Português: Os presságios de Romeu e Julieta

sábado, 21 de dezembro de 2019

Os presságios de Romeu e Julieta

Presságio é uma das principais técnicas dramáticas de Romeu e Julieta. O fim trágico dos amantes é prenunciado direta e sutilmente desde o início da peça. Esses presságios enfatizam que o destino dos amantes é inevitável e que o seu senso de liberdade é uma ilusão. Prever também cria a sensação de que o enredo está avançando sem parar, assim como as paixões de Romeu e Julieta, Montecchio e Capuleto, Tebaldo e Mercúcio aumentam incontrolavelmente.

As mortes de Romeu e Julieta

As mortes de Romeu e Julieta são os eventos mais prenunciados em qualquer uma das peças de Shakespeare. Aprendemos que os amantes morrerão no prólogo: "Um casal de estrelas cruzadas ... com a morte enterra a luta dos pais". A enfermeira lembra que a infância de Julieta foi cheia de presságios infelizes: houve um terremoto no dia em que foi desmamada e, quando aprendeu a andar, "quebrou a testa" (1.3.). Romeu prevê que ir ao baile dos Capuletos terá "alguma consequência" que terminará em "morte prematura" (1.4.). Os dois amantes anunciam a Frei Lourenço que cometerão suicídio se não puderem ficar juntos. Romeu diz: “Venha, morte. e seja bem-vinda. Julieta assim o deseja.”. Julieta tem uma visão de Romeu “Como alguém morto no fundo de uma tumba” (3.5). Esse presságio pesado da morte dos amantes enfatiza que eles estão presos nos seus destinos. Prever também tem o efeito de fazer o amor de Romeu e Julieta parecer mais precioso. Como o público pode ver que os amantes não terão muito tempo juntos, ficamos mais emocionados com os momentos felizes que eles têm.

As mortes de Mercúcio e Tebaldo

O crescente conflito entre Montecchios e Capuletos prenuncia que Mercúcio e Tebaldo morrerão lutando. A primeira cena da peça (depois do prólogo) termina com uma luta entre Montecchios e Capuletos. Tebaldo é o grande responsável por isso. Quando ele vê Romeu no baile Capuleto, jura vingança (1.5.). Da próxima vez que vemos Mercúcio, está a zombar da habilidade de Tebaldo como duelista (2.4.). Quando Benvólio sugere que ele e Mercúcio devem evitar os Capuletos porque "se nos encontrarmos, não fugiremos de uma luta", o segundo ignora-o. Nessa altura, o público sabe que Tebaldo e Mercúcio compartilham o mesmo orgulho na sua capacidade de lutar. Podemos ver que ambos estão com disposição para uma luta. Quando Tebaldo entra, as mortes dos dois homens começam a parecer inevitáveis.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...