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segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
domingo, 2 de dezembro de 2012
Os maias, 'Os Maias' e o fim do mundo
Por Ferreira Fernandes
DIZ-SE dos tolos que, quando se aponta a Lua, eles olham para o dedo. Os maias tinham a reação inversa. Ótimos astrónomos, enquanto apontavam para o alinhamento dos planetas não viram chegar os espanhóis que deram cabo deles. De que lhes serviu serem uma civilização superior? Pois esses notórios incapazes de preverem o desastre próprio ganharam agora fama por anunciarem o fim dos outros: um antigo calendário maia marcou o fim do mundo para o próximo 21 de dezembro. Tolice acreditada por meio mundo - a Internet pôs-se nervosa, anunciaram-se suicídios - a ponto de, ontem, um cientista da NASA ter de desmentir. O choque de planetas, a tempestade solar e outros apocalipses antes do Natal, tudo aldrabices.
Acredito, e aconselho a leitura não do fatídico calendário dos maias, mas de Os Maias. No fim do romance de Eça, os amigos Carlos da Maia e João da Ega dedicam-se a conversa dramática: "Não a vale a pena viver...", diz um. O outro concorda. E ambos chegam à conclusão de a única certeza ser o pó que nos espera. Porquê correr, pois, por alguma coisa?... Aí, Carlos olha para o relógio e vê que estavam atrasados para o jantar no Hotel Bragança. E deitam-se os dois a correr atrás da carruagem que os levará ao "paio com ervilhas"...
Assim acaba Os Maias, e é uma mensagem que merece mais Internet do que a outra, dos maias.
Leitor, quando lhe apontarem o fim do Mundo, a 21, olhe para o bacalhau e a couve tronchuda, dias depois.
Diário de Notícias, 1 de dezembro de 2012
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
Corrupção na Educação
O mote é o mais ou menos o seguinte: "Dinheiros públicos, vícios privados: corrupção na Educação".
Segunda-feira, Repórter TVI, logo a seguir ao Telejornal.
"O deus Pã não morreu"
Antes de iniciar a análise
propriamente dita do texto convém esclarecer quem são as entidades mitológicas
nele referidas.
Assim, Pã era o deus dos pastores da
região da Arcádia (região central do Peloponeso) e representava o poder e a
fecundidade da natureza selvagem, com fortes implicações sexuais. Era
representado com orelhas, chifres e pernas de bode. Além disso, como era amante
da música, transportava consigo sempre uma flauta. Por sua vez, os Romanos
identificaram-no como o deus itálico Fauno. Uma lenda conta que, no reinado do
imperador romano Tibério (século I d. C.), o piloto de um navio ouviu uma voz
que lhe ordenou que anunciasse a seguinte mensagem: «o Grande Pã está morto».
Quando o marinheiro obedeceu, toda a natureza começou a gemer. Frequentemente,
é associado à palavra grega “pan”,
que significa “tudo”, uma associação
errada, no entanto deu origem à ideia de que Pã simbolizava «o Grande Todo», ou
seja, o poder universal da vida.
Por seu turno, Apolo era o deus do
sol e da música, irmão gémeo de Artemis, deusa da lua e da caça, filho de Zeus
e da ninfa Leto. Por outro lado, Apolo amava a música, tendo sido presenteado
com uma lira por parte de Hermes, feita a partir da carapaça de uma tartaruga e
de tripas de gado.
Quanto a Ceres, era, entre os
romanos, a deusa das colheiras e do cereal, o equivalente a Deméter entre os
gregos.
O deus Pã simboliza o neoplatonismo
para os neoplatónicos e para os cristãos, daí a sua «adoção» por parte de
Ricardo Reis, em cuja filosofia existencial – a do paganismo da decadência ‑ se
inscreve a ideia da sobrevivência dos deuses pagãos (“O deus Pã não morreu” –
v. 1), bem como no programa do neopaganismo (de Fernando Pessoa ele mesmo e dos
seus heterónimos Alberto Caeiro, Ricardo Reis e António Mora).
O neopaganismo sustentava o reatar
da alma grega na arte, na religião e nas instituições políticas, ao considerar
que nada, depois dos gregos clássicos, pode igualar a sua civilização. Neste
sentido, o cristianismo é visto como um retrocesso, um atraso civilizacional.
