Português: Análise da Cena VI do Ato I de Frei Luís de Sousa

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Análise da Cena VI do Ato I de Frei Luís de Sousa

● Nesta cena, de extensão muito reduzida, Miranda anuncia a chegada de Manuel de Sousa.


● Por outro lado, nela é revelada a doença de Maria, que manifesta mais um sintoma de tuberculose, a acuidade auditiva e visual: “É extraordinária esta criança; vê e ouve em tais distâncias…”. Os tuberculosos possuem uma acuidade especial ao nível da visão e da audição.


Papel de Frei Jorge

Nesta cena, Frei Jorge é o mensageiro portador de notícias: é por ele que D. Madalena sabe que os governadores que representam o rei espanhol se pretendem alojar no palácio de Manuel de Sousa.
Ocasionalmente, Frei Jorge cumpre a função/o papel semelhante à do Coro da tragédia clássica, enquanto conselheiro (revelando moderação e sensatez), portador de notícias, veículo de expressão de temores e sinais (indícios) do que o futuro poderá trazer.


Elementos trágicos da cena

Agón de Maria:
- com o pai: a hipótese de falta de patriotismo do pai aventada na cena 3 não tem fundamento;
- com os governantes de Lisboa (I, cena 5):
1. a razão de Maria é simples e sábia: os governantes ilegítimos, no momento das desgraças provocadas pela peste, fogem do meio do povo; o rei natural, «pai comum de todos», fica junto do seu povo, «onde a miséria fosse mais e o perigo maior, para atender com remédio e amparo aos necessitados». E acrescenta: «Eu entendia, se governasse, que o serviço de Deus e do rei me mandava ficar…»;
2. por isso, no momento em que o pai resolve lutar, à sua maneira, contra os tiranos, também ela resiste à tirania e lança a ideia de lutar e organizar a defesa, para que os governadores não entrem no seu palácio: «Fechamos-lhes as portas. Metemos a nossa gente dentro; o terço de meu pai tem mais de seiscentos homens, e defendemo-nos. Pois não é uma tirania?... E há de ser bonito! Tomara eu ver seja o que for que se pareça com uma batalha».

Presságio/indício: na sua última fala, Frei Jorge expressa a sua preocupação com a saúde de Maria, podendo presumir-se que ela não irá resistir à tuberculose.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...