Português

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Reclamação (Sofia Gabriel)

Comissão de Finalistas da Escola
 Secundária Vasco da Gama
Rua Francisco Távora n.º 325
Damaia 6348-215

Agência de Viagens
“Sempre em Festa”
Lisboa, Rua da Esperança

Damaia, 6 de maio de 2011

Assunto: Irregularidades enfrentadas na viagem de finalistas a Cabo Verde


Exmos. Senhores,

Vimos por este meio, informar V. Exas. das irregularidades enfrentadas ao longo da viagem realizada no dia quinze de abril de dois mil e onze, iniciada às oito horas da manhã, na qual enfrentamos o seguinte: a falta de transporte; a ausência do coordenador da agência contratada; o insucesso do programa de viagem escolhido; a falta de profissionalismo relativamente às aulas de ski e ainda os problemas com o pagamento.
Em primeiro lugar, deparámo-nos com a falta de transporte no local de encontro planeado, como tal, tivemos de recorrer a um táxi para chegar ao local pretendido (Lisboa). Após a chegada a Lisboa, esperava-nos um funcionário de uma outra empresa, quando o que estava planeado era a presença de um agente da sua empresa. Tivemos também problemas com o programa de viagem, uma vez que, escolhemos um que continua massagens de cinco minutos após as aulas de ski; livre-trânsito para festas e Dj sets diários e ainda um diploma de ski. Não obstante, apenas tivemos acesso ao programa básico, que era muito mais barato do que aquele que fora pago por nós e que não incluía nenhum dos extras anteriormente referidos, o que só agravou ainda mais a situação. No entanto, relativamente às aulas de ski, não foi apenas na ausência do diploma que tivemos problemas, visto que, embora tenha sido afirmado que todo o grupo de finalistas era principiante, fomos colocados em níveis diferentes, pondo assim a nossa vida em risco, pois não tínhamos qualquer tipo de experiencia no desporto referido. Para finalizar, tivemos ainda problemas com o pagamento da viagem, uma vez que não nos foram fornecidos os recibos de pagamento da viagem.
Como tal, cabe a V. Exas. tratar dos danos e assumir a devida responsabilidade, vimos então exigir o seguinte: o reembolso da verba paga aos táxis que nos levaram a Lisboa; o reembolso do dinheiro pelo kit, visto que apenas usufruímos de um muito mais barato e ainda os recibos do pagamento da viagem.
Apresentamos os nossos melhores cumprimentos e esperamos que nos responda rapidamente.

O representante dos finalistas




                                                                 



 (Bruno Paiva)  

Anexos: Valor pago aos táxis – 20 euros por pessoa (35 finalistas)

Reclamação (Sónia Sequeira)


Comissão de Finalistas
Rua Heróis de Castelo Rodrigo, nº 21
6440-249 Figueira de Castelo Rodrigo
Agência de Viagens TAP
Rua São Bernardo, 160
6440-235 Lisboa

Figueira de Castelo Rodrigo, 7 de Novembro de 2008

Assunto:  Problemas com a organização da viagem de finalistas.

Exmo. Senhor Diretor da agência,                                                                                                                        

Vimos por este meio, comunicar a Vossa Excelência que recorremos á sua agência de viagens para a organização da nossa viagem de finalistas, no dia 20 de Setembro das 15:00h ás 16:00h. Mas no dia da viagem, deparamo-nos com várias irregularidades que surgiram ainda em Portugal.
Apesar de estar tudo tratado, tivemos vários problemas. Fomos obrigados a recorrer  a um taxi, por falta de transporte. Ao chegarmos a Lisboa, fomos inesperadamente recebidos por um funcionário de uma outra agência e não pelo coordenador da agência contratada. O nosso programa tinha várias atividades,  livre-trânsitos para festas e DJ sets diários, massagens de 5 minutos  depois das aulas de ski, bem como um diploma do curso de ski mas, em vez disso, só tuvemos direito ao programa básico, que não incluía nada do qe atrás referimos. Fomos inseridos em níveis diferentes nas aulas de ski, no qual todos eramos principiantes. E para acabarmos em mais um desastre, não nos foram fornecidos os recibos do pagamento da viagem.
Em concreto, fomos obrigados a reclamar os serviços da sua agência, pelas razões acima referidas, porque fomos claramente enganados, o programa não correu como o previsto, e agradeciamos que começasse a ter mais atenção aos programas estabelecidos pela sua agência, para não ocorrerem mais erros. E pediamos que a agência nos indemniza-se de uma certa forma, ou tentar remediar estes erros gravíssimos em que nos colocou.
Apresentamos os nossos melhores cumprimentos
Comissão de Finalistas do Agrupamento de Figueira de Castelo Rodrigo
João Fernandes

