Português: Biografia de Shakespeare

sábado, 7 de setembro de 2019

Biografia de Shakespeare

1. Primeiros anos de vida

            Shakespeare nasceu em 1564 em Stratford-upon-Avon, uma pequena cidade no meio do campo inglês. O seu pai, John Shakespeare, era uma espécie de alpinista social. Ele fez um bom casamento quando desposou Mary Arden, filha de um fazendeiro abastado, e em 1568 fez campanha com sucesso pelo cargo de alto oficial de justiça de Stratford, o equivalente a um prefeito moderno. Embora não haja registo da escolaridade de William, John quase certamente enviou o seu filho para a escola pública local, onde teria estudado literatura e retórica latina. As peças de Shakespeare indicam que conhecia grego e latim. Os escritores Séneca e Ovídio podem ter causado uma impressão particularmente forte em William. A peça que o lançou, Tito Andronico, vai buscar pontos da trama a ambos os escritores, e o seu primeiro trabalho publicado, o longo poema “Vénus e Adónis”, reconta um episódio das épicas metamorfoses de Ovídio. Quando Shakespeare começou a ganhar dinheiro com esses sucessos, uma das suas primeiras grandes despesas foi na aquisição de um brasão de armas para o seu pai, o que deu a John Shakespeare o direito a chamar-se "cavalheiro".

2. Casamento

            Quando tinha dezoito anos, Shakespeare casou-se com Anne Hathaway, de 26 anos. Eles talvez se tenham apressado em se casar porque Anne estava grávida – a sua primeira filha, Susanna, nasceu apenas seis meses após o casamento. Noivas grávidas não eram incomuns, no entanto, e nada de concreto é conhecido sobre o relacionamento de William e Anne. Shakespeare passou a vida profissional em Londres, deixando a sua família em casa, em Stratford, onde investiu em imóveis, e é provável que lá tenha voltado com frequência. Como Anne era quase uma década mais velha que Shakespeare, alguns críticos sugerem que ela era a origem do interesse particular dele pelas personagens femininas mais velhas e mais experientes que o habitual protagonista romântico. Muitas das suas personagens mais complexas são esposas e mães. Em Gertrude (Hamlet) e Cleópatra (António e Cleópatra), Shakespeare demonstrou profunda simpatia pela sexualidade das mulheres que não estavam mais na fase de solteiras. Noutras peças, ele explorou o modo como a ambição de uma esposa como Lady Macbeth (Macbeth) ou de uma mãe como Volumnia (Coriolano) pode moldar o curso da vida de um marido ou filho.

3. Primeiros trabalhos

            Após o casamento de Shakespeare, não há registo da sua vida até 1592, quando o dramaturgo Robert Greene publicou uma observação sarcástica sobre um "corvo arrivista", uma "shake-scene" que "supõe que é capaz de um verso em branco grandiloquente como o melhor de vocês.”. Nesta altura, Shakespeare estava em Londres, escrevendo as suas primeiras peças. Greene pensou que ele era um "arrivista" porque, ao contrário de Greene e da maioria dos outros dramaturgos da sua época, Shakespeare não tinha formação universitária, embora tivesse amigos entre os "University Wits", como esses dramaturgos educados eram conhecidos. Uma das suas primeiras peças, Henrique VI, Parte I, provavelmente foi escrita em colaboração com Thomas Nashe, um satirista político que em 1597 coescreveu uma peça tão controversa que os seus atores foram presos. Shakespeare também pode ter colaborado com Christopher Marlowe, um dramaturgo brilhante e possível espião que foi assassinado quando uma luta deflagrou numa taberna. A luta terminou com o projeto, que era chamado “acerto de contas” em inglês elizabetano. Em As You Like It (1599), Shakespeare prestou homenagem ao legado de Marlowe como escritor: "Quando os versos de um homem não podem ser entendidos [...], atinge um homem mais morto do que um grande acerto de contas numa pequena sala".
            O teatro era uma indústria de má reputação quando Shakespeare estava a começar, e os atores e os escritores faziam parte do submundo de Londres. Henrique IV, Partes I e II (1597-8), capturam a diversão e o humor das tabernas e bordéis de Londres. Com a sua esposa em casa, em Stratford, Shakespeare pode ter-se sentido livre para ceder ao que a cidade tinha a oferecer. A busca de mulheres pelos jovens é um dos principais temas das suas primeiras peças. Entre 1593 e 1595, Shakespeare escreveu três comédias sobre homens jovens que desenvolvem longos e trabalhosos esforços para assegurar as parceiras que escolheram: The Taming of the Shrew, Two Gentlemen of Verona e Love’s Labour’s Lost. Durante esse período, ele também escreveu Romeu e Julieta, que começa com a “perseguição” de Romeu à filha de um inimigo e se tornou a história mais famosa de amor jovem já escrita. Shakespeare também pode ter perseguido homens jovens. Há alguma evidência nos sonetos e nas intensas amizades masculinas de peças como O Mercador de Veneza e Noite de Reis, de que Shakespeare era o que chamaríamos de bissexual.

