Português: Resumo do conto "História de um presépio"

sábado, 16 de agosto de 2025

Resumo do conto "História de um presépio"

    No primeiro dia das férias de Natal, as crianças saem cedo de casa, ainda com o nevoeiro a pairar, bem agasalhados com botas, gorros e luvas, transportando um machado, para procurar o pinheiro perfeito no pinhal mais próximo. Eles examinam diversas árvores: umas são muito grandes, outras pequenas, feias ou pouco atraentes. Finalmente, optam por um pequeno pinheiro e cortado com um misto de pena e determinação.
    De regresso a casa, a árvore é colocada dentro de um balde com pedras, perto da chaminé. De seguida, descem até o vale em busca de musgo abundante e viçoso para revestir o presépio, que arrancam com as mãos frias e cheias de caruma. Por vezes, levam também uma cavaca, que será usada para formar a gruta do presépio.
    Com jornais estendidos no chão, caixas para nivelar e o pinheiro firme no balde, as crianças começam a montar o pinheiro. O musgo cobre o chão, as caixas são preenchidas, trilhos são desenhados com farinha (o mesmo ingrediente usado para confecionar as filhós natalícias) e cancelas feitas de cana são espetadas o musgo. A construção é povoada com as escassas figuras que possuem: o Menino Jesus na gruta, junto do burro e da vaca, São José e Nossa Senhora, os Reis Magos e um pastor com o seu borrego. A promessa da mãe de comprar mais imagens nunca se concretiza.
    O pinheiro é decorado ainda com uma estrela feita de papel de prata no topo, fitas delicadas acumuladas ao longo dos anos, além de mais alguns ornamentos simples. Por outro lado, usam algodão para simular neve e espalham-no pelo presépio. Na noite de Natal, colocam um sapatinho junto à chaminé, esperando encontrá-lo cheio de presentes na manhã seguinte. Mesmo antes de dormir, as crianças são surpreendidas pela neve a cair no exterior da casa.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...