Português: Análise da 19.ª parte da crónica 2 de Assassinos da Lua das Flores

sábado, 13 de abril de 2024

Análise da 19.ª parte da crónica 2 de Assassinos da Lua das Flores

O ritmo narrativo da seção mediana da obra intensifica-se, desviando-se da investigação — marcada pelos seus inúmeros impasses e arranques ilusórios — em direção ao processo judicial. Tal condensação narrativa salvaguarda a centralidade de Tom White, ainda que figuras como os promotores judiciais assumam, porventura, um papel preponderante na dinâmica subsequente. A representação de White, imune ao racismo endémico daquela era e devotado ao ideal de justiça, é posta à prova quando Ernest, Hale e Ramsey o incriminam, bem como à sua equipa, acusando-os de recorrer à tortura para extrair a sua confissão. O leitor é instigado a questionar tais acusações, contudo, a magnitude da influência de Hale manifesta-se quando um senador dos Estados Unidos por Oklahoma pleiteia a sua exoneração do Bureau. Estas acusações infundadas delineiam, com maior acuidade, o contraste entre o inescrupuloso Hale, disposto a propagar difamações abjetas, e o íntegro White.

    A problemática das jurisdições, que determina os locais onde os julgamentos transcorrerão, reincorpora à narrativa a histórica valoração e subversão da soberania indígena americana. A soberania tribal, essência e razão pela qual as tribos indígenas americanas são denominadas nações, radica no direito ao autogoverno. Embora os Estados Unidos nem sempre tenham honrado este princípio com a devida veemência, tal direito implica que delitos perpetrados em terras tribais sejam julgados em cortes federais, em detrimento das estaduais. Em Assassinos da Lua das Flores, os limites da soberania tribal são delineados à medida que tanto o governo estadunidense quanto o estado de Oklahoma intentam manter sua ascendência sobre a nação Osage.

    As vicissitudes em torno da figura de Ernest são o motor da trama deste capítulo, visto que ele, primeiramente, abjura a sua confissão para, posteriormente, a reafirmar, alterando a sua declaração de inocência para culpa. No capítulo antecedente, Ernest emergira como o elo mais frágil da conspiração — e essa fragilidade coloca-o como o primeiro a ser submetido a julgamento. No entanto, quando o julgamento já está em andamento, Hale logra exercer uma influência indevida sobre o sobrinho, mas, após o óbito do seu filho caçula, algo se altera em Ernest. Ele dispensa o advogado contratado por Hale e reconhece a sua culpabilidade. A mudança do lado da lealdade surpreende, talvez até mesmo Hale, mas revela-se tardia para Mollie, que começa a conceber o inconcebível: a possibilidade de que o esposo almejasse sua morte. Ernest é o único dentre os conspiradores que voluntariamente assume responsabilidade por seus atos, ansiando por confessá-los publicamente. Com tal ato, ele parece experimentar um despertar moral, embora atitudes subsequentes venham a demonstrar as limitações de tal transformação. Não obstante, se uma conspiração se nutre do sigilo e da falsidade, a decisão de confessar em juízo aberto sugere o declínio do seu poder. Considerando a ênfase inicial no papel da imprensa na divulgação dos julgamentos, a confissão de Ernest não se restringe ao tribunal, mas estende-se à nação inteira.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...