1.
Atente no primeiro parágrafo.
1.1.
Identifique o auditório do discurso.
O
auditório é constituído pelos alunos de uma escola americana do estado do ___,
que se encontram de regresso às aulas após as férias.
2.
No segundo parágrafo, o orador apresenta o seu exemplo pessoal.
2.1.
Clarifique a forma como esse exemplo capta a adesão do auditório.
O
orador refere-se ao sacrifício que fazia para estudar (levantar-se cedíssimo,
adormecer em cima da mesa, a falta de recursos financeiros, os esforços e a
dedicação da mãe…) de modo a aproximar-se do auditório, procurando criar
cumplicidade com ele.
2.2.
Mencione outra estratégia usada para criar cumplicidade com os ouvintes.
O
orador afirma a sua compreensão perante o facto de as férias dos alunos terem
terminado e estes se encontrarem de regresso às aulas.
3. Leia
o terceiro parágrafo e identifique o tema do discurso.
O
tema do discurso é a educação escolar.
4.
Sintetize o conteúdo do parágrafo seguinte.
O
orador refere-se à responsabilidade dos professores, dos pais e do governo na
educação dos estudantes.
5.
De seguida, é definida a tese do discurso. Identifique-a.
A
tese defendida é a responsabilidade de cada aluno no seu sucesso escolar (o
sentido de responsabilidade de cada estudante determina o seu sucesso
educativo).
6. A
partir da linha 31, o orador introduz o primeiro argumento que sustenta a sua
tese.
6.1.
Explicite-o.
De
acordo com o primeiro argumento, cada aluno é bom nalguma coisa e é a escola
que ajuda a descobrir em quê.
6.2. De seguida, é elencado um conjunto de
diversas atividades. Explicite o significado dessa enumeração.
A
enumeração exprime o pensamento do orador, segundo o qual só estudando será
possível descobrir e desenvolver o talento que cada um possui.
7.
Seguem-se o segundo e o terceiro argumentos.
7.1.
Clarifique-o segundo.
O
esforço e o estudo de cada aluno são muito importantes para a sua realização
pessoal, para o seu futuro. O esforço individual de cada aluno contribuirá,
igualmente, para o desenvolvimento do seu país, graças aos conhecimentos e às
competências adquiridas no presente, na escola.
7.2.
A que corresponde a ausência de esforço, de trabalho e de estudo por parte dos
alunos?
A
ausência de estudo e de esforço corresponde à desistência de si próprio e do
seu país.
8.
Após a apresentação dos argumentos iniciais, o orador contra-argumenta.
8.1.
Explicite o primeiro contra-argumento.
O
orador contra-argumenta com a dificuldade de os alunos obterem bons resultados
escolares (“Eu sei que não é fácil ter
bons resultados na escola.”), devido a dificuldades e problemas pessoais
(falta de oportunidades, de orientação e acompanhamento…).
8.1.1.
Comente o exemplo apresentado para sustentar a contra-argumentação.
O
orador apresenta o seu exemplo pessoal, o de alguém que foi criado com
dificuldades pela mãe, após ter(em) sido abandonado(s) pelo pai, e que sentiu
também dificuldades nos seus estudos.
8.1.2.
De que modo é refutado?
O
orador afirma que as circunstâncias da vida pessoal não servem de desculpa para
a falta de estudo. E acrescenta que cada um, em razão da sua conduta e do seu
esforço, constrói o seu destino.
8.1.2.1. O orador socorre-se de novo exemplo
para ilustrar a refutação do contra-argumento. Clarifique-o.
O
orador socorre-se, novamente, de um exemplo biográfico ao aludir às
dificuldades experimentadas pela primeira dama, que não a impediram de estudar
e de ter sucesso.
9.
Posteriormente, é apresentado um outro argumento. Explicite-o.
O
orador defende que é necessário que os alunos tenham objetivos (“É por isso que hoje me dirijo a cada um de
vocês para que estabeleça os seus próprios objetivos para os seus estudos…”)
e se esforcem para os alcançar.
9.1.
De imediato, contra-argumenta novamente. De que forma?
A
televisão fomenta a crença no sucesso fácil, na obtenção de riqueza e sucesso
sem trabalho (“Eu sei que muitas vezes a
televisão dá a impressão que podemos ser ricos e bem-sucedidos sem termos de
trabalhar…”).
9.1.1.
De que modo é refutado este contra-argumento?
Obama
afirma que o sucesso é difícil de alcançar, pois exige persistência e
aprendizagem com os falhanços. Só desta forma é possível superar os insucessos
e prosseguir.
9.1.1.1. Aponte os exemplos de que Obama se
socorre para fundamentar a refutação.
Obama
refere que os exemplos de J. K. Rowling, que viu a publicação do primeiro livro
da série Harry Potter ser rejeitado doze vezes, e do basquetebolista Michael
Jordan, que fez das suas falhas e dificuldades um trampolim para o sucesso,
persistindo e nunca desistindo (“Falhei
muitas e muitas vezes na minha vida. E foi por isso que fui bem-sucedido.”).
No fundo, eles aprenderam com os erros, voltando a tentar e agindo de forma
diferente, para não incorrerem no mesmo erro.
10.
Prestes a concluir o discurso, o orador dirige uma exortação aos ouvintes.
Especifique-a.
O
orador exorta os alunos a questionarem, a procurarem ajuda, para crescerem e
evoluírem.
11. A conclusão de um discurso deve
apresentar, por um lado, uma súmula impressiva dos melhores argumentos e, por
outro, apelar à emoção do auditório e deixar neste uma forte impressão, de modo
a persuadi-lo e a conquistá-lo em definitivo.
11.1.
Analise a conclusão do discurso de Obama em função dos objetivos acima
enunciados.
Na
conclusão, de facto, é feito um resumo dos argumentos desfilados ao longo do
discurso, em forma de apelo, destacando o esforço do governo para melhorar as
condições de aprendizagem e a necessidade de os alunos se empenharem. Por outro
lado, o orador apela aos estudantes que se esforcem e empenhem, para que as
suas famílias e o país possam orgulhar-se deles.
12. Lido o discurso, indique o objetivo que
está na sua base.
O
objetivo do discurso é consciencializar os estudantes da sua responsabilidade
no sucesso ou insucesso escolar.
13. O discurso é de natureza política.
Enumere três aspetos que configuram essa natureza.
Em
primeiro lugar, o orador é um político – é o presidente dos Estados Unidos da
América; depois, o tema do discurso é a educação; em terceiro lugar, o lugar
(uma escola) e a data (o início do ano letivo) em que é produzido; por último,
possui grande destaque mediático, visto que foi transmitido para todas as
escolas dos EUA.
14. Delimite uma Introdução, um
Desenvolvimento e uma Conclusão.
. Introdução (l. 1 até “… pela sua própria educação.”) –
Apresentação do tema do discurso.
.
Desenvolvimento (“Todos
vocês são bons (…)” até “… é do vosso
país que estão a desistir.”) ‑ Argumentação e exemplificação.
.
Conclusão (“Por isso
hoje quero perguntar-vos…” até ao final) – Apelo e síntese final.