Neste poema, Cristo é apresentado
num plano de igualdade com os deuses pagãos referidos. Ele não “matou outros
deuses”, é apenas “um deus a mais, / Talvez um que faltava”, o que indicia que
é um deus dispensável, pois é “apenas mais um”. Assim, a noção do Cristianismo
segundo a qual Cristo seria o único e verdadeiro deus é implicitamente rejeitada,
afirmando-se, pelo contrário, que todos os deuses pagãos antigos permanecem.
Cristo, de facto, “não matou outros deuses”, é apenas “ Quanto ao ser humano,
falta-lhe reconhecer essa permanência dos deuses pagãos.
A relação entre o ser humano e os
deuses carateriza-se pela distância e pela indiferença, dado que estes estão “Cheios
de eternidade / E desprezo por nós” (vv- 18 e 19).
O perfil dos deuses é traçado com
clareza: são “claros e calmos” (v. 17), eternos / imortais, regem o mundo (“Trazendo
dia e a noite / E as colheitas douradas”), mas não por causa dos seres humanos
(“Sem ser para nos dar / O dia e a noite e o trigo”, antes por razões que não
estão ao alcance da compreensão humana e alheias à sua vontade (“por outro e
divino / Propósito casual” – vv. 24-25).
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
"A pequena angústia"
O que Portugal
poderia ser
se todos os portugueses emigrassem...
- Pé de gazela
na lua.
Um desejo adusto fora d'uso.
Um lírio.
Seria livre.
Ilimitado,
como nuvem humilde
quando se dissolve.
O que Portugal
poderia ser
se todos os portugueses regressassem...
A pergunta tenta como osso
debaixo da carne.
Ruy Cinatti (1969)
poderia ser
se todos os portugueses emigrassem...
- Pé de gazela
na lua.
Um desejo adusto fora d'uso.
Um lírio.
Seria livre.
Ilimitado,
como nuvem humilde
quando se dissolve.
O que Portugal
poderia ser
se todos os portugueses regressassem...
A pergunta tenta como osso
debaixo da carne.
Ruy Cinatti (1969)
terça-feira, 27 de novembro de 2012
"Sim, sei bem"
Sim, sei bem
Que nunca serei alguém.
Sei de sobra
Que nunca terei uma obra.
Sei, enfim,
Que nunca saberei de mim.
Sim, mas agora,
Enquanto dura esta hora,
Este luar, estes ramos,
Esta paz em que estamos,
Deixem-me me crer
O que nunca poderei ser.
8-7-1931
Que nunca serei alguém.
Sei de sobra
Que nunca terei uma obra.
Sei, enfim,
Que nunca saberei de mim.
Sim, mas agora,
Enquanto dura esta hora,
Este luar, estes ramos,
Esta paz em que estamos,
Deixem-me me crer
O que nunca poderei ser.
8-7-1931
Odes de Ricardo Reis
Linguagem e estilo de Ricardo Reis
- Aspetos fónicos:
- composição preferida: a ode horaciana, com estrofes regulares em verso decassilábico, alternado ou não com o hexassílabo;
- eufonia;
- verso branco / solto;
- irregularidade métrica (por vezes);
- recurso frequente à assonância, à aliteração e à rima interior.
- Aspetos morfossintáticos e semânticos:
- subsmissão da expressão ao conteúdo: a uma ideia perfeita corresponde uma expressão perfeita;
- sintaxe alatinada:
- ordem inesperada das palavras;
- anteposição do complemento direto ao verbo («As rosas amo...» em lugar da ordem tradicional da língua portuguesa: «Amo as rosas...»);
- uso de latinismos: "astro", "ledo", "ínfero", "vila", "vólucres", "inscientes", etc.;
- uso frequente da inversão (hipérbato e eanástrofe) e da elipse;
- uso frequente do imperativo (de acordo com a feição moralista das odes) ou do conjuntivo com valor de imperativo;
- uso do gerúndio;
- perífrases (remetem para um contexto religioso e mitológico grego ou latino);
- eufemismos (traduzem / suavizam a ideia de morte, que Ricardo Reis, afinal, teme);
- estilo denso e rigorosamente elaborado, construído, pensado, nos antípodas, por exemplo, de Alberto Caeiro;
- seleção cuidada de fonemas ou vocábulos sugestivos das ideias que pretende exprimir (a elevação, a nobreza, o classicismo da linguagem).
Temas da poesia de Ricardo Reis
- Epicurismo:
- busca da felicidade relativa;
- moderação dos prazeres / busca de um prazer relativo;
- fuga ao sofrimento e à dor (aponia);
- ataraxia (tranquilidade ou indiferença capaz de evitar a perturbação, a dor e o sofrimento).
