1. Considere as frases
apresentadas.
a)
O Benfica deixou de jogar bem à segunda-feira.
b)
A Terra gira em torno do Sol.
c)
A Terra gira às vezes em torno do Sol.
d)
O Natalino adormeceu durante três horas.
e)
Quando liguei a TV, os A-há estavam a
cantar o tema “Take on me”.
f)
Quando a Patrícia entrou na sala, a Maria escreveu uma carta à mãe.
g)
A Lúcia tem estado a aprender a cozinhar ontem.
1.1.
Assinale as frases mal formadas.
1.2.
Indique o motivo que está na origem da sua agramaticalidade.
2. Faça a correspondência
adequada entre os elementos da coluna A e os da coluna B.
Coluna A
1. Quando cheguei, os alunos
estavam a brincar.
2. O avião aterrou em
segurança.
3. Eles já se casaram.
4. Normalmente, esta turma
trabalha bastante.
5.
O Rafa e a sua Érica namoram todos os dias pelo skype.
|
Coluna B
a)
valor perfetivo
b)
valor imperfetivo
c)
valor habitual
|
3. Identifique o valor aspetual
das frases seguintes.
a) O Hugo
já come a sopa.
b) Comecei
agora a elaborar esta ficha.
c)
Deito-me sempre tarde.
d) Acabei
de rever o concerto final dos A-há.
e) A
nossa espanhola tem andado muito sorridente nos últimos tempos.
f) Quem
cala consente.
g) A Inês
estava a fazer um bolo quando o marido regressou a casa.
h) O
sobrinho da Joana nasceu anteontem.
i)
Antigamente, lia mais do que atualmente.
j) A
Solange continua elegante.
k) O
Valente partiu as baquetas a matar pulgas.
l) A Lili
anda a ler o Memorial.
m) A
Sofia visita o bairro social aos sábados e domingos.
n) Penso,
logo existo.
o) O
Zeca, no verão, vai à missa todas as semanas.
4. Associe os elementos da coluna
A aos da coluna B.
Coluna A
1. O Silva gosta de cavalos.
2. A Filia leu o Memorial nos intervalos do namoro.
3. O nosso planeta está doente.
4.
A Julie espirrou por causa do perfume agressivo da colega.
5.
O Pedro escreveu uma bela letra para o novo álbum dos Click.
6.
A Cátia adora um certo professor!!!
7.
O meu avô ganhou a lotaria.
8.
A Daniela nasceu à meia-noite.
9.
O André escreveu um poema à sua amada.
10.
A diretora de turma é uma boa amiga.
|
Coluna B
a) estado / situação estativa
b) evento não durativo
c) evento durativo
|
5. Identifique as frases que
traduzem as situações descritas na coluna A.
Coluna A
1. Situação habitual
2. Fase inicial da situação
3. Valor resultativo
4. Fase cessativa
5. Valor progressivo da
situação
6. Valor iterativo do evento
|
Coluna B
a) Os alunos saltitaram de pergunta em pergunta
no exame.
b) O Luís acabou de sovar a tartaruga de
Beresford.
c) O Zeca conduziu tanto que esgotou o depósito
do camião.
d) A Sónia compõe a vestimenta sempre que entra
e sai da sala.
e) O Marco começou a olhar para o novo penteado
da Catarina na aula de Português, o malandro…
f) Apesar de a Ana não o ter destravado, o automóvel
foi andando.
|
* - * - * - * - * - * - * - *
Correção
1.1.
As frases mal formadas são as das alíneas c,
d, f e g.
1.2.
. Frase
c): A afirmação «A Terra gira à volta do Sol.» constitui uma «verdade» aceite
por todos. A introdução da expressão «às vezes» aponta para um acontecimento
ocasional.
. Frase
d): A forma verbal «adormeceu» apresenta um valor pontual; a expressão «durante
três horas», valor durativo.
. Frase
f): «Entrou» tem valor pontual, «escreveu» e um processo durativo.
. Frase g)
«Tem estado a aprender» tem valor durativo, «ontem», pontual.
2.
1 – B
2 – C
3 – A
4 – C
5 – A
3.
a) Aspeto
perfetivo.
b) Aspeto
incoativo.
c) Aspeto
habitual.
d) Aspeto
conclusivo.
e) Aspeto
iterativo.
f) Aspeto
genérico.
g) Aspeto
imperfetivo.
h) Valor
aspetual perfetivo.
i) Valor
habitual.
j) Valor
durativo.
k) Aspeto
pontual.
l) Aspeto
imperfetivo.
m) Aspeto
habitual.
n) Aspeto
genérico.
o) Aspeto
iterativo.
4.
1 – A
2 – C
3 – A
4 – B
5 – C
6 – A
7 – B
8 – B
9 – C
10 – A
5.
1 – D
2 – E
3 – C
4 – B
5 – F
6 – A