Português: Resumo e análise da Cena III do Ato III de Romeu e Julieta

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Resumo e análise da Cena III do Ato III de Romeu e Julieta

Resumo
Na cela de Frei Lourenço, Romeu é tomado pela tristeza e pergunta-se que sentença o príncipe decretou. O frade responde-lhe que tem sorte: o príncipe apenas o baniu. Romeu afirma que o banimento é uma pena muito pior que a morte, pois ele terá de viver, mas sem Julieta. O frade tenta aconselhar Romeu, mas o jovem é tão infeliz que não aceita nada disso e cai no chão. A enfermeira chega e Romeu pede desesperadamente notícias sobre Julieta. Ele assume que a esposa agora pensa nele como um assassino e ameaça esfaquear-se. Frei Lourenço detém-no e repreende-o por não ser viril. O religioso explica que Romeu tem muito a agradecer: ele e Julieta estão vivos, e depois de os problemas acalmarem, o príncipe Della-Scala pode mudar de ideia. O frade estabelece um plano: Romeu visitará Julieta naquela noite, mas terá de deixar o seu aposento e Verona, antes da manhã. Irá depois residir em Mântua até que as notícias do seu casamento se espalhem. A enfermeira entrega a Romeu o anel de Julieta, e esse símbolo físico do seu amor revive o seu espírito. A enfermeira parte e Romeu despede-se do frade. Ele deve preparar-se para visitar Julieta e depois fugir para Mântua.

Análise
Shakespeare cria uma tensão psicológica interessante em Romeu e Julieta, vinculando consistentemente a intensidade do amor jovem com um impulso suicida. Embora o amor seja geralmente o oposto do ódio, violência e morte, Shakespeare retrata a autoaniquilação como aparentemente a única resposta à esmagadora experiência emocional que constitui ser jovem e apaixonada. Romeu e Julieta parecem flertar com a ideia da morte durante grande parte da peça, e a possibilidade de suicídio repete-se com frequência, prenunciando as suas mortes finais no Ato V. Quando Julieta entende mal a enfermeira e pensa que Romeu está morto, ela não pensa que ele foi morto, mas que se matou. E, pensando que Romeu está morto, Julieta decide rapidamente que ela também deve morrer. O seu amor por Romeu não permitirá outro curso da ação.
A ameaça real de suicídio feita por Romeu na cela de Frei Lourenço, na qual ele deseja "saquear / A odiosa mansão" que é o seu corpo para que possa erradicar o seu nome, lembra a cena da varanda, na qual Romeu despreza o seu nome Montecchio na frente de Julieta, dizendo: "Se eu a tivesse escrito, rasgaria a palavra". Na cena da varanda, um nome parecia ser uma coisa simples que podia segurar na sua frente e rasgar. Uma vez rasgado, poderia facilmente viver sem ele. Agora, com uma melhor compreensão de como é difícil escapar às responsabilidades e reivindicações da lealdade da família, de ser um Montecchio, Romeu modifica a metáfora. Ele não se concebe mais como capaz de rasgar o seu nome. Em vez disso, agora deve arrancá-lo do corpo e, no processo, morrer.


Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...