Português: Análise do Canto VIII da Ilíada

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Análise do Canto VIII da Ilíada

             O desfecho da guerra vai alternando, no entanto, no final do presente canto, tudo parece apontar para a derrota dos Gregos. Heitor esteve prestes a apoderar-se das suas fortificações, e os seus subordinados parecem mais determinados do que nunca. O desespero mútuo por causa da guerra que esteve na origem de um cessar-fogo anterior deixou de se fazer notar. Se antes os Troianos ansiavam pelo fim do conflito, agora querem vencê-lo a todo o custo, e o facto de acamparem, nessa noite, fora das muralhas de Troia demonstra o quão desejam combater os inimigos.

            No que diz respeito aos deuses, há que salientar o facto de Zeus, até este ponto da estória, se ter mantido em grande parte fora da guerra, limitando a sua intervenção a supervisionar as ações e diferendos dos outros deuses e a enviar sinais/sonhos ocasionais. No entanto, neste momento, assume o controle direto dos acontecimentos, mudando a sua dinâmica de forma considerável: proíbe os outros deuses de intervirem e mergulha de cabeça na luta. Antes, as intervenções das demais divindades em favor do lado que apoiavam acabava por manter a luta equilibrada, não dando a nenhum dos exércitos grande vantagem sobre o outro; todavia, a entrada em cena de Zeus a favor dos Troianos faz pender a balança claramente para o seu lado. Esta reviravolta súbita no desenrolar da trama constitui uma mudança significativa no que diz respeito à dinâmica humana no poema. Com efeito, tudo se desenvolve no sentido de preparar o regresso de Aquiles ao combate. A própria declaração de Zeus a Hera, segundo a qual apenas o retorno do líder dos Mirmidões poderá salvar os Gregos do desaire, é sinónimo disso e dá sinal de que o foco narrativo se vai concentrar, a breve trecho, na sua figura e ação. Até agora, presenciámos as consequências nefastas (para os Gregos) da cólera de Aquiles; o Canto VIII prepara o cenário para uma explosão dessa sua fúria no campo da batalha.

            Neste passo da obra, existem diversos aspetos simbólicos que convém destacar. Os navios gregos simbolizam o lar e a possibilidade de fuga e de regresso ao seu conforto. Assim sendo, a intenção de Heitor de os queimar constitui uma ameaça direta à sua sobrevivência individual e enquanto povo. Sem nenhum outro meio de fuga, eles seriam feitos prisioneiros e massacrados. Esta possibilidade é tanto mais significativa se tivermos em conta que a esmagadora maioria dos homens gregos se encontram ali, tendo muito poucos ficado em casa. Além disso, aqueles são os melhores dos Gregos. Deste modo, a sua eventual derrota implicaria que os homens e os governantes mais destacados, fortes e nobres ali morreriam ou ficariam encalhados, deixando as suas cidades e reinos à mercê de quem os quisesse conquistar.

            Por outro lado, a nova postura de Zeus faz com que a balança penda fortemente a favor dos Troianos, o que torna imprescindível o regresso de Aquiles ao campo de batalha. O palco foi devidamente preparado, para que o protagonista da peça assuma finalmente o seu papel e ocupe o seu lugar central.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...