Português: Resumo do Canto XI da Ilíada

domingo, 1 de agosto de 2021

Resumo do Canto XI da Ilíada

             Na manhã seguinte, os exércitos voltam a enfrentar-se e Zeus faz chover sangue sobre o campo aqueu, causando enorme pânico entre os Gregos, que sofrem um massacre nessa fase do combate. No entanto, da parte da tarde a maré começa a mudar: Agamémnon mata diversos inimigos e faz recuar de novo os Troianos até aos portões da cidade.

            Porém, Zeus envia uma mensagem a Heitor através de Íris para ele esperar até Agamémnon ser ferido e só então dar início ao seu ataque. De facto, o comandante grego acaba por ser ferido por Coon, filho de Antenor, logo após matar o seu irmão. Mesmo ferido, continua a lutar e liquida Coon, no entanto a dor que sente força-o a abandonar o campo de batalha.

            Heitor reconhece a situação e avança, fazendo recuar os Aqueus, que entram em pânico, mas Ulisses e Diomedes incentivam-nos a resistir e insuflam coragem nos seus corações. Diomedes arremessa uma lança que atinge Heitor no capacete que o deixa atordoado e o obriga a recuar. Em rápida sucessão, a maioria dos melhores lutadores gregos é ferida e até Diomedes é atingido no pé pro uma seta disparada por Páris, o que o arreda do resto do poema e deixa Ulisses numa situação delicada, ferido também e cercado por inimigos. O estratega do Cavalo de Troia luta com todos, mas um adversário chamado Socus fere-o nas costas, sendo salvo por Ájax, que o carrega de volta ao acampamento.

            Entretanto, Heitor regressa à ação noutro setor do combate e, juntamente com outros soldados, força Ájax a recuar enquanto Nestor leva Machaon (um curandeiro grego que tinha sido ferido por Páris) de volta à sua tenda. Enquanto isso, atrás das linhas, Aquiles assiste à batalha e envia o seu amigo Pátroclo para identificar o lutador ferido que Nestor transporta. Este relata-lhe todos os revezes que os Gregos estão a sofrer e implora-lhe que convença Aquiles a retornar à luta, ou pelo menos o deixe a ele, Pátroclo, entrar na batalha disfarçado, envergando a armadura do próprio Aquiles. Esse estratagema teria um duplo efeito: por um lado, daria coragem aos Gregos; por outro, intimidaria os inimigos. De outra forma, Nestor vê muito difícil a tarefa de resistir aos Troianos. Pátroclo promete falar com Aquiles.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...