- Estoicismo:
- ideal da apatia:
- aceitação das leis do Destino / Fado, entidade inexorável que oprime deuses e homens;
- indiferença face às paixões e aos males (moderação).
- abdicação de lutar;
- autodisciplina, autodomínio.
- Paganismo:
- crença nos deuses;
- crença na civilização romana;
- sente-se um "estrangeiro" fora da sua pátria, a Grécia
- Horácio (horacianismo):
- carpe diem: fruição do momento presente ("Colhe o dia / Porque és ele");
- aurea mediocritas: a felicidade possível no sossego do campo (proximidade de Alberto Caeiro);
- símbolos clássicos do sorriso, do vinho, das flores: tentativa de iludir o sofrimento resultante da consciência aguda da efemeridade da vida, do fluir contínuo do tempo e da fatalidade da morte.
- Intelectualização das emoções (o oposto de Alberto Caeiro).
- O culto do Belo como forma de superar a brevidade e a transitoriedade dos bens terrenos e da vida.
- A intemporalidade das suas preocupações:
- a angústia humana perante a brevidade da vida e a certeza da morte;
- a busca de soluções tendentes a limitar o sofrimento que carateriza a vida humana.
- Outros temas clássicos:
- a miséria da condição humana;
- a efemeridade da vida;
- a velhice e o medo da morte;
- a fatalidade da morte;
- a aceitação calma e serena das coisas;
- o equilíbrio interior pela busca de um prazer relativo.
Caeiro e as ovelhas
* * * * * * * * * *
Observe os dois cartunes apresentados.
Elabore um pequeno texto de apreciação crítica sobre uma das imagens.
Se selecionar o primeiro, relacione-o com a poética de Alberto Caeiro.
Se optar pela crítica do segundo, relacione-o com a ode de Ricardo Reis «Vem sentar-te comigo, Lídia...".
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
Branca de Neve procura emprego
É PROVÁVEL que uma hipotética saída da União Europeia agravasse ainda mais a nossa situação económica. Mas talvez melhorasse a nossa saúde mental. No meio de uma crise que coloca a sua própria existência em risco, o Parlamento Europeu dedica-se a demonstrar que não se perderia muito: não satisfeito por possuir uma absurda Comissão dos Direitos da Mulher e Igualdade dos Géneros, o PE permite que a dita comissão se alivie de palpites acerca de matérias que sempre os dispensaram.
Até agora, essa destravada fraternidade tentava interferir no mundo real e entretinha-se a propor quotas em empresas e delírios assim. Agora, soube por Helena Matos (blasfemias.net), a referida Comissão avança para o mundo da ficção e quer abolir das escolas ou no mínimo temperar a influência das obras literárias infanto-juvenis que atribuem papéis "tradicionais" aos elementos masculinos e femininos da família. Livrinho em que o pai saia para o trabalho e a mãe fique a cuidar da prole irá, se a coisa vingar, directamente rumo ao index dos eurodeputados.
O index será vasto. Não estou a ver nenhum clássico da literatura do género em que a personagem do marido passe os dias a mudar fraldas e a da esposa assuma um lugar de relevo na sociedade. Mesmo na "Branca de Neve", que está longe de representar um agregado familiar retrógrado (conheço pouquíssimas senhoras que coabitem em simultâneo com sete cavalheiros, para cúmulo de estatura alternativa), a verdade é que a heroína trata das arrumações caseiras enquanto os seus sete parceiros labutam nas minas. E quanto a Huckleberry Finn, criado na ausência da mãe e na presença de um pai alcoólico, erradica-se ou não? E os órfãos de Dickens? E, uns degraus abaixo, os pobres sobrinhos sem tia da Disney? Além disso, a Comissão dos Direitos da Mulher e Etc. é omissa no que toca às fábulas. Se, por exemplo, é indesmentível que, ao invés da cigarra, a formiga trabalha como uma desgraçada, nem Esopo nem La Fontaine sugerem que a dita seja fêmea e unida pelo matrimónio a um formigo que colabora nas tarefas do lar e respeita o "espaço" da companheira. Que obras, em suma, corresponderão aos requisitos de igualdade? Há uma imensidão de dúvidas.
