Português: Análise da cena 4 do ato III de Hamlet

terça-feira, 16 de julho de 2024

Análise da cena 4 do ato III de Hamlet

    A conversa entre mãe e filho é muito interessante, pois permite levantar várias suposições relativamente à atitude e ao pensamento de Hamlet. Por exemplo, terá a rainha conhecimento do crime do seu atual marido? Poderá ela fornecer informações que confirmem o assassinato? Terá sido a monarca cúmplice da barbárie? Seja qual seja o seu intuito, Hamlet «apenas» incita a progenitora a afastar-se de Cláudio, num discurso sexualmente bastante gráfico. Sigmund Freud afirmou que Hamlet possuía o desejo inconsciente de desfrutar sexualmente da sua mãe, algo que seria comum à generalidade dos homens e que designou como Complexo de Édipo, em homenagem à figura da mitologia grega homónima de uma peça de Sófocles que, involuntariamente, cumprindo uma profecia, assassinou o seu pai, Laio, e posteriormente desposou a própria mãe, sem saber de quem se tratava, gerando com ela vários filhos. Freud prossegue, esclarecendo que, enquanto Édipo concretizou essa fantasia, Hamlet apenas possui o desejo inconsciente de o fazer, o que o torna uma figura moderna, dado que reprimiu esse desejo.
    Ao longo da cena, Gertrudes limita-se a reagir aos ataques e às denúncias do filho sobre si, mostrando diferentes reações e emoções ao longo da mesma. Assim, de início revela alguma arrogância e dirige algumas acusações a Hamlet; mais à frente, mostra receio de que o príncipe a magoe fisicamente; quando Polónio é morto, fica chocada; o medo e o pânico dominam-na no momento em que o filho se lhe dirige agressivamente; posteriormente, revela-se espantada e crente de que Hamlet está louco, quando o vê falar com o vazio, já que ela não consegue ver nem ouvir o fantasma do anterior marido; por fim, parece arrependida relativamente ao príncipe e disposta a ajudá-lo. Ou seja, ao longo da cena, Gertrudes vai sendo submetida a sucessivos choques (as acusações de Hamlet, a morte de Polónio), os quais a vão fragilizando e enfrentando a sua capacidade de resistência às acusações do filho e à condenação do seu comportamento e suas atitudes. O modo como a insistência e os sentimentos do príncipe a vergam enfatiza a ideia de que a monarca é uma figura com tendência para se submeter e se deixar dominar por homens poderosos e uma necessidade de que aqueles lhe mostrem o que pensar e sentir.
    Ora, estes traços psicológicos explicarão o facto de Gertrudes se ter entregado tão rapidamente a Cláudio, isto é, pouco depois da morte do velho rei Hamlet. Por outro lado, quando promete guardar segredo da conversa que estão a ter, é possível que a rainha finja apoiar o filho apenas para o acalmar, visto que, como veremos posteriormente, ela relata o que se passou a Cláudio, quebrando a promessa que lhe fizera. Uma outra explicação para este comportamento pode prender-se com um eventual instinto de sobrevivência e autopreservação que a leva a confiar nos homens, ou, pelo menos, em determinados homens.
        Gertrudes é rainha, ocupa uma posição de poder, porém convém nunca esquecer que vive numa sociedade dominada por homens. O filho não se poupa a esforços no sentido de fazer com que ela se sinta culpada por ter traído o primeiro marido, procurando retratá-lo como uma esposa desleal, o que certamente a magoa. Tanto é assim que implora que o príncipe pare com as acusações, nomeadamente a de ter trocado um irmão pelo outro como seu marido. Ou seja, a sociedade parece esperar que uma mulher que enviúva deve pausar a sua morte após o falecimento do marido. Existem ainda hoje mulheres que nunca mais voltaram a casar ou a manter novos relacionamentos amorosos quando ficam viúvas. Algumas, inclusive, carregam luto pesado pelo resto das suas existências. Todavia e, por outro lado, esta análise vai ao encontro da pressão de que Gertrudes certamente foi alvo para voltar a contrair matrimónio, algo comum entre a realeza medieval. Como Eça de Queirós escreveu no sento conto “A Aia”, em que uma rainha se vê subitamente viúva, com um filho de tenra idade nos braços, uma roca não governa como uma espada, não se escusando a salientar como a ausência do rei deixava o reino e a própria família desamparada e frágeis. Além disso, terá Gertrudes pressentido que Cláudio era um homem perigoso, pelo que, caso se recusasse a casar com ele, poderia correr perigo de vida.
