Português: Análise da 18.ª parte da crónica 2 de Assassinos da Lua das Flores

sábado, 13 de abril de 2024

Análise da 18.ª parte da crónica 2 de Assassinos da Lua das Flores

    Este é um capítulo crucial, pois é nele que White desvenda o caso ao penetrar a fachada de Ernest Burkhart. Ironicamente, é uma inverdade que lhe permite tal desenlace. De facto, como é recorrente ao longo da investigação, White e a sua equipa são desviados do caminho da verdade por alguém que apresenta uma confissão falsa. Embora o método da equipa se baseie na distinção entre realidade e ilusão, é uma ilusão que, em última instância, revela a verdade do caso. A declaração de Lawson — de que Ernest lhe solicitou que instalasse o explosivo — concede a White provas suficientes que lhe permitem deter os irmãos Burkhart, Bryan e Ernest, bem como o tio deles. Entre os três, White deduz que Ernest é o mais suscetível a quebrar durante um interrogatório, tendo em conta a sua ligação afetiva a Mollie. É digno de nota que, mesmo estando Ernest implicado na contratação de indivíduos para perpetrar homicídios, ele jamais seja mencionado como um executor. Isso proporciona um vislumbre de esperança a White de que ele possa ser persuadido a revelar a verdade. Para triunfar, um detetive deve ser capaz de investigar não somente os fatos, mas também as psiques.

    O interrogatório de Ernest desvela a imensa influência que o tio exerce sobre o sobrinho. White e Smith conseguem suscitar no homem um sentimento de pesar pelas mortes dos familiares de Mollie, emoções que se esvaecem sempre que a conversa se direciona para William Hale. Claramente, Ernest encontra-se num dilema entre as obrigações para com sua família caucasiana, Bryan e Hale, e a família indígena americana à qual se uniu ao casar-se com Mollie. Os leitores podem ter dificuldade em compreender por que a última é menos preponderante para Ernest do que a primeira — afinal, Mollie é a mãe dos seus filhos —, mas uma observação de um dos asseclas de Hale, John Ramsey, elucida a postura de Ernest. Com efeito,Ramsey aponta que não há grande discrepância entre 1724 e 1924, pois, a despeito do avanço temporal, ainda é fácil para um homem caucasiano assassinar um nativo americano. As premissas sobre barbárie e civilização que nortearam os primeiros colonizadores europeus permanecem vigentes no Condado de Osage. Contudo, Ramsey desumaniza as suas vítimas ao não se lhes referir pelos nomes próprios.

    A decisão de Ernest em colaborar salva a vida de Mollie. Com os direitos de propriedade da família concentrados nela, o passo subsequente dos conspiradores seria o seu assassinato, um desfecho que eles logravam alcançar através da insulina envenenada fornecida pelos Shouns que lhe administravam. Caso ela viesse a falecer, seus filhos herdariam os direitos de propriedade e Ernest, como progenitor, controlaria o capital. Considerando a influência que Hale detinha sobre seu sobrinho, isso significaria, na prática, que ele administraria a fortuna de Mollie. Mesmo que Ernest admita a sua culpa e Mollie comece a recuperar-se assim que é afastada dos cuidados dos Shouns, a dificuldade da mulher em aceitar que o seu esposo poderia estar envolvido em acontecimentos tão macabros demonstra o quão intensas podem ser os sentimentos. Em suma, ao longo do capítulo, a narrativa de Grann explora o modo complexo como a lealdade pessoal molda o comportamento, em escalas variadas.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...