quinta-feira, 26 de dezembro de 2019
Questionário sobre a cena V do Ato III
Questionário sobre as cenas II a IV do Ato III
1of 5
How does the Nurse confuse the story of the fight
2of 5
Why does Juliet chastise the Nurse
3of 5
What does Juliet give the Nurse to pass to Romeo
4of 5
How does Romeo regard his punishment from Escalus
5of 5
What does Capulet promise Paris
Questionário sobre a cena I do Ato III
1of 5
Why does Benvolio want to get out of the street
2of 5
Why doesn't Romeo want to fight Tybalt
3of 5
How does Romeo react when Tybalt and Mercutio start fighting
4of 5
What does Romeo do after killing Tybalt
5of 5
What is Romeo's punishment for killing Tybalt
Questionário sobre as cenas IV e V do Ato II
1of 5
Why doesn't the Nurse tell Juliet right away what Romeo said
2of 5
How does Romeo plan on entering Juliet's room on their wedding night
3of 5
Why isn't Romeo worried about future misfortunes
4of 5
What advice does Friar Lawrence give Romeo before the wedding
5of 5
Why does Juliet refuse to describe her love to Romeo before their wedding
Seinfeld: Temporada 03 - Episódio 04
O sexo na escrita de Shakespeare
O sexo não podia ser retratado
explicitamente no palco elisabetano. O próprio beijo era considerado arriscado,
até porque um beijo “heterossexual” entre uma personagem masculina e uma
feminina era, na realidade, um beijo entre dois atores masculinos. No entanto,
a linguagem sexual escapou amplamente à censura desde que fosse cómica, e
Shakespeare incluiu muitos trocadilhos e piadas sexuais nas suas peças. De facto,
muitas das piadas de Shakespeare são tão explícitas que foram removidas das
edições das suas peças publicadas no século XIX e até no início do século XX.
Quando o dramaturgo queria fazer do sexo parte de uma história trágica, ele
teve de se referir a ela indiretamente. Em Hamlet, Shakespeare implica que
Ofélia e Hamlet tiveram um relacionamento sexual. Quando ela enlouquece, canta
várias canções populares sobre sexo não casado: "Os jovens fazem isso /
quando o fazem.". Em Romeu e Julieta, a jovem aguarda a noite de
núpcias com um discurso cheio de metáforas eróticas: " Vem, noite suave,
vem, amando a noite de sobrancelhas negras, / Dá-me o meu Romeu. E quando eu
morrer, / Toma-o e corta-o em estrelinhas.”. Em inglês elisabetano,“ morrer
”pode significar“ clímax ”. Julieta chega tão perto de descrever o êxtase
sexual aqui quanto Shakespeare poderia esperar.
A sexualidade de Shakespeare e os Sonetos
Gerações de leitores perguntam-se
sobre a própria sexualidade e vida romântica de Shakespeare. Quando ele tinha
apenas dezoito anos, casou-se com Anne Hathaway, de 28 anos. Eles tiveram três
filhos juntos. Embora Shakespeare tenha passado a vida profissional em Londres,
morou em alojamentos baratos por lá e investiu a sua renda numa grande casa
para a sua esposa e filhos em Stratford. Deixou a Anne, a sua "segunda
melhor cama", no seu testamento. Embora isso possa parecer um legado
mesquinho, uma cama era um item caro, e a segunda melhor cama provavelmente era
a cama conjugal de William e Anne, porque a melhor cama de uma casa era
geralmente guardada para os hóspedes. Sabemos que muitos escritores e atores de
sucesso da geração de Shakespeare abandonaram as suas esposas e filhos ou
criaram uma segunda família com as suas amantes; portanto, Shakespeare era no
mínimo um marido mais respeitador do que muitos de seus colegas.
No entanto, o dramaturgo passou
a maior parte do tempo em Londres, deixando a esposa em Stratford. Alguns
leitores apontaram que existem muito poucos casamentos felizes nas suas peças,
embora outros tenham argumentado que existem poucos casamentos felizes nas
peças de alguém. Casamentos felizes não são ótimos dramas. Uma história mexeriqueira
sobreviveu acerca de Shakespeare e do seu ator principal Richard Burbage
competindo pelos afetos de uma nobre que ficou muito impressionada com Ricardo
III, mas mexericos e piadas sobre a vida sexual dos atores eram comuns, por
isso não podemos saber se existe alguma verdade nesta história. A evidência
mais importante de que Shakespeare teve uma vida amorosa fora do seu casamento
vem dos seus próprios sonetos. Os 126 primeiros descrevem uma relação
apaixonada entre o poeta e um "rapaz adorável". O soneto 20 declara
que o poeta prefere esse jovem a qualquer mulher, chamando-o de "a dona da
minha paixão". Os versos finais do poema têm o cuidado de negar um
relacionamento sexual, mas, sem essa negação, o soneto 20 teria sido muito
arriscado.
