Português: Análise do Canto VII da Ilíada

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Análise do Canto VII da Ilíada

             Homero, durante a narração, estabelece vários paralelismos. No caso deste canto, os desejos e as ações dos Gregos e dos Troianos são apresentados de forma paralela. Por exemplo, Heitor ataca Ájax com uma determinada arma e este contra-ataca usando o mesmo utensílio de guerra, geralmente causando mais dano no adversário; durante a trégua, o poeta descreve a dor dos Troianos enquanto queimam os seus mortos para, de seguida, fazer o mesmo com a dos Aqueus. A existência de uma causa comum, de uma dor comum, etc., e o seu reconhecimento vinculam os inimigos aos mesmos princípios de honra.

            Um desses princípios comuns prende-se com o respeito pelo outro e a dignidade individual. Exemplo disso é o duelo entre Heitor e Ájax, que termina com a troca de armas e com um pacto de amizade. O equilíbrio entre valores opostos, como a amizade e a inimizade, são uma das evidências de um indivíduo digno.

            Outro desses princípios tem a ver com a importância dada ao sepultamento dos mortos. Tal como o fantasma de Pátroclo afirma no Canto XXIII, o espírito de uma pessoa não entraria no mundo dos mortos até que fosse devidamente sepultado. Deixar uma alma por enterrar ou, pior, deixá-la como carniça para os animais selvagens, era um desrespeito para com o morto e pelas tradições religiosas da época. É tudo isto que preside ao estabelecimento da trégua na guerra. Note-se que, no caso da Ilíada, os corpos eram queimados numa pira, embora também houvesse casos na época de enterramento. Os ossos sobrantes na pira eram guardados numa jarra ou caixa decorativa, ou, em alternativa, enterrados junto ao local onde o corpo fora incinerado.

            Por último, uma chamada de atenção para a atuação dos deuses, que volta a revelar a sua mesquinhez e superficialidade. A preocupação, no final do canto, de Poseidon ao ver os Gregos erigir as suas muralhas tem a ver unicamente com o facto de tal obra poder ofuscar a muralha que ele construiu em redor de Troia. Por outro lado, a cena chama a atenção para o respeito que é devido sempre aos deuses, pois eles podem destruir as obras humanas com grande facilidade e por mero capricho.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...