Português: Classificação de Admirável Mundo Novo

sábado, 7 de setembro de 2019

Classificação de Admirável Mundo Novo

            A classificação de Admirável Mundo Novo oscila entre romance utópico, romance distópico e ficção científica.

Romance utópico

            Ao apresentar um mundo em que a sociedade foi aperfeiçoada e as pessoas vivem feliz e pacificamente, a obra é um exemplo de um romance utópico. Tendo ido buscar o nome ao romance Utopia, de 1516, de Sir Thomas More, o género do romance utópico afirma que o sofrimento pode ser erradicado pela perfeição da sociedade. Aldous Huxley literaliza este conceito no conceito de Estado Mundial de Admirável Mundo Novo, imaginando um futuro em que a engenharia genética e o condicionamento psicológico criaram uma sociedade de cidadãos felizes e contentes. Como cada pessoa no Estado Mundial foi programada para ser perfeitamente adequada à sua ocupação e ter pena de membros de diferentes ordens sociais, impulsos como ambição, insatisfação e inveja não existem mais. A atividade sexual indiscriminada e frequente evita as fortes emoções do amor e do ciúme, e qualquer sentimento momentâneo que não seja o contentamento é aliviado com drogas. De certa forma, o Estado Mundial parece preferível à nossa sociedade, pois doenças, envelhecimento, crime, depressão e guerras são coisas do passado. Ao contrário do mundo real, as personagens menos favorecidas no Estado Mundial não têm senso de injustiça sobre as suas vidas em relação aos seus colegas mais privilegiados, e a sociedade existe em harmonia.
            Embora sugira que muitos males da sociedade possam ser resolvidos através do desenvolvimento da ciência e da psicologia, Huxley também satiriza implicitamente a ideia de utopia. Os residentes do Estado Mundial são felizes, mas também levam uma vida sem sentido, e a maioria das personagens principais tem a suspeita de que o seu estilo de vida não é tão idílico quanto lhes foi ensinado. A ausência de toda a arte, história, religião e vínculos familiares sugere que as suas vidas, embora indolores, também são vazias. A necessidade da droga soma para manter os cidadãos obedientes e submissos indica que a sua utopia é um estado artificial que precisa de manutenção constante e, deixada por conta própria, os seres humanos logo voltariam a lutar, ao crime, à guerra e à miséria. O sistema de castas fortemente ligadas, no qual a maioria da sociedade é geneticamente modificada para servir uma minoria minúscula e privilegiada, é moralmente repreensível, mesmo que as classes mais baixas tenham sido condicionadas a aceitar e até abraçar a sua opressão. Embora a felicidade universal pareça utópica, Huxley expõe os passos perturbadores necessários para alcançá-la e sugere que a dor, o sofrimento e o desespero são parte integrante da autonomia pessoal.

Romance distópico

            Ao apresentar a chamada utopia que leva a personagem mais inteligente e de pensamento livre ao suicídio, Admirável Mundo Novo também pode ser considerado um exemplo de ficção distópica, embora a sua visão do futuro seja obviamente menos sombria do que muitos romances distópicos. Desenvolvidos como crítica direta a romances utópicos, que afirmavam que os problemas sociais eram solucionáveis, os romances distópicos sustentam que as falhas inerentes aos seres humanos os condenam à miséria. Em Admirável Mundo Novo, as únicas personagens verdadeiramente contentes são aquelas que cegaram perante realidade da sua situação usando drogas. Assim que deixam de as usar, elas acham as suas vidas deprimentes e desprovidas de significado. John, a personagem mais esclarecida do romance, fica tão horrorizado com o Estado Mundial que acaba por se matar. O trabalho de Huxley é diferente dos romances distópicos, como 1984, de George Orwell, que foram diretamente influenciados pelas ideias de Huxley e retrata uma sociedade atormentada por violência, fome e vigilância em massa. Em muitos romances distópicos, há um segredo sinistro no método do governo de controlar seus cidadãos. Em Admirável Mundo Novo, não há segredo – o governo controla abertamente as massas através da distribuição de soma, que elas consomem de boa vontade e avidamente. Embora haja pouca violência no livro, a sua visão é tão perturbadora, sombria e cautelosa quanto outros romances distópicos.

Ficção científica

            Admirável Mundo Novo cria um futuro elaborado e cientificamente fundamentado, onde a engenharia genética e o condicionamento psicológico suplantaram processos biológicos, tornando-o um trabalho de ficção científica. Este género descreve possíveis mundos futuros em que os avanços da ciência e da tecnologia alteraram a experiência de ser humano. Publicado em 1932, o romance usa tecnologia futurista, como viagens em alta velocidade e clonagem, para retratar a sociedade no ano de 2540, ou 632 DF (“DF" significa "Depois de Ford", referindo-se a Henry Ford, o fabricante de automóveis que inventou a o método de montagem de produção em série. Em Admirável Mundo Novo, a biotecnologia e os laboratórios substituem muitas funções naturais, como o nascimento e a morte. O estado também implementa formas mais subtis de controle, como a manipulação emocional e a lavagem cerebral. Huxley inclui formas menos perturbadoras de ficção científica, como viagens aéreas rápidas e medicina avançada, que parecem futuristas, mas não necessariamente perigosas. Embora esses feitos da bioengenharia reflitam a pesquisa e as teorias dos contemporâneos e predecessores de Huxley, incluindo Charles Darwin, Sigmund Freud e Ivan Pavlov, eles levam as ideias sobre a evolução humana e o condicionamento psicológico a um extremo mais além do que é realisticamente possível ou eticamente defensável, levantando questões sobre o lado sombrio do avanço tecnológico.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...