Português: Romeu e Julieta estão, realmente, apaixonados?

sábado, 21 de dezembro de 2019

Romeu e Julieta estão, realmente, apaixonados?

Hoje, dizemos que uma obra como Romeu e Julieta descreve um amor que ultrapassa todos os limites, mas uma leitura atenta da peça sugere que os sentimentos dos amantes são mais complicados do que o amor puro. Se olharmos, podemos encontrar muitas evidências de que o amor de Romeu e Julieta um pelo outro é, pelo menos inicialmente, imaturo. Romeu começa a peça alegando estar apaixonado por outra mulher, Rosalina. Quando vê Julieta, abandona Rosalina antes mesmo de falar com o seu novo amor, o que sugere que os seus sentimentos por ambas as mulheres são superficiais. Enquanto isso, Julieta parece estar motivada por desafiar os pais. Ela não está entusiasmada com a escolha do marido pelos seus pais e, na festa em que deveria conhecer Páris, beija Romeu depois de trocar apenas catorze linhas de diálogo com ele. Quando Romeu volta para a ver, ela concentra-se no casamento. Para Julieta, parte do apelo do casamento é que ela a libertará dos pais: "Não serei mais um Capuleto". Ela compara Romeu a um falcão manso – um "gentil da borla" –, o que sugere que ela acredita que pode controlá-lo. O amor de Julieta por Romeu parece ser pelo menos em parte um desejo de ser libertado do controle de seus pais por um marido que também não pode controlá-la.
Personagens mais experientes argumentam que a frustração sexual, e não o amor duradouro, é a causa da paixão de Romeu e Julieta um pelo outro. Mercúcio diz a Romeu "esse amor impetuoso é como um grande natural que corre para cima e para baixo para esconder sua bugiganga num buraco". Sempre que Romeu tenta demonstrar a seriedade do seu amor, Mercúcio diminui-o com piadas sexuais. Quando Romeu corre o risco de voltar à casa dos Capuletos para ver Julieta novamente, Mercúcio diz-lhe que ele está apenas frustrado sexualmente. A enfermeira aponta o elemento sexual do amor de Julieta. Quando ela volta do encontro com Romeu pela primeira vez, a Enfermeira descreve-o em termos físicos. Mais tarde, quando Romeu é banido, a enfermeira sugere que Julieta ficará mais feliz com Páris, porque ele tem uma aparência melhor.
No entanto, enquanto as duas personagens se podem ter apaixonado inicialmente devido a uma mistura de conveniência e luxúria, a linguagem de Romeu e Julieta mostra a sua paixão amadurecendo em amor verdadeiro. Nas cenas de abertura, Romeu faz Benvólio e Mercúcio rirem com os seus clichés sobre o amor. Quando vê Julieta, os clichés desaparecem e ele começa a descrever os seus sentimentos em termos originais. Quando estão juntos, Romeu e Julieta criam um vocabulário compartilhado. No primeiro encontro, eles compõem um soneto juntos, usando a linguagem religiosa da peregrinação. Os dois começam a usar a linguagem astrológica para descrever o seu amor. À medida que o relacionamento se desenvolve, usam menos rima, o que faz com que a linguagem pareça menos artificial. Essas mudanças no idioma dos amantes mostram que eles estão crescendo juntos. Na sua cena final, antes se separarem para sempre, Romeu e Julieta estão à beira de falar sobre algo que não seja o seu amor frustrado antes de serem impedidos de ter a sua primeira conversa real pela expulsão de Romeu. A tragédia dos protagonistas é que os amantes nunca têm a oportunidade de ver se o seu amor se transformará num relacionamento maduro e duradouro.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...