Português: Análise da Cena V do Ato I de Frei Luís de Sousa

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Análise da Cena V do Ato I de Frei Luís de Sousa

Surgimento das personagens em cena

As personagens não surgem todas em cena em conjunto, mas de forma gradual. Primeiro, Madalena e Telmo; depois, Maria; nesta cena, Frei Jorge; a seguir, Manuel de Sousa. Esta sucessão corresponde ao que se deveria passar no primeiro ato de uma tragédia – prólogo –, em que se apresentam as personagens e se mostra o conflito latente entre elas.


Assunto da cena – notícias trazidas por Frei Jorge:
. saída dos governadores de Lisboa;
. intenção de se hospedarem na casa de Manuel de Sousa e D. Madalena.

Entre 1598 e 1602, houve peste em Lisboa. As notícias trazidas por Frei Jorge contribuem diretamente para o desenvolvimento do conflito. De facto, os governadores tencionam sair de Lisboa, para fugirem à peste, e instalar-se em Almada, na casa de Manuel de Sousa.


Reações das personagens

a) Maria

Maria, graças ao seu temperamento juvenil e gosto pela aventura, manifesta todo o seu patriotismo e considera a intenção dos governadores um ato de cobardia, visto que abandonam o povo, deixando-o entregue à peste e à miséria, e um ato de tirania que deve ser combatido pelo exército do seu pai.
Por outro lado, revela um grande sentido cívico e grande sensibilidade para com as injustiças: ela não aceita que os governadores, que deveriam zelar e cuidar do povo e do seu bem-estar, o abandonem à sua sorte, para se protegerem.
Relativamente a recebê-los em casa, rejeita impetuosamente essa hipótese, defendendo que se deve pegar em armas para os combater. Esta é uma visão romântica do poder e das reais forças das partes em conflito.

b) D. Madalena

D. Madalena reage à notícia de forma mais comedida, mas não deixa de se mostrar indignada com a situação, que considera uma desconsideração pelas senhoras da sua casa.
Por outro lado, perante o sebastianismo da filha, que defende o regresso de D. Sebastião, no qual acredita convictamente, fundamentando a sua posição com a crença do povo, mostra a sua descrença, apoiando-se em elementos mais concretos, isto é, nos relatos dos tios Frei Jorge e Lopo de Sousa, e defende que as crenças do povo são ilusões.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...