● Surgimento das personagens em cena
As personagens não surgem todas em cena em conjunto,
mas de forma gradual. Primeiro, Madalena e Telmo; depois, Maria; nesta cena,
Frei Jorge; a seguir, Manuel de Sousa. Esta sucessão corresponde ao que se
deveria passar no primeiro ato de uma tragédia – prólogo –, em que se
apresentam as personagens e se mostra o conflito latente entre elas.
● Assunto
da cena – notícias trazidas por Frei
Jorge:
. saída dos governadores de Lisboa;
. intenção de se hospedarem na casa de Manuel de
Sousa e D. Madalena.
Entre 1598 e 1602, houve peste em Lisboa. As
notícias trazidas por Frei Jorge contribuem diretamente para o desenvolvimento
do conflito. De facto, os governadores tencionam sair de Lisboa, para fugirem à
peste, e instalar-se em Almada, na casa de Manuel de Sousa.
● Reações
das personagens
a) Maria
Maria, graças ao seu temperamento juvenil e gosto
pela aventura, manifesta todo o seu patriotismo e considera a intenção dos
governadores um ato de cobardia, visto que abandonam o povo, deixando-o
entregue à peste e à miséria, e um ato de tirania que deve ser combatido pelo
exército do seu pai.
Por outro lado, revela um grande sentido cívico e
grande sensibilidade para com as injustiças: ela não aceita que os
governadores, que deveriam zelar e cuidar do povo e do seu bem-estar, o
abandonem à sua sorte, para se protegerem.
Relativamente a recebê-los em casa, rejeita
impetuosamente essa hipótese, defendendo que se deve pegar em armas para os
combater. Esta é uma visão romântica do poder e das reais forças das partes em
conflito.
b) D. Madalena
D. Madalena reage à notícia de forma mais comedida,
mas não deixa de se mostrar indignada com a situação, que considera uma
desconsideração pelas senhoras da sua casa.
Por outro lado, perante o sebastianismo da filha,
que defende o regresso de D. Sebastião, no qual acredita convictamente,
fundamentando a sua posição com a crença do povo, mostra a sua descrença,
apoiando-se em elementos mais concretos, isto é, nos relatos dos tios Frei
Jorge e Lopo de Sousa, e defende que as crenças do povo são ilusões.
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