Reclamação (Daniela Fidalgo)


Comissão de Finalistas
do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo
Av. Heróis de Castelo Rodrigo, número 40
6440 – 113, Figueira de Castelo Rodrigo

Agência de Viagens L&D
                                                                       Rua D. Miguel Crespo, número 144
                                                                                   6200 – 100, Lisboa

Figueira de Castelo Rodrigo, 6 de Outubro de 2011

Assunto: Problemas surgidos no começo da viagem de finalistas.

Ex.mos Senhores,

Venho por este meio comunicar aos caríssimos senhores que, na sequência de uma viagem de autocarro entre Lisboa a Andorra, o transporte que deveria estar no local combinado entre a Comissão e a agência, não compareceu e tivemos de recorrer a outro transporte, o táxi.
Já em Lisboa, fomos ao local combinado com o funcionário da agência para nos receber, mas encontramos um outro cavalheiro de outra agência. O programa que estava no contrato que tínhamos aceitado, não era o mesmo que usufruímos, pois foi – nos ‘’oferecido’’ um programa barato sem metade do que tínhamos escolhido.
Pedimos também, aulas de ski para os finalistas, todos inexperientes, fomos colocados em níveis muito superiores. Estávamos há espera de receber os recibos da viagem mas não nos foram fornecidos para a comissão de finalistas.
            Sem outro assunto de momento, apresento os meus cumprimentos e agradecia resposta.

                                                                                  A Comissão de Finalistas.
                                                                                              Daniela Fidalgo

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Uma mãe interessada

Aluno copiou em teste com ajuda da mãe através de SMS

          Um aluno do 5.º ano do Agrupamento Vertical Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, em Chaves, foi surpreendido pela professora a copiar num teste, com a ajuda da mãe, que lhe enviava mensagens escritas de telemóvel com as respostas das perguntas.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Reclamação (Daniela Ezequiel)


Comissão de Finalistas do
Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo
Rua Heróis de Castelo Rodrigo, nº306
6440-137 Figueira de Castelo Rodrigo
Agência de Viagens XTrip
Rua dos Limoeiros
6440-253 Lisboa

            Figueira de Castelo Rodrigo, 6 de Outubro de 2011

            Assunto: Problemas com a organização da viagem de finalistas.

            Exmos. Senhores,

            Vimos, por este meio, comunicar a Vossas Excelências que a nossa comissão recorreu à agência XTrip para a organização da nossa viagem de finalistas, mas no dia houve a ocorrência de falta de transporte no ponto de encontro e, em vez do autocarro que a agência deveria providenciar, tivemos de recorrer a um táxi.

            Em Lisboa, no local onde deveríamos ser recebidos por um coordenador da agência XTrip mas este não se encontrava no local, no seu lugar deparámo-nos com um outro funcionário, mas este trabalhava para uma outra empresa. Um outro problema que nos demos conta foi com o programa, o escolhido deveria ter massagens de 5 minutos após as aulas de ski, livre-trânsito para festas, etc. Mas ao chegarmos, não tivemos acesso a nenhum dos extras referidos, apenas recebemos o programa básico.
            Outros dos problemas forma nas aulas de ski, onde deveríamos ser todos inseridos no mesmo nível mas isso não se sucedeu e por último, não foram fornecidos recibos do pagamento da viagem.

            Devido às razões apresentadas anteriormente, esperemos que a agência XTrip se responsabilize pelo sucedido, ao dar-nos uma indemnização no valor 380 euros, este valor servirá para o cobrir as despesas que tivemos. Se a vossa agência não se responsabilizar pelo ocorrido num prazo de duas semanas, recorreremos ao meio jurídico.

