Português: Resumo do Canto IV da Ilíada

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Resumo do Canto IV da Ilíada

             No Olimpo, os deuses discutem sobre a guerra. Zeus argumenta que Menelau venceu o duelo com Páris, pelo que o conflito bélico deveria terminar, como acordado entre Gregos e Troianos, e Helena ser devolvida aos primeiros. A esta ideia opõe-se Hera, que não se satisfaz com a vitória grega, antes deseja a destruição completa de Troia. No final da discussão, Zeus cede e envia Atenas ao campo de batalha para levar os Troianos a quebrar a trégua.

            Assim, disfarçada de soldado troiano, a deusa convence o arqueiro Pândaro a disparar sobre Menelau. Ele dispara, mas Atenas, que não deseja que o ex-esposo de Helena seja morto, unicamente quer que os Aqueus tenham um pretexto para regressar ao combate, desvia a flecha, que apenas fere levemente Menelau.

            Deste modo, o objetivo do Olimpo é alcançado: a trégua foi quebrada. Agamémnon reúne o seu exército e estimula e desafia o orgulho dos principais guerreiros, narrando os grandes feitos dos seus pais. A batalha recomeça e a carnificina também, destacando-se as ações de Ulisses e Ájax, que liquidam várias figuras menores do lado troiano. Como sempre, os deuses não ficam à margem e intervêm no desenrolar dos acontecimentos, com destaque para Atenas, que ajuda os Gregos, e Apolo, que está ao lado dos Troianos. E assim os humanos atuam como meros joguetes manipulados pelos deuses.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...