Por sorte, há um PE recheado de certezas, que reivindica à Comissão Europeia legislação capaz de regulamentar (um verbo predilecto) o equilíbrio conjugal nas histórias para petizes - no papel e também no cinema, na televisão, na publicidade e onde calhar. O argumento (digamos) é o de que os "estereótipos negativos de género" minam a "confiança" e a "auto-estima" das jovens, limitando as suas "aspirações, escolhas e possibilidades para futuras possibilidades [a repetição não é gralha] de carreira". Quem fala assim não é gago: é semianalfabeto na medida em que escreve com os pés, arrogante na medida em que submete a liberdade criativa à engenharia social e um bocadinho maluco na medida em que confunde a fantasia com o quotidiano.
Não tenho opinião sobre os modelos imaginários que devem orientar as criancinhas. Em compensação, parecem-me evidentes os modelos palpáveis de que as criancinhas devem ser protegidas a todo o custo - a menos, claro, que os pais lhes desejem um emprego em Bruxelas, a incomodar o próximo para entreter o ócio e realizar uma vocação.
DN, 25 de novembro de 2012
Linguagem e estilo de Alberto Caeiro
- Linguagem simples, familiar e objetiva.
- Pobreza lexical.
- Verso livre, geralmente longo.
- Irregularidade / liberdade estrófica e métrica.
- Despreocupação a nível fónico.
- Adjetivação pobre e objetiva.
- Pontuação lógica.
- Predomínio do presente do indicativo, modo do real.
- Frases simples.
- Predomínio da coordenação.
- Aproximação à prosa.
- Metáforas e comparações originais, relacionadas com elementos naturais: "Minha alma é como um pastor", "Pensar incomoda como andar à chuva", "Escrevo versos num papel que está no meu pensamento".
- Marcas de oralidade.
domingo, 25 de novembro de 2012
"Vem sentar-te comigo, Lídia..."
No início do poema, o sujeito
poético, situado num espaço bucólico, através da apóstrofe presente no primeiro
verso (que, juntamente com o recurso ao modo imperativo e ao presente do conjuntivo,
remete para a existência de um interlocutor a quem o discurso é dirigido e cuja
elaboração desvanece o individualismo de Ricardo Reis, que, assim, procura
ultrapassar o negativismo do ortónimo, fechado em si mesmo), convida Lídia a
sentar-se consigo e a contemplar o rio e a sua corrente como metáforas da
brevidade e transitoriedade da vida e do fluir do tempo (“fitemos o seu curso”, v. 2), numa atitude de observação, passividade
e de não intervenção. A vida é, assim, apresentada como uma viagem que flui
como um rio e cujo fim é inevitável e inexorável. De facto, esse convite
transforma-se, logo de seguida, num exercício intelectual (“aprendamos” – v. 2; “pensemos”
– v. 5) – a razão deverá predominar sobre a emoção. Assim, a partir da observação
e interação com a Natureza, comandada pela razão (“aprendamos”), ele convida-a a aprender uma lição: tal como o rio,
a vida passa e não volta (recorde-se, a este propósito, Heraclito, que afirmou
que ninguém se banha duas vezes na mesma água do rio, símbolo, portanto, da
constante mudança do indivíduo e do seu percurso a caminho do fim). Esta é, em
suma, a lição de vida que o «eu» pretende transmitir a Lídia.
Essa constatação da brevidade da
vida é aceite de modo sereno e conduz ao desejo de fruir o momento e assumir
compromissos. Note-se, a propósito, os parêntesis do verso 4, que funcionam
como uma espécie de aparte, uma hipótese transitória: o raciocínio do sujeito
poético é, momentaneamente, quebrado pelo impulso amoroso de “entrelaçar as
mãos”, expressando o desejo de fruir o momento presente, único bem que nos é
dado possuir. Esta atitude é compreensível em quem (re)toma consciência da
brevidade da vida, no entanto é um mero instante de “distração”, uma mera
hipótese que jamais se concretiza. Porém, rapidamente o sujeito poético conclui
pela rejeição de qualquer compromisso com Lídia. Da constatação de que “não estamos de mãos enlaçadas” (v. 3),
parte para a possibilidade de “Enlacemos
as mãos” (v. 4), que seria uma hipótese possível de relacionamento amoroso,
mas que, analisada a situação, se afigura inconsequente. Daí a afirmação do
verso 9. Em suma, este enlaçar de mãos (v. 4), a simbolizar o compromisso, o
adotar atitudes e decisões, o «fabricar» qualquer coisa que fique, não é,
portanto, mais do que uma hipótese, cuja concretização de nada valeria.