            Sem outro assunto de momento, encerramos assim o nosso comunicado, desejando comprimentos para Vossas Excelências.

(Directora da Comissão de Finalistas)
Rebeca Amador 

Reclamação (José Vicente)


Finalistas da Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo
Avenida Heróis de Castelo Rodrigo
6440- 131 Figueira de Castelo Rodrigo
Operadores de Viagens Nacionais e Internacionais
Avenida D. Afonso Roberto
3520 – 113 Lisboa

Figueira de Castelo Rodrigo, 2 de Maio de 2010

Assunto: Má gestão na organização da viagem de finalistas.

            Ex. mos  senhores,

            Vimos, por este meio, comunicar a vossas excelências que, na sequência da viagem Figueira de Castelo Rodrigo – Andorra, que se iniciou no dia sete  ao dia catorze de abril de 2010, foram observadas várias irregularidade.
            Inicialmente, a falta de um transporte até Lisboa levou-nos a recorrer a um táxi, senão não chegávamos a horas.
            Quando chegámos lá, estava um funcionário de uma outra agência à nossa espera, em vez de estar um da própria agência. Quando  afirmámos contrato,  estava lá pronunciado, que nós, os estudantes, iríamos ter massagens de cinco minutos depois das aulas de ski, bem como livres trânsitos para festas, mas nada disto foi concretizado. Tivemos apenas direito ao programa mais básico. Nas mesmas aulas de ski, alguns dos nossos colegas que não sabiam a prática do desporto, foram inseridos no meio dos alunos que já sabiam. Outro grande problema, foi não nos darem os recibos do pagamento da viagem. Pedimos a marcação de uma reunião para acertarmos as ditas contas, como o dinheiro dos táxis e o resto. Caso não obtenhamos respostas, recorreremos obviamente  à justiça.
            Despedimos – nos com os máximos cumprimentos:
Finalistas 2009 – 2010
António Farias

Reclamação (Ana Almeida)


Comissão de Finalistas da Escola Secundária de Almeida                                                                                                                                             
Rua da Fé ,45                                                                                                                                                                                4640-211-Almeida                                         
                                                                            APF(Agência Programas para Finalistas)
                                                                                                        Rua da Conceição,225
                                                                                                                 1600-214 Lisboa


Almeida,5 de Junho de 2012
Assunto: Não cumprimento do contacto da viagem de finalistas

Ex.mos Senhores,
   Vimos , por este meio , comunicar a V.Ex.as que , na sequência de uma viagem de finalistas entre Lisboa e Andorra fomos nos apercebendo que as cláusulas que tínhamos acordado no contrato não correspondiam ao que estava acontecendo.
   Apesar de nos ter agradado bastante o contrato que foi acordado , os problemas começaram a surgir em Portugal, em Lisboa não se encontrava o autocarro para nos levar até ao aeroporto como combinado e tivemos que chamar um táxi par nos deslocarmos de Lisboa até o aeroporto e nada fazia prever que se passou a seguir.                                                              .                                                                                                                                         Ainda em Lisboa , a pensarmos  sermos  recebidos pelo  coordenador da agência com quem fizemos o contrato , estava um funcionário de uma outra agência.
   O programa de viagem que escolhemos contemplava massagens de 5 minutos depois das aulas de ski, livre-trânsito para festas s DJ sets diários, bem como um diploma do curso de ski , mas tivemos apenas direito ao programa básico que não incluía os extras acima referidos .
   Nas aulas de ski a que tivemos direito, fomos inseridos em níveis diferentes, apesar de termos informado  com antecedência que éramos todos principiantes.                                                                                                                                                                            
   E, por último , não nos foram fornecidos os recibos do pagamento da viagem.
   Contudo, cabendo a V.Ex.as  assumir a responsabilidades pela violação dos nossos direitos , vimos , por este meio, exigir que nos indemnizem pela violação do nosso acordo estabelecido no contrato, no valor de 500 euros. Caso não recebamos nenhuma comunicação da vossa parte nesse sentido, num prazo máximo de 10 dias , recorreremos à via judicial para a defesa dos nossos direitos.