4. O encerramento dos teatros

            Os teatros de Londres foram fechados de 1593 a 1594 por ordem do Conselho Privado, que era constituído pelos principais conselheiros da rainha e governavam em seu nome. O Conselho fechou os teatros porque houve um surto de peste em Londres. Os "players" da cidade voltaram à vida que levavam antes de poderem montar teatros. Eles fizeram uma turné pela Inglaterra com os seus adereços e roupas arrumados em carroças, para que pudessem montar um palco em todas as cidades pelas quais passassem. Shakespeare também aproveitou a oportunidade para ganhar dinheiro. Foi durante o encerramento dos cinemas que ele publicou os seus dois longos poemas narrativos, “Vénus e Adónis” e “A Violação de Lucrécia”. O primeiro, em particular, foi um best-seller e pode ter sido o trabalho pelo qual Shakespeare foi mais conhecido durante a sua vida. É provável que ele tenha escrito muitos dos seus sonetos também nesse período.

5. Os homens de Lorde Chamberlain

            O primeiro teatro permanente de Londres foi estabelecido na década de 1570 e, na de 1590, o teatro profissional era um grande negócio. Durante o encerramento dos teatros, algumas empresas faliram e, quando foram reabertos em 1594, Shakespeare começou a escrever exclusivamente para uma nova empresa, os Homens de Lord Chamberlain, da qual era acionista. Os Homens de Lord Chamberlain incluíam Richard Burbage, que foi considerado o maior ator da sua época. Burbage foi quase certamente o primeiro ator a interpretar todos os papéis principais de Shakespeare, de Romeu a Lear. Os Homens de Lord Chamberlain rapidamente se tornaram a companhia de teatro mais popular de Londres. Shakespeare era rico e famoso e comprou uma mansão em Stratford. Em 1599, os Homens de Lord Chamberlain construíram o seu próprio teatro, o Globe, na margem sul do Tamisa. Mais tarde naquele ano, Shakespeare escreveu Henrique V, que abre pedindo ao público que imagine “os campos férteis da França” amontoados dentro do novo teatro, “este O de madeira”. Henrique V conta a história do príncipe Harry, divertido, que passou Henrique IV Partes I e II descansando em tabernas. Agora ele é rei e começa a sentir o peso do mundo sobre os seus ombros.

