Português: Resumo do Canto V da Ilíada

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Resumo do Canto V da Ilíada

             Diomedes, um soldado aqueu, é ferido por Pândaro, o que o leva a orar a Atenas, que lhe confere uma força sobre-humana e o poder de discernir os deuses no campo de batalha, mas alerta-o para não atacar nenhum, à exceção de Afrodite.

            Dotado dos seus novos poderes, Diomedes massacra todos os inimigos que lhe surgem pela frente. Eneias e Pândaro perseguem-no, mas Atenas guia-lhe a lança, que proporciona uma morte horrível ao arqueiro, enquanto o herói da Eneida é ferido e só não encontra a morte graças à intervenção de Afrodite, sua mãe. Diomedes fere também a deusa, cortando-lhe o pulso e mandando-a de volta ao Olimpo, onde Dione, a sua mãe, a cura, e Zeus a adverte para não voltar a interferir na guerra. Quanto a Eneias, é tratado por Apolo, que o cura e devolve, posteriormente, à batalha, mas nesse percurso acaba por ser atacado por Diomedes, gesto que configura uma transgressão ao acordo que tinha feito com Atenas de não agredir qualquer outra divindade além de Afrodite. Apolo avisa severamente o guerreiro grego e afasta-o do seu caminho, enquanto retira Eneias do campo de batalha e deixa uma réplica do troiano no solo, para servir de motivação aos companheiros. Por último, o deus do Sol incentiva Ares a lutar por Troia, informando-o de que um aqueu (Diomedes) acabou de ferir a sua irmã (Afrodite).

            Graças à ajuda divina, os Troianos parecem ganhar vantagem na contenda, sobretudo graças à ação conjunta de Heitor e Ares, demasiado fortes para os inimigos. Os heróis de ambos os lados vão vingando a morte dos seus homens. Alarmadas com o recuo dos Gregos, Hera e Atenas obtêm de Zeus a permissão para intervir no conflito em auxílio dos Aqueus. Assim, Hera confronta os Gregos com o facto de Aquiles nunca ter permitido que os inimigos saíssem para além dos seus portões, enquanto Atenas permite que Diomedes ataque outros deuses e o incentiva a acometer Ares, que é atingido pela carruagem e voa de regresso ao Olimpo, onde reclama de Zeus, que lhe responde que mereceu o seu ferimento. Atingido o seu propósito, Hera e Atenas retiram-se também do campo de batalha.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...