Sem outro assunto de momento , apresentamos os nossos melhores cumprimentos e subscrevemo-nos,

                                                                                                                  O Representante dos finalistas 
                                                                                                                                           Ricardo Gomes

Anexos: Cópia do recibo da viagem
                que fizemos de táxi de Almeida
               até Lisboa 

sábado, 5 de novembro de 2011

Pet Shop Boys: "Suburbia" (1986)


Modalidade (G 2011 - 2 - C)


Correção

1.1.
a) Modalidade apreciativa.
b) Modalidade apreciativa.
c) Modalidade epistémica, valor de certeza.
d) Modalidade epistémica, valor de dúvida.
e) Modalidade apreciativa.
f) Modalidade apreciativa.
g) Modalidade epistémica, valor de possibilidade.
h) Modalidade epistémica, valor de probabilidade.

1.2.
a) A modalidade é construída através do recurso ao advérbio de frase «felizmente».
b) A modalidade é construída através das exclamações, da construção sintática iniciada com «que» e do adjetivo «trágico».
c) A modalidade baseia-se no uso do advérbio «seguramente» e de uma frase declarativa.
d) A dúvida é expressa através do advérbio «talvez», que implica o recurso ao modo conjuntivo.
e) A modalidade assenta o uso da expressão «É lamentável» e da exclamação.
f) Neste caso, o desejo é expresso através do verbo «ser», conjugado no condicional e do adjetivo «fantástico».
g) A modalidade assenta no recurso ao verbo «poder».
h) A ideia de probabilidade é traduzida pelo uso do verbo «dever», conjugado com o advérbio «já».

1.3.
a) O Benfica, infelizmente, não conseguiu derrotar o Beira-Mar.
b) Credo! Não deve ter havido desenlace mais trágico de uma peça de teatro.
c) É possível que o Rafael fale demais durante as aulas.
d) Provavelmente, o Glorioso voltará a ser campeão europeu.
e) Duvido que seja lamentável que a Sónia use telemóvel nas aulas de culinária.
f) Certamente, o Valente sabe tirar fotografias decentes à namorada.
g) O extraordinário cavaleiro António pode praticar hipismo aos fins de semana.
h) A Sofia já leu alguns capítulos de Os Maias, visto que se referiu a alguns aspetos da obra numa das últimas aulas.



2.1.
Tipos de modalidade e respetivos valores
Exemplos textuais
Apreciativa
. “São piores os homens que os corvos.”
. “E a tísica? Fechada, e com o ferro aceso!”
. “E fina-se ao desprezo!”
. “Nada de equívocos!”
Deôntica
Valor de obrigação


. “Ouvi também agora as vossas repreensões.”
. “E vós, Miranda, tornai para onde vos mandei; ide já e fazei como vos disse.”
. “tens de aceitar a lei (…) tens de morrer… tens de ficar de braços cruzados.”
. “Não se pode exigir que as novas gerações (…)”
Valor de permissão
. Entrai, irmão, entrai.”
Epistémica
Valor de certeza

. “Esta é a senhora D. Madalena de Vilhena.”
. “Ignora que a asfixia a combustão de brasas.”
. “Traíste um amigo teu…”
. “Tu declaraste bem alto a tua amizade pelo Cohen.”
Valor de possibilidade
. “se as pode haver… como só imagino que as possa haver”
Valor de probabilidade
. “Deve estar lindo no campo!”

3.1.
a) Constatação: «Vejo que somos nós que fazemos o nosso futuro.»
b) Certeza: «Estou certo de que somos nós que fazemos o nosso futuro.»
c) Suposição: «Suponho que seremos nós que faremos o nosso futuro.»
d) Apelo: «Sejamos nós a construir o nosso futuro.»
e) Obrigação: «Temos o dever de ser nós a construir o nosso futuro.»
f) Possibilidade: «Talvez sejamos nós a construir o nosso futuro.»
g) Dúvida: «Não sei se seremos nós que fazemos o nosso futuro.»


. Ficha [aqui].

Estrutura do discurso de Obama

Estrutura
Assunto
Exemplos
INTRODUÇÃO
(l. 1 – l. 30)

. Definição do auditório.
. Apresentação do tema: a responsabilidade de cada aluno pela sua educação.