No início da segunda estrofe, o
sujeito poético reforça o apelo à racionalidade (“pensemos”). De seguida, o paradoxo “crianças adultas”, em forma de modificador do nome apositivo,
destaca a Natureza paradoxal dos amantes que, apesar de possuírem a ingenuidade
das “crianças”, aludida na primeira estrofe, são, afinal, adultas, por isso
sujeitas ao pensamento, que as obriga a reconhecer a passagem do tempo, a
efemeridade da vida, a qual não depende do sujeito, e a morte, representada
pela imagem eufemística do “mar muito
longe” (v. 7), onde todos os rios (todas as coisas humanas) vão desaguar. O
sujeito poético e Lídia têm uma consciência “adulta” de que a passagem do tempo
é inexorável e de que a vida é efémera. Por isso, adotam uma postura de
rejeição estoica ao desenvolvimento amoroso, mantendo uma ligação pura e sem
paixão, como se fossem crianças. De facto, na hierarquia do comando da vida
humana, a posição mais alta cabe ao Fado / Destino, entidade a quem até os
deuses obedecem, ideia expressa pela comparação dos versos 7 e 8. Recorde-se, a
este propósito, a passagem da Ilíada
em que Zeus, podendo salvar o seu filho Sarpédon, não o fez, porque sabia ser
vontade do Destino que ele morresse.
Dito de outra forma: porque a vida é
fugaz e eles não estão de mãos dadas (não estabeleceram laços, não se
comprometeram, nada produziram que dure), talvez fosse oportuno enlaçarem as
mãos. Porém, refletindo melhor (possuidores da racionalidade do adulto e,
simultaneamente, da ingenuidade das crianças), a fugacidade da vida é tão
desconcertante (notar o paralelismo de construção “a vida passa e não acaba” – pleonasmo – e “nada deixa e nunca regressa”) que definitivamente o sujeito
poético se decide pela não assunção de qualquer compromisso afetivo.
A terceira estrofe inicia-se com a
afirmação do refrear do impulso amoroso por parte do sujeito poético (“Desenlacemos as mãos” – v. 9) e que se
prolonga pelo resto da composição (vv. 17, 19-20 e 21-22), que vai num
crescendo de passividade que culmina numa atitude de quase indiferença. Ou
seja, em consequência da reflexão que desenvolve sobre a vida, o sujeito
poético decide desenlaçar as mãos das de Lídia, por considerar que se trata de um
dos “desassossegos grandes” (v. 12), isto é, compromissos ou emoções /
sentimentos extremos (“amores” – v.
13; “ódios” – v. 13; “paixões” – v. 13, “invejas” – v. 14 – enumeração gradativa sindética) e as preocupações
que lhes são inerentes (“cuidados” –
v. 15), que podem impedir que viva “silenciosamente”
(v. 11), ou seja, em tranquilidade, sem agitação. Ao evitar esses “desassossegos”, o sujeito poético atinge
a ataraxia desejada, pois não vale a pena qualquer esforço, dado que, “quer gozemos, quer não gozemos, passamos
como o rio” (v. 10). Dito de outra forma, o sujeito poético tem consciência
de que o que quer que façamos (ou não façamos) não vai ter qualquer influência
na nossa vida que, implacável e inexoravelmente, seguirá o seu curso em direção
à morte. Assim, dada a efemeridade da vida, ele justifica o desenlace das mãos
com a inutilidade do cansaço que esse gesto implica, isto é, as ligações, os
afetos e os compromissos não valem o esforço.
Esta filosofia de vida é clara e
consiste na abdicação voluntária e consciente face aos sentimentos e prazeres
da existência. Se o curso desta é irreversível e “passamos como o rio” (comparação ‑ v. 10), “não vale a pena cansarmo-nos” (v. 9) com sentimentos que perturbem
essa passagem. Estilisticamente, aquela é sugerida pela repetição da preposição
“sem” (vv. 12-13) e da conjunção
coordenativa copulativa “nem” (vv.
13-15), que concorrem para intensificar a ideia de recusa, introduzindo a
enumeração dos sentimentos e das ações que se rejeitam, em prol da
tranquilidade desejada.
Na quinta estrofe, o sujeito poético
«sugere» a Lídia que se amem tranquilamente (v. 17), ou seja, sem os excessos
decorrentes do envolvimento físico ou de sentimentos intensos. Note-se como
esta atitude de passividade e de quase indiferença é de caráter voluntário (“podíamos / se quiséssemos”), dado que
existe a possibilidade de um envolvimento físico e emocional intenso: “trocar beijos e abraços e carícias” (v.
