Português: Caracterização de Mustapha Mond

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Caracterização de Mustapha Mond

            Mond é um dos dez controladores mundiais, presentemente o Controlador Mundial Residente da Europa Ocidental. Ele já foi um jovem cientista ambicioso que realizou pesquisas ilícitas. Quando o seu trabalho foi descoberto, foi-lhe dada a opção de se exilar ou de treinar para se tornar um Controlador Mundial. Acabou por escolher desistir da ciência e atualmente censura descobertas científicas e exila as pessoas por crenças não-ortodoxas.
            Por outro lado, mantém uma coleção de literatura proibida no seu cofre, incluindo Shakespeare e escritos religiosos. O nome Mond significa "mundo", e Mond é realmente a personagem mais poderoso do mundo deste romance.
            De facto, é o proponente mais poderoso e inteligente do Estado Mundial. No início do romance, é a sua voz que explica a história do Estado Mundial e a filosofia em que se baseia. Mais à frente na obra, é o seu diálogo com John que expõe a diferença fundamental de valores entre a sociedade do Estado Mundial e o tipo de sociedade representada nas peças de Shakespeare.

Mustapha Mond é uma figura paradoxal. Ele lê Shakespeare e a Bíblia e costumava ser um cientista de mente independente, mas também censura novas ideias e controla um estado totalitário. Para Mond, os objetivos finais da humanidade são a estabilidade e a felicidade, em oposição a emoções, relações humanas e expressão individual. Ao combinar um firme compromisso com os valores do Estado Mundial com uma compreensão diferenciada da sua história e função, esta personagem representa um formidável oponente para John, Bernard e Helmholtz.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...