domingo, 10 de janeiro de 2021
Contradições da poesia de Alberto Caeiro
Alberto Caeiro: reflexão existencial – o primado das sensações / o sensacionismo
▪ Sensacionismo: a sensação sobrepõe-se ao
pensamento
Alberto
Caeiro recusa o pensamento, o conhecimento intelectual e vive de impressões,
privilegiando as sensações, sobretudo as visuais. O pensamento perturba-o,
fá-lo sofrer, é fonte de enganos, não lhe permitindo conhecer o real (“Pensar é
estar doente dos olhos”), por isso procura libertar-se dele, privilegiando o
conhecimento sensorial da realidade.
Para o poeta, o conhecimento do mundo e
do real circundante faz-se através das sensações. De uma forma que se quer
espontânea e natural, elas revelam uma existência que, em contacto com a
natureza, dispensa a ciência e a técnica.
Assim, vive em harmonia consigo e com
os outros, aceitando o mundo e a vida e sendo feliz, precisamente porque recusa
o pensamento e dá primazia às sensações. Perceciona a realidade através do
olhar, sem intelectualizar essa perceção, daí afirmar-se que a sua poesia é
sensacionista, na medida em que substitui o pensamento (que associa a uma
doença) e o sentimento (subjetivo e convencional) pela sensação. A
subjetividade não existe para ele.
Caeiro apreende o real através dos
sentidos / das sensações, nomeadamente as visuais, recusando o pensamento. Este
corresponde a uma atitude reflexiva que impede a compreensão e a uma doença da
visão [“pensar é estar doente dos olhos” (Poema II)], que constitui um
obstáculo à fruição do que os sentidos percecionam (nomeadamente a Natureza).
Caeiro valoriza a realidade exterior
concreta e observável: “Creio no Mundo como num malmequer, / Porque o vejo”
(poema II).
Ao recusar o pensamento e ao optar pelo
concreto, encontra a felicidade: “Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
/ Sei a verdade e sou feliz”. O real é o único meio de atingir a verdade e a
felicidade, desde logo porque a realidade existe sem necessidade do pensamento.
Para o poeta, nada existe para além
daquilo que é percetível, para além daquilo que o ser humano capta os sentidos.
Caeiro recusa o conhecimento
intelectual e defende o primado das sensações.
O poeta nega que a Natureza tenha
significados ocultos. As coisas são o que são, resumem-se à sua aparência e
àquele cabe-lhe aceitá-las como elas são, sem pensar, porque "pensar é não
compreender”.
O mundo é claro, evidente, simplesmente
é – ser é o único valor possível. O conhecimento chega apenas através dos
sentidos, nomeadamente do olhar, pois o pensamento incomoda-o, perturba-o, é
fonte de infelicidade: “Pensar incomoda como andar à chuva”.
Caeiro rejeita a filosofia (bem como o conhecimento
intelectual, a metafísica, a ciência) e, consequentemente, constrói uma nova
filosofia: “Eu não tenho filosofia: tenho sentidos” (Poema II). Ou seja, ao
percecionar a realidade como se fosse um simples pastor que acompanha o seu
rebanho, encontra na Natureza e nas sensações uma nova filosofia de vida.
Caeiro é, talvez, o heterónimo mais
complexo, visto que recusar o pensamento ou qualquer tipo de filosofia é pensar
e filosofar, e tentar atingir o grau zero do pensamento implica já uma complexa
operação mental. De facto, a recusa da filosofia e a apologia da sensação pura
constituem uma outra filosofia, pois recusar a filosofia é filosofar, tal como
afirmar que não se pensa é já pensar.
Caeiro aceita o mundo e as coisas como
são, relacionando-se com eles de forma harmoniosa, visto que recusa o
pensamento e a abstração, privilegiando as sensações, nomeadamente as visuais.
Segundo ele, devemos fazer a
“aprendizagem do desaprender”, devemos aceitar a vida e a morte sem mistérios,
despojados de todo o pensamento, de toda a reflexão, de toda a subjetividade.
Para este heterónimo, o real é a única
fonte de felicidade e de conhecimento. Também isto explica que viva em comunhão
com a Natureza, aprendendo com ela, através das sensações, a ser feliz.
Em suma, Caeiro, aceita o real e a
vida, não problematiza a existência, contentando-se em sentir, ver e ser feliz.
