

8.4. Tendo em conta a posição do adjetivo qualificativo observada em 8.1. e 8.2., que conclusão podemos retirar?

Os cortes na (des)Educação

          O ministro Nuno Crato considera que o currículo do 3.º ciclo contém disciplinas a mais. Assim sendo, prepara-se para as reduzir. Como?

          1.º) Extinguindo a segunda disciplina estrangeira obrigatória, mantendo apenas o Inglês (a primeira);

          2.º) «Cortar» nas aulas de História e Geografia;

          3.º) Reduzir o número de aulas dos alunos;

          4.º) A VERDADEIRA RAZÃO: diminuir, drasticamente, o número de professores do sistema educativo português.

          Ver notícia aqui.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Reclamação - «Cartoon» (Correção)


          Findo o prazo estabelecido para a realização do trabalho em torno desta imagem e lidas as respostas dadas, pode concluir-se que, no que diz respeito a descrição, quase todos «viram» o essencial.

          No entanto, relativamente à intencionalidade crítica... zero. De facto, apenas uma alma iluminada conseguiu associar a figura central (a do homem de punho no ar e ar agressivo que incentiva os manifestantes ao protesto) à do ponto das representações teatrais, mas... foi só. Faltou concluir que ela representa a instrumentalização da massa que protesta, agindo na sombra e sob pretextos desconhecidos.

"Analfabeto Político", de Bertold Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão,
do peixe, da farinha, do aluguer, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e
estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta,
o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista,
pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.
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