. Pessoal (biográfico) – o próprio Obama.
DESENVOLVIMENTO
(l. 31 – l. 122)

. Argumento 1: Todos são bons em alguma coisa e a escola permite descobri-lo.


. A necessidade de estudo e de trabalho escolar para a descoberta das capacidades pessoais e de sucesso futuro.


. Argumento 2: A importância do estudo para a realização pessoal e para o progresso do país.


. Progressos na Medicina (a cura de doenças graves).
. Proteção do ambiente.
. Combate à pobreza, ao crime e à discriminação.
. Promoção da justiça, da liberdade e da igualdade.
. Promoção do emprego e desenvolvimento da economia.

. Contra-argumento 1: A dificuldade de obter bons resultados escolares.

. Pessoal (o abandono do pai, as dificuldades económicas, etc.; o sucesso, apesar das dificuldades).

. Refutação do contra-argumento: Aproveitamento das segundas oportunidades.
. Pessoal (o curso de Direito; o caso da esposa).
. Contra-argumento 2: Inexistência de oportunidades.

. Ausência de acompanhamento.
. Dificuldades económicas.
. Maus amigos.


. Refutação do contra-argumento: Inexistência de desculpas para a falta de estudo.


. Argumento 3: A necessidade de estabelecer objetivos.

. Atividades escolares, extracurriculares e de voluntariado.

. Contra-argumento 3: A crença no sucesso e na riqueza fáceis veiculada pela televisão.

. Ausência de gosto por algumas disciplinas…
. Possibilidade de não atingir os objetivos à primeira tentativa.


. Refutação do contra-argumento: A necessidade de esforço e de persistência para alcançar o sucesso.

. J. K. Rowling.
. Michael Jordan.

. Exortação: Procura de ajuda em caso de necessidade.


CONCLUSÃO
(l. 123 – final)

. Breve resumo dos melhores argumentos.
. Apelo final.


Reclamação (Manuela Santos)


Comissão de Finalistas da
Escola Secundária de Almeida
Rua da Fé, 45
4753-198 Almeida                                                                                                                                        
NorTravel
                                                                                                          Rua da Conceição, 291
                                                                                                          1602-213 Lisboa

Almeida, 17 de Maio de 2011

Assunto: não cumprimento do contrato da viagem de finalistas

Ex.mos  Senhores,

Vimos, por este meio, comunicar a V.Ex.as  que, na sequência de uma viagem de avião entre Portugal  e Andorra, ao chegarmos ao local começámo-nos a aperceber de que estavam em falta algumas das cláusulas assinadas no contrato.
Logo no início, não estava presente o autocarro no local e hora combinados, que nos iria transportar até Lisboa. Visto que não estava presente, fomos obrigados a recorrer a táxis, o que nos custeou imenso, mas permitiu que não perdêssemos o voo.
O problema seguinte surgiu quando chegámos a Lisboa e fomos recebidos por um funcionário de outra agência, em vez de sermos recebidos por um coordenador da agência contratada. Conforme foi acordado, o programa de viagem por nós escolhido contemplava vários direitos tais como massagens de 5 minutos depois das aulas de ski, livre-trânsito para festas e DJ sets diários, bem como um diploma do curso de ski, no entanto apenas tivemos acesso a um programa básico que não incluía nenhum destes extras. Nas aulas de ski, fomos inseridos em níveis avançados, embora a entidade organizadora fosse antecipadamente avisada de que todos éramos de nível principiante.
Para finalizar todos estes problemas, nem sequer tivemos acesso aos recibos do pagamento da viagem.

Portanto, cabendo a V.Ex.as  assumir a responsabilidade de todos os problemas e falhas da nossa viagem de finalistas, vimos, por este meio, exigir que sejamos indemnizados pelo programa básico que nos foi apresentado (o programa mais barato) de modo  a que nos seja devolvido o restante dinheiro. Exigimos também que sejamos contactados dentro de cinco dias para a resolução do problema.

Sem outro assunto, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

                                                                                                 O representante dos finalistas,

(Filipa Arrepia)
                                                                                                                            

Anexos: recibo do custo da viagem de táxi
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...