Português: Análise do enredo de Romeu e Julieta

sábado, 21 de dezembro de 2019

Análise do enredo de Romeu e Julieta

Romeu e Julieta é uma peça sobre o conflito entre o amor das personagens principais, com o seu poder transformador, e a escuridão, o ódio e o egoísmo representados pelo feudo das suas famílias. Os dois amantes adolescentes, Romeu e Julieta, apaixonam-se na primeira vez em que se veem, mas a briga das suas famílias exige que continuem sendo inimigos. Ao longo da peça, os poderosos desejos dos amantes chocam diretamente com o ódio igualmente poderoso das suas famílias. Inicialmente, podemos esperar que os amantes provem a força unificadora que une as famílias. Se a peça fosse uma comédia, as famílias veriam a luz da razão e resolveriam a sua disputa, Romeu e Julieta teriam um casamento público e todos viveriam felizes para sempre. Mas a disputa entre Montecchio e Capuleto é poderosa demais para os amantes vencerem. O mundo da peça é um lugar imperfeito, onde a liberdade de tudo, exceto o amor puro, é uma meta irrealista. Por fim, as personagens que amam resolvem a disputa, mas pelo preço de suas vidas.
Romeu e Julieta começam a peça encurralados por seus papéis sociais. Romeu é um jovem que deve perseguir mulheres, mas escolheu Rosalina, que jurou permanecer virgem. A maneira como Romeu fala sobre ela sugere que ele está desempenhando um papel em vez de sentir uma emoção verdadeira e dominadora. Ele expressa a sua frustração através de clichés que fazem o seu primo Benvólio rir dele. Também se espera que Romeu fique entusiasmado com a disputa com os Capuletos, mas ele considera-a tão miserável quanto o seu amor: Quando encontramos Julieta, ela está no seu quarto, fisicamente presa entre a enfermeira e a mãe. Enquanto jovem, o seu papel é obedientemente esperar que os seus pais a casem com alguém. Quando a mãe anuncia que Páris será o futuro marido de Julieta, a resposta de jovem é obediente, mas sem entusiasmo. Essas cenas iniciais revelam as personagens de Romeu e Julieta e apresentam os temas do amor, sexo e casamento que dominam o restante da peça.
O incidente que desencadeia a trama é a decisão de Romeu de participar na festa dos Capuletos. Essa decisão é a primeira tentativa dele de se libertar do papel que o restringe. Benvólio aconselhou-o a superar Rosalina dando atenção a outras mulheres. Ao ir para a casa dos Capuletos, Romeu também está temporariamente ignorando o seu papel social como Montecchio, que deve lutar com os Capuletos. Infelizmente, Tebaldo vê a presença de Romeu como uma "intrusão" e jura vingança: "essa intrusão deve / agora parecer doce, converter-se em um pouco de irritação". A raiva de Tebaldo aumenta as apostas para a presença de Romeu na festa e prenuncia o seu eventual duelo. Na linha seguinte, depois da saída de Tebaldo, Romeu e Julieta encontram-se. Agora Romeu corre riscos igualmente altos se ficar ou se sair da festa. Se ele ficar, corre o risco da ira de Tebaldo, mas, se for embora, não terá mais tempo com Julieta. Ele arrisca a sua vida por amor, estabelecendo os altos riscos do relacionamento dos amantes. Quando Romeu e Julieta conversam, reforçam a extraordinária singularidade do seu novo amor, usando a linguagem religiosa de "peregrinos", "santos" e "orações", sugerindo que o seu amor escapará das limitações terrenas.
Após a festa, Romeu volta para encontrar Julieta. O amor deles dá aos dois amantes uma sensação de liberdade. Romeu parece estar voando com as "asas leves do amor". Julieta sente que o seu amor é "tão ilimitado quanto o mar". Ela acredita que o amor pode libertar os dois das suas famílias (II, 2). Na cena seguinte, encontramos Frei Lourenço, que nos lembra que, por mais que algo pareça bom, nunca pode ser totalmente imaculado pelo mal (II,3). No final da cena, no entanto, até o frade é tomado pela excitação dos amantes. Ele acredita que o amor deles pode acabar com a disputa entre Montecchio e Capuleto, e concorda em os casar. As próximas cenas são mais uma comédia shakespeariana do que uma tragédia. Mercúcio e a enfermeira fazem piadas obscenas. Romeu e Julieta apresentam um plano astuto para se casar sob o nariz de seus pais. Parece que a luta entre as suas famílias realmente pode acabar. No final do segundo ato, os amantes casam-se.
Assim que os amantes se casam, felizes, a peça muda de comédia para tragédia. Tebaldo ainda procura vingança pela decisão de Romeu de assistir ao baile dos Capuletos. Romeu, acreditando-se livre da luta pelo seu casamento secreto com Julieta, recusa-se a lutar contra Tebaldo. Mas a liberdade de Romeu é uma ilusão. Tebaldo provoca Mercúcio e este desafia-o. Eles lutam e Mercúcio morre. Agora, o dever de Romeu com seus novos sogros, os Capuletos, entra em conflito com o seu dever de vingar a morte do amigo. Romeu mata Tebaldo. Embora tenha sido provocado para o assassinato e tivesse sido morto se não tivesse matado primeiro, ele não é mais uma personagem inocente e sem culpa. Agora parece improvável que Romeu e Julieta possam viver felizes juntos. Romeu é banido de Verona. Antes de partir, ele e Julieta passam a primeira e a última noite juntos. A cena é agridoce e comovente. porque eles sabem que logo se separarão, e a plateia entende que esse pode ser o último momento em que os amantes se veem vivos. Ao amanhecer, Romeu e Julieta tentam acreditar que a manhã ainda não chegou, pois o novo dia traz apenas tristeza (3.5).
Nas cenas finais, Romeu e Julieta estão mais presos do que nunca. Nenhuma das personagens pode voltar a ser quem era antes de se conhecerem, mas a possibilidade de estarem juntos é muito pequena. A situação parece impossível, e a realidade intromete-se por todos os lados. Para Romeu, a realidade toma a forma da sua expulsão para Mântua. Para Julieta, a realidade é o casamento iminente com Páris. Os destinos separados dos dois amantes aproximam-se. Numa tentativa desesperada de escapar do seu casamento com Páris, Julieta finge a sua própria morte, usando uma poção para dormir dada por Frei Lourenço. A realidade intromete-se mais uma vez num surto de peste em Mântua, o que impede Romeu de receber a notícia de que Julieta está apenas dormindo. Romeu corre para o túmulo dela, onde encontra Páris. Romeu, rendendo-se às circunstâncias que o prenderam no seu papel trágico, mata o oponente, entra no túmulo de Julieta e mata-se momentos antes de ela acordar. Quando Julieta encontra Romeu morto, apunhala-se com a sua adaga. Ao matar-se, os amantes aceitam que estão presos pelo destino. Ao mesmo tempo, escapam do mundo que os manteve separados.


Tradução de SparkNotes

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...