Muitos leitores concluíram a
partir desses sonetos que Shakespeare tinha pelo menos um relacionamento
homossexual. Alguns leitores elisabetanos certamente acharam os poemas
moralmente chocantes. Uma primeira edição sobrevivente de Shakespeare's
Sonnets contém a nota marginal rabiscada: “Que monte de coisas infiéis
infelizes.” No entanto, o amor era um tema convencional para sequências de
sonetos, e é possível que o relacionamento que Shakespeare descreveu nos seus
poemas não seja mais do que um artifício literário. O ideal contemporâneo de
amizade masculina apaixonada, mesmo erótica, mas não sexual foi especialmente
valorizado na corte de Tiago I, e a maior parte dos sonetos de Shakespeare
provavelmente foi escrita ou revista no início do reinado de James. Os Sonnets
foram publicados com uma dedicação ao “Sr. W.H.”, cuja identidade provavelmente
nunca poderá ser conhecida com certeza, mas o candidato mais provável é William
Herbert, o Conde de Pembroke. Herbert era o favorito do rei James, que beijou o
monarca na sua coroação. Ele era um patrono generoso dos poetas, e, se o
objetivo de Shakespeare era conquistar o favor de Herbert, faria sentido
escrever sobre uma amizade entre homens que flerta provocativamente com atração
romântica e erótica.
Traduzida de SparkNotes
A sexualidade nas peças de Shakespeare
Os escritos de Shakespeare
estavam sujeitos à censura oficial, e ele estaria em apuros se alguma das suas
peças ou poemas tivesse mencionado diretamente a homossexualidade. No entanto, as
suas obras exploram o género e o desejo além dos limites da atração
heterossexual. Uma certa quantidade de erotismo do mesmo sexo foi incorporada em
todo o drama elisabetano, porque as partes femininas foram tomadas por rapazes.
Este cross-dressing convidava os espectadores do sexo masculino a
apreciar a beleza dos atores, como se fossem mulheres. Rapazes interpretando
papéis femininos também significava que todos os beijos e carícias no palco
aconteciam entre atores masculinos. Várias peças de Shakespeare aprimoram esses
efeitos, exigindo que uma personagem feminina se vista como homem. Rosalinda,
em As You Like it, veste-se como um menino e flerta com o homem que ela
ama, pedindo-lhe para fingir que "ele" é realmente uma rapariga.
Nessas cenas, Orlando, um homem interpretado por um homem, está a cortejar um
ator que interpreta o papel de uma rapariga que está vestida como um rapaz que
finge ser uma rapariga. Se nada mais, As You Like It sugere fortemente
que o género não é o aspeto mais importante da atração entre duas pessoas.
Twelfth Night aborda o
tema do desejo sob muitos ângulos, e poucos deles são estritamente
heterossexuais. A personagem principal da peça, uma jovem chamada Viola, veste-se
como um homem chamado "Cesário". O nome escolhido pode ser lido como
uma referência à suposta bissexualidade de Júlio César. Como
"Cesário", Viola torna-se serva do duque Orsino, que pede a Cesário
que o ajude a cortejar a mulher que ama, a condessa Olivia. Durante o curso da
peça, Orsino apaixona-se por "Cesário", embora não seja capaz de
declarar os seus sentimentos até que "Cesário" revela que
"ele" é realmente uma mulher. Assim que Viola revela o seu verdadeiro
sexo, Orsino pede-lhe que se case com ele. Viola ainda está vestida de homem
quando Orsino se propõe, e Orsino só a conheceu como homem. Ele ainda continua
a chamá-la de "rapaz" durante a sua proposta. A condessa Olivia
também se apaixona por "Cesário". Embora ela acredite que
"Cesário" seja realmente um homem, é atraída pelo "olhar"
feminino e pelo jeito de falar. No final da peça, Olivia casa-se com o irmão gémeo
de Viola, Sebastian, acreditando que ele é "Cesário". Quando ela
descobre o seu erro, Sebastian tenta consolá-la, sugerindo que ele, como
"Cesário", é de género ambíguo: mulher e homem."
Alguns leitores da Twelfth
Night acreditam que o público de Shakespeare teria reconhecido o
relacionamento entre Sebastian e seu amigo António como homossexual. Os dois
expressam afeição apaixonada um pelo outro, e a sua amizade provavelmente teria
sido "suspeita" para um público elisabetano, porque António é de
classe mais baixa que Sebastian, enquanto este depende financeiramente daquele.
Outro António, no Mercador de Veneza, tem uma relação semelhante com o
jovem cavalheiro Bassanio. Estas duas personagens também pertencem a classes
diferentes, e António arrisca a sua vida para apoiar Bassanio financeiramente.
O facto de António ser um comerciante italiano também pode ter sinalizado para
o público de Shakespeare que a personagem é propensa ao desejo homossexual. O
Mercador de Veneza explora o tema da exclusão social através da personagem
judia Shylock, para que o público de Shakespeare possa ter reconhecido que em
António o dramaturgo estava representando outra personagem excluída da corrente
principal da sociedade, no caso de António por causa da sua homossexualidade.
Subscrever:
Mensagens
(
Atom
)