Português: Análise do Canto XI da Ilíada

domingo, 1 de agosto de 2021

Análise do Canto XI da Ilíada

             O Canto XI abre com a aristeia de Agamémnon. O poeta faz uma descrição efetiva do seu armamento e armadura, ricamente decoradas com materiais preciosos que enfatizam a sua riqueza. Dos vários elementos destaca-se a Górgona que está no seu escudo, a qual também marca presença no escudo de Atenas, e que simboliza o apoio dos deuses. Por instantes, o chefe dos Gregos vira a maré da batalha contra os Troianos, apesar das intenções de Zeus serem de sentido oposto.

            O pai dos deuses continua a ser o único a poder intervir no curso da guerra, o que ele faz em favor de Troia. Neste passo da obra, a deusa Íris atua como uma extensão da sua vontade e uma evidência da brutalidade da guerra, algo que perpassa toda a Ilíada, mas isso não significa propriamente uma condenação dos conflitos bélicos. Apesar de ser um acontecimento trágico, onde milhares de homens são sacrificados, a guerra constitui igualmente uma forma de alcançar a glória e a honra pessoais, tão importantes no mundo antigo. De acordo com a visão de Homero, a guerra faz parte da vida humana.

            Neste canto, Pátroclo assume uma importância que não tinha tido até aqui e que se vai estender para o futuro imediato. Quando ele responde ao chamamento de Aquiles para questionar Nestor, o poeta afirma que, a partir desse momento, a sua condenação era um dado adquirido, condenação essa que se adensa com a sugestão de Nestor para que Pátroclo finja ser Aquiles e entre em combate. Por outro lado, a figura de Pátroclo funciona também como contraponto do seu amigo. De facto, embora sejam bastante inimigos e irmãos adotivos, são personalidades bem diversas. Pátroclo mostrará todo o seu humanismo e toda a sua compaixão na cena de Eurípilo, enquanto Aquiles já demonstrou, em mais de uma ocasião, todo o seu orgulho, que se sobrepõe ao destino dos seus próprios companheiros, algo que o próprio amigo desaprova.

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