18) – notar a enumeração e o polissíndeto ‑, e está dependente da sua vontade,
determinada pela constatação racional da inexorabilidade da vida. Por essa
razão, opta por uma existência caracterizada pela ataraxia, traduzida pelos
advérbios “tranquilamente” (v. 17) e “sossegadamente” (v. 23). Assim, o
sujeito poético e Lídia ficarão sentados, lado a lado, ouvindo e vendo correr o
rio, isto é, assistindo à passagem da vida, apenas como mais um elemento
natural, como as flores e o rio, enquanto “Pagãos
inocentes da decadência” (v. 24), metáfora que aponta para o paganismo de
Reis: dois pagãos despreocupados com a passagem do tempo, com o declínio e a
degeneração que aquela acarreta (“não
cremos em nada” – v. 23).
Ora, esta decisão do sujeito poético
tem como finalidade evitar as sensações extremas e as perturbações que
implicam. Por outro lado, trata-se de uma forma de integrar o curso regular e
inevitável do mundo (traços epicuristas). Além disso, é evidente a preocupação
com a aceitação das forças superiores do universo (os deuses, o fado), através
da adoção de um estado de apatia conseguido por meio da recusa das paixões e da
imitação da Natureza. Assim, conjugando os princípios epicuristas e estoicos, o
sujeito poético atinge o estado que permite não recear a morte, o destino, etc.
Ao longo das estrofes, a mensagem /
a lição moral do sujeito poético assenta no uso de frases de tipo imperativo
com os verbos no modo imperativo (“pega”)
e no presente do conjuntivo (“Desenlacemos”,
“Amemo-nos”) com a utilização de
advérbios de modo (“silenciosamente”,
“tranquilamente”, “sossegadamente”).
As duas estrofes finais constituem a
conclusão do poema, a justificação da recusa aos fugazes prazeres da vida: é a
única forma de evitar o sofrimento causado pela antevisão da morte. A ausência
de perturbação e de emoções fortes durante a vida evita o sofrimento quando chegar
a morte. No momento inevitável da separação, quando a morte chegar, o sofrimento
não será tão penoso. Neste contexto, o tempo verbal utilizado é o futuro (do
indicativo e do conjuntivo: “lembrar-te-ás”,
“terei”, “for”) que indicam factos posteriores ao momento da enunciação e
têm um efeito de antecipação.
O sujeito poético propõe a Lídia uma
relação tranquila, contida, sem envolvimento nem paixão, nem sequer emoção,
como única forma de evitar o sofrimento provocado pela separação que a morte de
um deles acarreta. Esse medo é tão grande que a morte não é nomeada senão
através de eufemismos (vv. 25 e 29).
Os eufemismos utilizados para referir
a morte contribuem para a sua apresentação como algo leve e natural que
corresponde ao curso indeclinável da Natureza e da vida. De acordo com os
princípios estoicos e epicuristas, a morte não trará sofrimento se a vivência
não fizer “sofrer” (v. 30).
Os seres humanos devem procurar uma
existência semelhante à dos elementos naturais. Assim, aceitando-se efémeros,
reconhecem-se nas “flores” (v. 21)
transitórias e no “rio” (vv. 1, 10,
15 e 20) que segue de forma irreversível o seu curso, tal como os humanos devem
aceitar o destino que lhes coube.
sábado, 24 de novembro de 2012
"Cada um cumpre o destino que lhe coube"
Esta ode refere-se a um tema central
da poesia de Ricardo Reis: o Destino.
De acordo com os dois versos
iniciais do poema, cada ser humano cumpre um destino (“cumpre o destino”) que
lhe está de antemão reservado (“que lhe cumpre”). O ser humano não cumpre o que
deseja, isto é, não alcança o que deseja, nem deseja o que cumpre, visto que é
o Destino que decide por ele, que se limita a cumprir a sua (do Destino)
vontade. Atente-se no jogo de palavras em torno do vocábulo homónimo “cumpre”.
A primeira forma verbal tem o significado de “executar”, “desempenhar”,
“completar”, enquanto a segunda significa “caber”, “pertencer”.
Nos versos 3 e 4, há a destacar a
presença do quiasmo, que destaca o facto de o destino que o ser humano “cumpre”
nem sempre ser o que ambiciona, daí resultando uma natural insatisfação. O «eu»
defende, pois, a inerte aceitação do Destino, dado que nada podemos contra ele
– o que devemos fazer é aceitar as leias da vida em vez de tentar modifica-la.