Alberto Caeiro: o fingimento artístico – o poeta «bucólico»
Logo
no começo do poema “O guardador de rebanhos”, Caeiro declara-se pastor por
metáfora, o que constitui, no fundo, o despontar daquilo que Pessoa ele mesmo
considerou um «poeta bucólico de espécie complicada».
De
facto, na carta que dirigiu ao seu amigo Adolfo Casais Monteiro, na qual
explica a génese dos heterónimos, o ortónimo afirma que, certo dia, desejou
criar um poeta bucólico para pregar uma partida a Sá-Carneiro, mas que essa
ideia se concretizou apenas em 8 de março de 1914, quando se acercou de uma
cómoda alta e escreveu «trinta e tantos poemas a fio, numa espécie de êxtase»,
cuja autoria atribuiu a Alberto Caeiro, heterónimo que lhe suscitou a sensação
de que tinha nascido o seu Mestre, tratando também de lhe inventar mais uns
discípulos. Caeiro é, por isso, o Mestre de Pessoa ortónimo e dos outros
heterónimos.
Caeiro
resulta do fingimento poético de Fernando Pessoa: foi inventado e modelado pelo
ortónimo como «poeta bucólico». Ou seja, imaginariamente, Caeiro é uma figura
que vive no campo, com simplicidade, sem estudos e de modo rústico, em contacto
com a Natureza e longe da agitação da cidade. O que nele há de bucolismo
aparece como imitação da vida dos pastores que, na chamada poesia bucólica,
eram as figuras que o poeta celebrava, pela sua pureza e inocência.
Caeiro
é um poeta deambulatório (como Cesário Verde). De facto, ele deambula livremente
pela Natureza, pelo campo, observando e apreendendo instintivamente o que o
rodeia e captando o real através dos sentidos, extasiado pela eterna novidade
do mundo.
A
poesia de Caeiro visa o primado do exterior / da variedade maravilhosa do real.
Caeiro
procura viver em plena integração e comunhão com a Natureza, aprendendo com ela
a aceitar o bom e o mau, a felicidade e a infelicidade, a vida e a morte. A sua
alma «conhece o vento e o sol», segue o ritmo das estações e frui «a paz da
Natureza sem gente», sendo que a ausência de outros seres humanos lhe traz paz
e tranquilidade. Ele procura viver em harmonia e simbiose com a Natureza,
alegre e tranquilamente no seio da mãe Terra.
Deste
modo, atinge o verdadeiro conhecimento e a felicidade plena: «Sinto todo o meu
corpo deitado na realidade, / Sei a verdade e sou feliz”.
Poeta
do real objetivo, observa as coisas com um olhar ingénuo e puro: “pensar é não
compreender. / (…) E a única inocência é não pensar…”. No entanto, na verdade,
Caeiro, o poeta da visão instintiva e natural das coisas, é um falso ingénuo e
a sua aparente simplicidade resulta de uma elaborada operação mental.
De
facto, a simplicidade de Caeiro é posta em causa, pois, além de se apresentar
como metáfora, aparenta contradizer-se: “Sou um guardador de rebanhos” ≠ “O
rebanho é os meus pensamentos”. Ou seja, ele só é pastor bucólico enquanto
metáfora; quando muito, deseja a existência simples que está associada à vida
pastoril.
Para
Caeiro, não há passado (ele considera que recordar é atraiçoar), nem futuro
(pois este tempo é um campo de miragens). Assim, vive o presente, gozando cada
impressão como se fosse única e original.
Caeiro
mascara-se de pastor-mestre inculto e iletrado, de forma a passar a imagem de
um homem simples na forma original e primitiva de (vi)ver o mundo, imagem essa
que esconde todo um conhecimento filosófico e cultural.
Caeiro
finge ser um pastor (o tal pastor-metáfora, pois, na realidade, não o
é), um homem simples, que deambula pela Natureza, apreendendo instintivamente o
que o exterior lhe oferece. Deste modo, a sua arte poética/criação artística é
algo espontâneo e não artificial (artificialidade reacional da elaboração do
texto), daí que critique os “poetas que são artistas / E trabalham seus versos
/ como um carpinteiro nas tábuas”, como se se tratasse de uma construção.
Este
fingimento tem como meta a (tentativa de) abolição do pensamento, fingindo que
é um homem instintivo que vive só para fora, para o exterior.