    Voltando a Hamlet, a sua ação nesta cena é movida tanto pela raiva quanto por uma certa curiosidade, daí que tenha confrontado a mãe para esclarecer o que pensava sobre o assassinato do seu pai e também para questionar o papel da rainha em toda a situação. É neste cenário que Hamlet assassina Polónio, pensando tratar-se do «rato» Cláudio, um ato impulsivo e não planeado. Este é um dado curioso e particularmente interessante, visto que a ação mais ousada, decisiva e impactante tomada pelo príncipe, que sempre se mostrou hesitante em agir, resulta exatamente de um impulso. Isto é comprovado pelo facto de mesmo agora, quando Hamlet está certo de que Cláudio assassinou efetivamente o seu pai, continuar a adiar a sua vingança. Deste modo, é perfeitamente lícito concluir que o príncipe só consegue agir sem premeditação.
    De facto, Hamlet é alguém caracterizado pela reflexão, mais do que pela ação, sendo perseguido por questões morais e hesitações e incertezas quando se trata de vingar a morte do pai, assassinando o ator do crime, o seu tio Cláudio, mesmo quando se lhe depara a oportunidade perfeita. No momento em que decide agir, fá-lo cega e quase instintivamente, atingindo alguém que ele pensava ser o tio através de uma cortina. É como se o príncipe soubesse intimamente que era incapaz de agir racionalmente e apenas fosse capaz de agir e concretizar a sua vingança de forma acidental, instintiva, e não planeada e premeditada. Quando constata que, afinal, matou Polónio, interpreta o seu ato no contexto do esquema retribuição, punição e vingança. O assassinato, para Hamlet, significa que Deus o usou como instrumento de vingança para punir os pecados de Polónios e os seus próprios, manchando a sua alma com o crime que acabara de cometer.
    O diálogo intempestivo entre mãe e filho faz reaparecer o fantasma do velho rei, que lhe recorda que não deve magoar a mãe. Como esta não consegue ver nem ouvir o espectro, ela é levada a acreditar que Hamlet enlouqueceu realmente. Mas será ele realmente louco? Por outro lado, será o único capaz de ver e interagir com o fantasma? A resposta é obviamente negativa, pois, como vimos nas cenas iniciais da peça, ele foi visto também pelos guardas que percorriam as muralhas de Elsinore. Além disso, o público que assiste à representação também vê o espectro, o que significa que William Shakespeare quer que os espectadores acreditem que o que Hamlet vê é real. Por outro lado, é interessante observar que, quando Gertrudes afirma que o filho perdeu o juízo, o plano inicial do príncipe de se fingir louco se volta contra ele. De facto, agora parece genuinamente louco, o que faz com que seja pouco provável que a mãe se coloque do seu lado.
    Ao assassinar Polónio, Hamlet comete, involuntariamente, um crime para o qual não tem justificação. Curiosamente, inicialmente, o príncipe protela o assassinado de Cláudio por não ter a certeza se o tio era ou não culpado e, portanto, merecedor da punição da vingança. Todavia, nesta cena, matou um homem inocente, pelo que terá de passar a haver-se com o sentimento de culpa. Interessantemente, não se mostra arrependido do que acabou de fazer, o que permite pôr em causa os princípios morais que norteiam a sua vida. De facto, apesar de se debater, ao longo da peça, até aqui, com a dúvida se seria correto assassinar Cláudio, neste momento a morte de um homem inocente, ou aparentemente inocente, não pesa particularmente na sua consciência. Tudo isto confere complexidade à peça, desde logo porque o seu protagonista é uma figura particularmente complexa e difícil de ler. Por vezes, ele parece querer fazer o que é moralmente correto, porém, noutros momentos, parece pôr de lado os seus princípios e valores.
    Outra questão significativa refere-se a uma presumível decadência moral que atinge Hamlet. Inicialmente, adiou a morte de Cláudio por uma questão ética e nobre, ou seja, por querer certificar-se que o tio é efetivamente o assassino, porém, nesta cena, torna-se ele mesmo um criminoso. A procura de vingança leva o indivíduo a trilhar caminhos sombrios.

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