Por sua vez, a comparação dos versos
5 e 6 entre o ser humano e “as pedras na orla dos canteiros” acentua a
imobilidade e a impossibilidade de resistir e contrariar o destino. Essa
comparação é explicada (“que” – conjunção subordinativa causal) nos dois versos
seguintes: a “Sorte” / o Destino coloca onde quer ou onde deve cada um de nós,
sem que haja (tal como sucede com as pedras) a possibilidade de mudar de
posição.
Nos últimos quatro versos, o sujeito
poético evidencia a sua resignação ao aceitar o poder do Destino. Assim, cada
ser humano deve desistir de ter “melhor conhecimento” do que lhe calhou em
sorte na vida e deve limitar-se a consentir o que lhe coube. A procura de
desejos frívolos é encarada como a principal barreira para se poder atingir o
conhecimento: “Não tenhamos melhor conhecimento / Do que nos coube que de que
nos coube”.
Os dois versos finais (duas frases
declarativas) confirmam a abdicação do sujeito poético e a sua anuência
voluntária ao Destino, pois este é inexorável, na permite e é impossível
resistir-lhe.
Note-se como, ao longo do poema, a
pessoa verbal evolui da terceira do singular (“cumpre”) para a primeira do
plural, a partir do verso 6, um «nós» que reflete sobre o destino comum e a
condição análoga de todos os humanos sujeitos à ditadura do Destino.
O sujeito poético defende, em suma,
uma filosofia de vida que assenta na aceitação voluntária e tranquila do
Destino, sem o tentar combater ou fugir-lhe, pois todos esses esforços serão
inúteis. Deste modo, o «eu» revela o seu conformismo face ao Destino, numa
atitude estoica de nada desejar e de aceitar com dignidade o que lhe é imposto.
De facto, de acordo com o Estoicismo, o homem não deve lutar contra o Destino,
antes cumpri-lo sem o questionar ou se lhe opor.
A conceção de vida segundo Reis é
marcada por uma profunda simplicidade, por uma intensa serenidade na aceitação
da relatividade das coisas.
Contrariamente a Alberto Caeiro,
Ricardo Reis, prosseguindo na esteira do Estoicismo, “prefere” a prevalência da
cognição face às emoções.
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Análise de "Não tenhas nada nas mãos"
Como é habitual nas odes de Ricardo
Reis, o «eu» dirige-se a um «tu», fazendo uso da segunda pessoa e do modo
imperativo (“tenhas”), a quem aconselha uma vida estoica, desapegada de bens
materiais e de afetos, isto é, uma vida vivida racionalmente em apatia: “Não tenhas nada nas mãos / Nem uma memória
na alma” (vv. 1 e 2).
O objetivo dessa renúncia surge
explicitado nos versos seguintes: aceitar e encarar a morte sem sofrimento,
pois não se está apegado à vida terrena. Está aqui presente uma ideia cara a
este heterónimo: o princípio estoico da resistência do homem ao sofrimento, à
dor, nomeadamente o que resulta da morte, que deve ser encarada a frio, “sem
nada nas mãos” (vazio). Note-se, porém, que esse conselho nada mais é do que
uma tentativa ilusória para combater a dor e a perturbação causadas pela
passagem do tempo e a proximidade da morte.
Por outro lado, nenhum poder
(«trono»), nenhum triunfo ou glória terrena, impedirão a chegada da morte e de
nada valerão nesse momento. Mais: nesse momento, o da morte, todas as
conquistas em vida, todas as emoções e sentimentos experimentados, todas as
glórias e bens pessoais serão “fanados” no momento fatal. Por isso, o ser
humano deve renunciar em vida a tudo para, no final do caminho, nada perder.
Nesse sentido, são usadas as interrogações retóricas das estrofes 4 e 5, que
retratam essa inutilidade das “conquistas” terrenas e a efemeridade da vida. Se
o ser humano nada possuir, nada lhe podem tirar. A interrogação da estrofe 4
questiona, basicamente, o seguinte: que coisas pode o homem possuir em vida – posição
social, poder, riqueza material, etc. – que a morte não retire? Dito de outra
forma, a morte é certa e o poder, o mérito, a grandeza e a glória que o homem
possa possuir nada valem perante Átropos (a morte) e não a evitam. Minos é o
juiz que implacável que nos conduzirá aso infernos. Tudo isso é, com efeito,
vão, efémero e está condenado à fatalidade, acabando no momento da morte,
quando a moira decide cortar o fio da vida. Com a morte, o homem torna-se uma
lembrança, uma mera sombra (note-se a oposição a “sol”). A noite e o fim da
estrada são representações simbólicas da morte, o apagamento do ser e o fim da
vida.