6. Tragédias

            Dois anos após o nascimento da filha de Shakespeare, Susanna, Anne Hathaway deu à luz gémeos, Hamnet e Judith, nomes que foram buscar provavelmente a um casal de amigos de Stratford. Onze anos depois, em 1596, Hamnet Shakespeare morreu. O pai de Shakespeare, John, faleceu por sua vez alguns anos depois, em 1601. Embora não tenhamos registo do efeito que essas mortes tiveram no dramaturgo, há uma mudança significativa nos seus escritos durante esses anos. Até esse ponto, Shakespeare era famoso como escritor de histórias e comédias. Tinha escrito apenas duas tragédias. De 1599 a 1606, no entanto, produziu uma série de tragédias, incluindo todas as peças trágicas pelas quais é mais famoso hoje. O luto e a perda emergem como temas principais. Hamlet (escrito por volta de 1600) vive da dor de um filho por seu pai. O Rei Lear (por volta de 1605) culmina na dor feroz e meio louca de Lear por sua filha. Macbeth (por volta de 1606) depende do assassinato dos filhos de outra personagem por um Macbeth sem filhos.
            Shakespeare continuou a escrever comédias também durante esse período, mas mesmo elas são coloridas pela dor. Em A Décima Segunda Noite (escrita por volta de 1601), uma irmã gémea chora o seu irmão. Medida por Medida (1604) refere-se às tentativas de uma jovem de poupar o irmão à pena de morte. Medida por Medida, Tudo Está Bem Quando Acaba Bem (por volta de 1601) e Troilus and Cressida (1602) são peças tão sombrias que alguns leitores argumentam que não são realmente comédias e preferem chamá-las de "peças de problemas". Na sua tristeza, Shakespeare pode ter-se sentido amargo com a sua riqueza e sucesso. Timon of Athens (1605) e Coriolano (1607) são obras sobre personagens ricas e poderosas que viram as costas à sociedade e se tornam exilados amargurados.

7. Últimas peças e anos finais

            Em 1607, a filha mais velha de Shakespeare, Susanna, casou-se com John Hall, um médico de Stratford, e, em 1608, o dramaturgo tornou-se avô. Essa experiência pode ter sido tão afetante quanto a perda do seu filho, porque os seus textos mudam novamente durante essa época. Entre 1608 e 1612, Shakespeare escreveu quatro peças: Péricles, Cymbeline, The Winter's Tale e A Tempestade, sobre velhos poderosos e cansados cujo sofrimento e mau comportamento são redimidos por suas filhas adoráveis. Nestas peças finais, a magia é possível. Coisas maravilhosas e inesperadas acontecem às personagens que menos o merecem. Os críticos mais tarde chamaram a essas obras peças finais, porque são mais complicadas do que as suas comédias anteriores, e misturam temas sérios da mortalidade com cenas alegres. A Tempestade, a última peça que Shakespeare escreveu sozinho, é frequentemente vista como a sua despedida do palco. A personagem principal da peça, Próspero, termina a mesma voltando-se para o público. Ele renuncia aos seus poderes mágicos e pede perdão por qualquer dano que tenha causado: "Como você seria perdoado por crimes / deixe a sua indulgência libertar-me".
            Depois de escrever A Tempestade, Shakespeare contratou um aprendiz, o dramaturgo John Fletcher, que continuaria sendo seu sucessor como escritor de King's Men. Juntos, Shakespeare e Fletcher escreveram Henrique VIII, Os Dois Nobres Reis, e uma terceira peça, Cardenio, da qual não restam cópias. Shakespeare aposentou-se da escrita em 1613. Nessa época, voltou para Stratford e continuou a cuidar dos seus interesses comerciais e da sua família até morrer em 1616. A causa da sua morte é desconhecida, mas os historiadores marcam a data como 23 de abril, convenientemente a mesma data do seu aniversário. Shakespeare foi enterrado na mesma igreja paroquial de Stratford, onde havia sido batizado 52 anos antes. Sete anos depois, dois atores de The King's Men publicaram 36 peças de Shakespeare numa coleção que passou a ser conhecida como o Primeiro Fólio. Este volume dividiu as peças em três categorias: comédias, tragédias e peças de história, e continua a ser a principal fonte do trabalho do autor de Romeu e Julieta.

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