Português: "Video Killed the Radio Star", Buggles

sábado, 7 de setembro de 2019

"Video Killed the Radio Star", Buggles



     Há precisamente cinquenta anos, um grupo musical - Buggles - editava "Video Killed the Radio Star", com a particularidade de o videoclip deste tema musical (gravado originalmente por Bruce Woolley e os Camera Club) ter sido o primeiro a ser transmitido pela MTV. Felizmente, a «profecia» não se concretizou e a rádio continua, cinco décadas depois, bastante pujante e presente na vida da maioria dos mortais.

     De facto, a chegada da MTV e dos telediscos parecia vir colocar em risco a sobrevivência do aparelho associado a Marconi, tendo até em conta que todos os artistas e grupos desejavam ver as suas obras desfilarem na nova Meca televisiva e musical. Porém, é provável que, debaixo da leitura inicial da letra da canção, se possa encontrar uma temática mais profunda: a reflexão sobre o impacto que as tecnologias estavam a ter na sociedade e na vida das pessoas, nomeadamente todas as mudanças que, inicialmente, pareciam benéficas, mas que levavam também à perda de outras coisas.
     Se atentarmos no primeiro verso da letra ("I heard you on the wireless back in '52"), parece existir inclusive um certo tom de nostalgia de outros tempos menos tecnológicos, onde a rádio era o meio de comunicação mais importante.
     Seja como for, a rádio tem conseguido reinventar-se e manter-se bem viva.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...