Português: Presságios

sábado, 7 de setembro de 2019

Presságios

            Admirável Mundo Novo não recorre a muitos presságios. Embora muitos dos acontecimentos anteriores do romance levem diretamente aos pontos importantes da trama mais tarde, eles são mais blocos de construção para o desenvolvimento da trama do que presságios. Por exemplo, o diretor ameaça exilar Bernard para a Islândia antes que este visite o Novo México e ameaça fazê-lo novamente depois do seu retorno. Em vez de prenunciar o eventual exílio de Bernard, as ameaças do diretor constituem essencialmente um exemplo de desenvolvimento e continuidade da trama. A anedota do diretor sobre a sua própria experiência no Novo México, por outro lado, prenuncia os acontecimentos que envolvem John e Linda. Além disso, as ameaças do diretor não prenunciam completamente o exílio de Bernard, mas o plano de vingança deste e a consequente demissão daquele.

. O relacionamento do Diretor com John e Linda

            Antes de Bernard e Lenina irem para o Novo México, ele reúne-se com o Diretor e descobre que, quando este tinha a idade de Bernard, também passou algum tempo na Reserva. O Diretor revela que, durante a viagem, a sua companheira se perdeu numa tempestade e foi considerada morta. Quando Bernard conhece John e o ouve falar sobre Linda, rapidamente conclui que ela é a companheira perdida do Diretor e John é o filho de ambos. O facto de Linda engravidar e ter um filho, apesar de usar contracetivos, conforme determinado pelo governo, sugere que a sociedade do Estado Mundial não é tão infalível quanto parece, e ocasionalmente ocorrem erros. O fato de o Diretor sentir uma emoção genuína causada pelo tempo que passou na Reserva também sugere que a verdadeira emoção humana ainda é possível para os cidadãos do Estado Mundial.

. Exílio de Bernard

            O exílio de Bernard é prenunciado direta e indiretamente. De facto, está diretamente previsto quando o diretor ameaça enviá-lo para a Islândia depois de lhe descrever o que aconteceu na Reserva. Também é indiretamente prenunciado pelo caráter e pelas ações de Bernard. No início do livro, a personagem está conversando com Helmholtz sobre a sua insatisfação quando para de falar abruptamente, acreditando que alguém está a ouvir a conversa atrás da porta. Isso prenuncia o facto de a sua atitude o colocar em problemas. Ele também age de forma desnecessariamente rude com os seus inferiores, porque tem consciência da sua própria aparência física e falta de autoridade: "sentindo-se um estranho, comportou-se como um, o que aumentou o preconceito contra ele". Isto prenuncia o moco como será corrompido pela fama, assim que ganha poder através da sua relação com John.

. O suicídio de John

            Quando o leitor vê John pela primeira vez, ele está muito zangado por não ter sido autorizado a participar num ritual de sacrifício destinado a convocar chuva para a Reserva. O ritual envolve um rapaz a ser chicoteado até desmaiar. Mais tarde, John diz a Bernard que em certa ocasião pensou em saltar de um penhasco e passou um dia posando com os braços estendidos como Cristo. Estas histórias posicionam John como uma figura sacrificial semelhante a Cristo, prenunciando o seu eventual suicídio. Ao contrário de Bernard, que é corrompido pela soma e pelo poder da popularidade, e Lenina, que é obcecada pelo seu próprio conforto físico, John não pode reconciliar moralmente o Estado Mundial com as suas próprias crenças, e mata-se ao invés de viver no “admirável mundo novo” que lhe é mostrado.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...