Português: Explicação do final de Admirável Mundo Novo

sábado, 7 de setembro de 2019

Explicação do final de Admirável Mundo Novo

            No final do romance, uma multidão reúne-se para assistir ao ritual de autoflagelação de John. Quando Lenina chega, ele bate-lhe também. Os espectadores começam uma orgia, na qual John participa. No dia seguinte, tomado pela culpa e pela vergonha, mata-se. O tema principal de Admirável Mundo Novo é a incompatibilidade da felicidade e da verdade. Ao longo do romance, John argumenta que é melhor procurar a verdade, mesmo que envolva sofrimento, do que aceitar uma vida fácil de prazer e felicidade. No entanto, quando Mustapha Mond lhe concede a liberdade de procurar a verdade através do sacrifício e do sofrimento, John sucumbe à tentação do prazer participando na orgia. Este final pode sugerir que a felicidade incentivada pelos Controladores do Estado Mundial é uma força mais poderosa do que a verdade que John procura. O final também pode sugerir que não há verdade para John encontrar. No entanto, ele pode falhar na sua busca pela verdade porque os Controladores tornaram impossível evitar a tentação da felicidade no Estado Mundial. Nesse caso, o final do romance sugere que procurar a verdade deve ser um objetivo social, pois não pode ser encontrada por indivíduos isolados.

            Outra visão do final do romance é que John falha na sua procura pela verdade, simplesmente porque ele não está a realizar as suas pesquisas da maneira adequada. Huxley escreveu um prefácio à edição de 1946 de Admirável Mundo Novo, na qual descreve o final assim: “[John] é feito para se retirar da sanidade; seu penitente-nativo natural reafirma a sua autoridade e termina em autotortura maníaca e suicídio desesperado.”. Por outras palavras, quando John é derrotado pela sociedade do Estado Mundial, a única alternativa que ele conhece é a religião autopunitiva da Reserva Nativa (“Penitente-ismo”). Essa religião é tão destrutiva para a procura da verdade quanto a ideologia da busca de prazer do Estado Mundial. Essa interpretação do final sugere que nem as formas tradicionais de procura de significado, como a religião e a arte, nem o futuro previsto na obra servem bem à humanidade, e os humanos devem encontrar um terceiro caminho em direção à verdade.

8 comentários :

  1. Obrigada pela explicação :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Confirmou minhas hipóteses! Belíssimo livro!!

    ResponderEliminar
  3. Entendi o final também como a morte do velho mundo...bem vindos ao admirável novo mundo!

    ResponderEliminar
  4. Sensacional a explicação. Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  5. Realmente ao ler esse texto não tinha entendido como terminou o livro, principalmente quanto ao último parágrafo. Parabens pela análise.

    ResponderEliminar
  6. Essas informações me auxiliaram no entendimento do romance, que concluí sua leitura ha poucos dias. Obrigado pela postagem.

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigado pela sua explicacão, esse livro é otimo, para quem ja não se adequa aos padroes do mundo hoje em dia e busca conhecimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conhecimentos alternativos, sem manipulações. Mente aberta.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...