Nos versos finais, regressam os
conselhos de índole comportamental e moral:
1.º) aproveitar o momento
presente, de forma serena e contida (para evitar qualquer perturbação) (“carpe diem”): “Colhe as flores” (v.
15);
2.º) recusar qualquer emoção
intensa, de modo a obter a tranquilidade: “Larga-as / Das mãos” (vv. 15 e 16);
3.º) seguir os ideais da
apatia e da ataraxia (convite a uma vida em que seja mero espetador, semelhante
ao feito a Lídia para que se sentem junto ao rio e contemplem o seu curso): “Senta-te
ao sol” (v. 17);
4.º) Abdicar / renunciar: “Abdica”
(v. 17).
Assim, fazendo uso do imperativo, o
sujeito poético aconselha o «tu» a quem se dirige à renúncia, à abdicação. Ele
apela à moderação dos prazeres (“Colhe as flores mas larga-as / Das mãos mal as
olhaste”), baseado nos ensinamentos da filosofia epicurista: aproveitar, de
forma moderada, o momento presente evitando perturbações.
Por sua vez, a metáfora “senta-te ao
sol” contém o conselho dirigido ao «tu» no sentido de viver a vida em
plenitude, a partir de uma atitude contemplativa e, simultaneamente, passiva.
Os dois versos finais sintetizam o estoicismo de Reis: porque tudo se perde no
momento da morte, o ser humano deve aprender a renunciar e a ver nessa opção um
ato nobre da sua parte. Se renunciar, nada vai perder quando morrer e, se tudo
acaba por perder, o melhor é renunciar já, voluntariamente, uma forma de
autodomínio de base estoica que leva a que o ser humano se torne senhor de si
próprio. Só é possível evitar a dor e a perturbação através da aceitação lúcida
e resignada das leis da vida, no limitado espaço de que dispomos.
O poema deixa transpirar os traços
que fazem de Reis um poeta clássico:
1) Linguagem erudita: “óbolo”, “Átropos”, “fanem”,
“Minos”.
2) Sintaxe erudita: “Que
quando te puserem” (“que” tem aqui valor final e equivale a “para que”); “Que
Átropos to não tire?”, em vez da norma “Que Átropos não to tire?”).
3) Vocabulário metafórico e
/ ou polissémico:
. “trono”
(conquistas e poder terreno);
. “louros”
(glória de outros tempos);
. “sombra”
(lembranças);
. “noite”
e “fim de estrada” (morte);
. “flores”
(sentimentos e emoções);
. “Sol”
(a vida);
. “Abdica”
(a renúncia, a abdicação);
. “rei”
(a tomada das próprias decisões).
4) Eufemismos a suavizar a ideia
de morte:
. “Da
estatura da sombra”;
. “Da
noite e ao fim da estrada”.
5) Referências clássica:
. “Óbolo”:
a moeda colocada nos mortos para pagar a passagem para o Hades, o reino dos
mortos.
. “Átropos”
(do grego “Sem Retorno”): uma das três moiras (deusas) que comandavam os
destinos dos deuses e dos humanos (eram as responsáveis por fabricar, tecer e
cortar o fio da vida), concretamente a mais velha, aquela que cortava o fio da
vida. Tradicionalmente, a sua representação é acompanhada de um ou vários
elementos (quadrante solar, balança, tesoura, uma esfera e um livro onde lia os
destinos com elevada carga simbólica ligada à inevitabilidade da morte). As
outras duas moiras eram Cloto (em grego significava “fiar”), que segurava o
fuso e tecia o fio da vida (era a deusa dos partos e nascimentos), e Láquesis
(em grego “sortear”), que era aquela que puxava e enrolava o fio tecido.
6) “Minos”: o rei da ilha de
Creta, filho de Zeus e Europa, quando morreu tornou-se um dos juízes dos
mortos, ouvindo as suas confissões e atribuindo a pena de acordo com a culpabilidade
de cada um.
7) “Louros”: as folhas e
coroas de louros com que eram laureados os atletas após as suas vitórias
desportivas.
8) Os princípios estoicos (a
resistência do homem ao sofrimento, a renúncia / abdicação, a passividade, o
autodomínio, etc.) e epicuristas (o “carpe diem”, a moderação…).
9) Os temas da morte, da passagem do tempo, da efemeridade da vida.
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