Português: Resumo do Canto VII da Ilíada

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Resumo do Canto VII da Ilíada

             O retorno de Heitor e Páris ao combate revigora as tropas troianas, mas Apolo e Atenas decidem finalizar a refrega naquele dia. Para tal, determinam a realização de um duelo. Assim, a deusa envia uma mensagem telepática a Heleno: Heitor deverá desafiar o guerreiro grego mais forte para lutar. É isso que o herói troiano faz: aproxima-se da linha inimiga e desafia-a a indicar alguém para combater consigo. Menelau é o único que tem coragem e dá um passo em frente, mas Agamémnon, consciente de que o irmão não é páreo para Heitor, dissuade-o do intento. Nestor, que é demasiado velho para responder ao desafio, exorta os seus companheiros a responder a Heitor. Nove guerreiros aqueus respondem ao chamamento e, dentre eles, Ájax é selecionado por sorteio.

            Heitor intimida-se com a envergadura do gigante, mas não cede. Ataca-o ousadamente, mas cada golpe é bloqueado pelo enorme escudo do adversário. Ájax fere ligeiramente o troiano e derruba-o com uma pedra. Como a noite está a chegar, arautos estimulados por Zeus cancelam a luta. Os dois heróis concordam em encerrar o duelo e trocam presentes em sinal de amizade.

            Nenhum dos lados está ansioso por regressar ao combate no dia seguinte. No acampamento grego, Nestor insta os seus companheiros a solicitar uma trégua de vinte e quatro horas para enterrar os mortos. Por outro lado, aconselha-os a construir fortificações à volta do acampamento para proteção. No lado adversário, Príamo faz uma proposta semelhante no que diz respeito à questão dos tombados em combate. Além disso, Antenor, o seu conselheiro, pede a Páris que devolva Helena e, desta forma, ponha fim à guerra, mas o príncipe troiano recusa, propondo como alternativa devolver todo o tesouro que trouxe consigo de Esparta. Quando os Gregos são confrontados com esta proposta no dia seguinte, compreendem o desespero dos Troianos e sentem a sua fraqueza, recusam o acordo, mas concordam em observar um dia de cessar-fogo para sepultar os respetivos mortos. Os Aqueus aproveitam também a pausa para construir uma trincheira em torno dos seus navios, tarefa que é observada por Zeus e Poseidon, que planeia destruir assim que os homens partirem.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...