Português: Ponto de vista em Romeu e Julieta

sábado, 21 de dezembro de 2019

Ponto de vista em Romeu e Julieta

O ponto de vista da peça é compartilhado entre os dois amantes. Na primeira metade da obra, Romeu é o ponto de vista dominante. Passamos a maior parte do tempo com ele, e ele é a personagem que mais faz para avançar na ação. Quando o conhecemos, está desesperado com o amor não correspondido de Rosalina. Como vemos, a sua decisão de participar na festa dos Capuletos do ponto de vista dele, sabemos que espera encontrar Rosalina. Da mesma forma, vemos Julieta em casa com sua mãe e sua enfermeira, discutindo um possível casamento com Páris. Como Romeu, ela planeia participar na festa para conferir um possível companheiro. Ao apresentar o público a cada personagem antes de se conhecerem, a peça permite-nos ver quem eles são como indivíduos e como são mudados pelo amor. Romeu, inicialmente, parece mais apaixonado pela ideia de amor do que a própria Rosalina, enquanto Julieta parece hesitar em se apaixonar, dizendo que o casamento "é uma hora com a qual eu não sonho".
Na segunda metade da peça, o ponto de vista de Julieta torna-se o dominante. Agora, é ela quem avança na ação, traçando um plano para evitar o seu casamento com Páris. Nas cenas posteriores, passamos mais tempo com Julieta do que com Romeu: ele não aparece no Ato IV. Julieta também tem mais solilóquios do que ele, por isso temos maior acesso a seus pensamentos e sentimentos internos à medida que a história do casal passa de romântica para trágica. Como vemos muita ação através do ponto de vista de Julieta e ouvimos muitos dos seus pensamentos internos, acreditamos que seu amor por Romeu é autêntico e ela está disposta a fazer qualquer coisa para sustentar esse amor. Ao dar-lhe tanta vontade na parte posterior da peça, Shakespeare retrata Julieta como uma personagem igualmente poderosa e importante como Romeu. O ponto de vista compartilhado da peça ajuda o público a entender que o enredo é dirigido por ambas as personagens agindo juntas em busca de um objetivo comum, em vez de uma personagem masculina perseguindo uma personagem feminina que eventualmente concorda.
Várias personagens de Romeu e Julieta oferecem contrapontos ao ponto de vista dos amantes. A inteligência e o carisma de Mercúcio convidam o público a compartilhar a sua visão cínica de amor e romance. Enquanto os amantes acreditam que o seu amor é puro e importante, Mercúcio acredita que, na realidade, o amor se resume ao desejo sexual. Como nos sentimos próximos do ponto de vista de Mercúcio, ficamos aborrecidos quando ele é morto e simpatizamos com o desejo de Romeu de vingar a sua morte. O ponto de vista de Frei Lourenço também oferece uma perspetiva sobre as paixões extremas das outras personagens da peça. Os seus discursos calmos, bem fundamentados e equilibrados, mostram-nos até que ponto as outras personagens da peça foram varridos pela paixão. Os seus discursos também são longos, medidos e um pouco aborrecidos. Enquanto ele fala, desejamos voltar à emoção da paixão dos amantes. Como Frei Lourenço é um homem religioso, o contraste entre o seu ponto de vista e o dos amantes sugere que a paixão é uma tentação, e à qual nós mesmos somos vulneráveis.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...