Português: Resumo e análise da Cenas IV e V do Ato IV de Romeu e Julieta

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Resumo e análise da Cenas IV e V do Ato IV de Romeu e Julieta

Resumo
Bem cedo na manhã seguinte, a casa Capuleto fervilha com os preparativos para o casamento. Capuleto manda a enfermeira acordar a filha. Ela encontra Julieta morta e começa a lamentar a situação, logo acompanhada pelos pais. Páris chega com Frei Lourenço e um grupo de músicos para o casamento. Quando descobre o que aconteceu, junta-se aos lamentos. O frade lembra a todos que Julieta foi para um lugar melhor e pede que se preparem para o funeral. Tristemente, eles obedecem e saem.
Deixados para trás, os músicos começam a arrumar os seus apetrechos. Pedro, o servo capuleto, entra e pede-lhes que toquem uma música feliz para aliviar o seu coração triste. Eles recusam, argumentando que tocar essa música seria inapropriado. Irritado, Pedro insulta-os, e os músicos respondem da mesma forma. Depois de lhes dirigir um insulto final, Pedro sai. Os músicos decidem esperar que os enlutados retornem, para que possam comer o almoço que será servido.

Análise
No seu luto por Julieta, os Capuletos aparecem menos como uma força hostil organizada contra os amantes e mais como indivíduos. O público compreende as imensas esperanças que os Capuletos depositaram em Julieta, bem como um sentimento de amor por ela. Da mesma forma, o amor de Páris por Julieta parece totalmente legítimo. O seu lamento não pode ser simplesmente entendido o lamento pela perda de uma esposa que lhe poderia ter trazido fortuna. Parece ser mais pessoal que isso, mais como o pesar pela perda de um ente querido.
Muitas produções de Romeu e Julieta cortam a cena representando Pedro e os músicos. As produções fazem isso por um bom motivo: o humor da cena e os insultos trocados parecem mal colocados num momento tão trágico da peça. Se alguém olhar a cena como um mero alívio cómico, é possível argumentar que ela age como uma espécie de cesura, um momento para o público recuperar o fôlego da tragédia do Ato IV antes de entrar na tragédia ainda maior do Ato V. Se olharmos a cena em contexto com as cenas anteriores que incluem servos, um segundo argumento pode ser apresentando acerca do motivo pelo qual Shakespeare a incluiu. De cada cena que inclui criados, obtemos uma perspetiva única dos acontecimentos da peça. Aqui, na figura dos músicos, temos uma visão profundamente diferente da reação das classes mais baixas à tragédia da morte de Julieta. Inicialmente, os músicos têm receio de tocar uma música feliz, porque ela será considerada imprópria, independentemente das explicações. Afinal, não cabe a um mero músico dar explicações aos nobres que estão de luto. À medida que a cena avança, fica claro que os músicos realmente não se importam muito com Julieta ou com a tragédia que a envolve. Eles preocupam-se mais com o facto de estarem sem emprego e, talvez, com a perda de um almoço grátis. Por outras palavras, essa grande tragédia, que é, sem dúvida, uma tragédia de proporções épicas, ainda não é uma tragédia para todos.

Traduzido de SparkNotes

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...