Português: Resumo e análise da Cena V do Ato III de Romeu e Julieta

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Resumo e análise da Cena V do Ato III de Romeu e Julieta

Resumo
Pouco antes do amanhecer, Romeu prepara-se para descer da janela de Julieta, para começar o seu exílio. Ela tenta convencê-lo de que os gritos de pássaros que ouvem são do rouxinol, uma ave noturna, e não da cotovia, um pássaro matutino. Romeu não pode aceitar as suas reivindicações; ele deve sair antes que a manhã chegue ou ser morto. Julieta declara que a luz lá fora não vem do sol, mas de algum meteoro. Superado pelo amor, ele responde que ficará com Julieta e que não se importa se os homens do príncipe o matam. Diante dessa reviravolta, a jovem esposa declara que o pássaro que ouviram foi a cotovia; que é madrugada e ele deve fugir. A enfermeira entra para avisar Julieta que Lady Capuleto se aproxima. O casal separa-se em lágrimas. Romeu sai pela janela. De pé, no pomar abaixo da sua janela, promete a Julieta que se verão novamente, mas ela responde que ele parece pálido, como um morto no fundo de uma tumba. O marido retorque que, para ele, ela aparece da mesma maneira, e que é apenas a tristeza que faz os dois parecerem pálidos. Romeu apressa-se enquanto Julieta puxa a escada e implora ao destino que o traga de volta rapidamente.
Lady Capuleto chama a filha, que se pergunta por que razão a mãe viria falar com ela tão cedo pela manhã. Sem saber que a jovem é casada com Romeu, Lady Capuleto entra na sala e confunde as lágrimas de Julieta como um sofrimento contínuo por Tebaldo. A mulher conta-lhe o seu profundo desejo de ver "o vilão Romeu" morto. Julieta leva a mãe a acreditar que ela também deseja a morte de Romeu, quando na verdade está a declarar firmemente o seu amor por ele. Lady Capuleto conta à filha sobre o plano de Capuleto de Julieta casar com Páris na quinta-feira, explicando que o pai deseja fazê-la feliz. A jovem fica horrorizada. Ela rejeita o enlace, dizendo: “Eu não me vou casar ainda; e quando o fizer, juro / será Romeu – que sabe que odeio - / em vez de Páris”. Capuleto entra na câmara. Quando descobre a determinação de Julieta em o desafiar, fica furioso e ameaça renegar a filha se ela se recusar a obedecer-lhe. Quando Julieta pede à mãe que interceda, esta nega-lhe a ajuda.
Depois de Capuleto e Lady Capuleto se afastarem, Julieta pergunta à enfermeira como poderá escapar da situação. A enfermeira aconselha-a a prosseguir com o casamento com Páris – ele é um par melhor, diz ela, e Romeu está como morto de qualquer maneira. Embora enojada com a deslealdade da sua enfermeira, Julieta finge concordar e diz-lhe que fará a confissão na casa de Frei Lourenço. Julieta corre para o frade, jurando que nunca mais confiará no conselho da enfermeira. Se o religioso for incapaz de a ajudar, Julieta comenta consigo mesma que ainda tem o poder de tirar a própria vida.

Análise
Para combater a chegada da luz, Julieta tenta mudar mais uma vez o mundo através da linguagem: ela afirma que a cotovia é realmente um rouxinol. Na cena da varanda, Romeu viu Julieta transformando a noite em dia, aqui ela é capaz de transformar o dia em noite. Mas, assim como os seus votos de desprezar os seus nomes não conseguiram superar as instituições sociais que os atormentaram, eles não podem mudar o tempo. Julieta é, dos dois, a mais pragmática e percebe que Romeu deve partir, enquanto ele está disposto a morrer simplesmente para permanecer ao lado dela.
Num momento remanescente da cena da varanda, uma vez do lado de fora, Romeu despede-se de Julieta enquanto ela fica de pé à sua janela. Aqui, os amantes experimentam visões que prenunciam descaradamente o final da peça. Este será o último momento que passam vivos na companhia um do outro. Quando Julieta voltar a ver Romeu, ele estará morto e, quando ela olha pela janela, já o vê morto: “Ó Deus, tenho uma alma que adivinha mal! / Acho que te vejo, agora tu és tão baixo, / Como alguém morto no fundo de uma tumba. / Ou a minha visão falha, ou tu pareces pálido”.
No confronto com os pais após a partida de Romeu, Julieta mostra a sua completa maturidade. Ela domina a conversa com a mãe, que não consegue acompanhar a inteligência da filha e, portanto, não tem ideia de que Julieta está a proclamar o seu amor por Romeu sob o pretexto de dizer exatamente o contrário. A sua decisão de romper com o conselho da sua enfermeira desleal – e, de facto, excluir a enfermeira de qualquer das suas ações futuras – é outro passo no seu desenvolvimento. Ter uma enfermeira é uma marca da infância; ao abandonar a enfermeira e manter a lealdade para com o marido, Julieta abandona completamente da infância e entra na feminilidade.
Shakespeare situa esse amadurecimento logo após a noite de núpcias da jovem, vinculando a ideia do desenvolvimento desde a infância até à idade adulta à experiência sexual. De facto, Julieta sente-se tão forte que desafia o pai, mas nessa ação ela aprende o limite do seu poder. Por mais forte que possa ser, não passa de uma mulher num mundo dominado por homens. Poder-se-ia pensar que Julieta deveria aceitar o convite do pai para a renegar e ir morar com Romeu em Mântua. Isso não é uma opção, porém. Julieta, como mulher, não pode deixar a sociedade; e o pai dela tem o direito de fazê-la fazer o que ele deseja. Embora derrotada pelo pai, Julieta não volta a ser uma menina. Ela reconhece os limites do seu poder e, se não for possível encontrar outra maneira, decide usá-lo: para uma mulher em Verona que não pode controlar a direção da sua vida, o suicídio, a capacidade bruta de viver ou não viver essa vida, pode representar o único meio de afirmar autoridade sobre o eu.

Traduzido de SparkNotes

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...