Horácio
Estoicismo
Epicurismo
quinta-feira, 31 de dezembro de 2020
O método científico
sábado, 26 de dezembro de 2020
segunda-feira, 21 de dezembro de 2020
domingo, 13 de dezembro de 2020
Análise dos capítulo X a XIV de A Guerra dos Tronos
Ned, nesta fase, já percebeu que Robert não é mais o homem que
conhecia, e as suas interações na estrada do rei destacam algumas das
diferenças entre eles. A decadência e a moralidade frouxa de Robert fazem
sobressair o comportamento sério de Ned e a adesão rigorosa a princípios como a
lealdade e a justiça. Enquanto Robert ri rápido e aproveita os prazeres da
vida, Ned é severo e reservado. O traço mais importante, porém, tem a ver com o
facto de os dois homens terem conceitos de justiça drasticamente diferentes.
Robert parece ser mais tolerante em relação ao desejo de Jorah de retornar a
Westeros, mas o compromisso de Ned com o dever e a honra não o deixará perdoar
o homem. No entanto, Ned pode perdoar os filhos Targaryen pelos crimes da sua
família, enquanto Robert prefere perseguir e matar o último membro da família dos
seus inimigos. Por outras palavras, Robert julga os indivíduos pelas ações da
sua casa e família mais amplas e, portanto, um Mormont merece perdão por um
crime e um Targaryen merece a morte, mesmo que ele ou ela não tenham feito nada
de errado. Ned julga os indivíduos pelas suas próprias ações. Embora Robert e
Ned tenham sido criados juntos, os dois homens atuam como contrapesos um do
outro.
A observação de Tyrion sobre a aversão das pessoas a
enfrentar verdades difíceis aplica-se a outras personagens, nomeadamente as
principais, além de Jon Snow. Robert não quer admitir que Ned tenha motivos
válidos para desconfiar dos Lannister e, por isso, opta por não ver os sinais
claros da sua traição. Ned, entretanto, tem dificuldade em admitir que Robert
se tornou um governante injusto, embora isso seja claro para si. Tyrion, por
outro lado, é extremamente honesto consigo mesmo e com os outros, confrontando as
suas verdades difíceis e apontando as homónimas com as quais vê os outros lutar.
Através dos seus olhos verdes e pretos, Tyrion vê as coisas como elas são, seja
literalmente dando uma bofetada em Joff ou lembrando a Jon que é um recruta
bastardo entre os fora-da-lei. Essa clareza de visão serve-lhe bem, e o romance
sugere que talvez seja a sua maior virtude. Isso permite-lhe conhecer os seus pontos
fracos, mas também os fortes, que ele pode usar em seu proveito. Também reitera
o motivo da visão: quando Tyrion pergunta a Jon o que vê quando olha para ele,
Jon responde que vê Tyrion Lannister, ao invés de dizer algo sobre ter visto um
anão ou um homem pequeno. Ao fazer isso, a conversa de Jon e Tyrion baseia-se
no vínculo simbólico entre a visão e a verdade que foi introduzido pela luneta
que Lysa Arryn enviou a Winterfell.
Ao lado da cama de Bran, Catelyn enfrenta o seu próprio conflito
entre amor e dever. Enquanto Ned escolheu o seu dever de servir a Robert ao
invés do amor pela sua família, Catelyn escolheu o amor por Bran, em detrimento
dos deveres como chefe da família Stark. Ela negligencia tudo para ficar com
Bran, permitindo que a administração do dia-a-dia da casa desmorone, até que
Robb se voluntaria para assumir essa responsabilidade. Apenas o atentado contra
a vida de Bran a traz de volta aos seus sentidos, levando-a a deixar Bran e
navegar para Porto Real para avisar o marido. Significativamente, são as mãos
de Catelyn que são feridas quando ela luta contra o assassino que tenta matar
Bran. As mãos são um símbolo do dever no romance, exemplificado no papel de Ned
como Mão do Rei. O principal dever de Catelyn, do seu ponto de vista, é
proteger a família, e as suas mãos feridas parecem fazê-la perceber que não
estava a cumprir esse dever. A partir daí, a sua prioridade muda e, como Ned,
resolve cumprir o seu dever, por mais incómodo que seja. Quando ela parte para
Porto Real, diz a Robb que abandona Bran para proteger a família.