TEORIA
            Na
língua portuguesa, a sequência substantivo
+ adjetivo é a mais usual no enunciado lógico, daí que o adjetivo posposto
tenha um sentido objetivo. Coloca-se sempre
posposto o adjetivo que refere uma classificação ou a designação de uma
caraterística própria ‑ calças pretas,
União Europeia.
            A
língua portuguesa admite, também, a possibilidade de muitos adjetivos
qualificativos se encontrarem antepostos, isto é, antes da expressão nominal
que modificam:
. às
vezes, a colocação é puramente opcional, trazendo como consequência uma maior
ou menos enfatização da caraterística expressa ‑ um dia lindo / um lindo dia;
. em muitos casos, o adjetivo anteposto tem um sentido
mais subjetivo, ou conotativo e, obviamente, o posposto terá um significado
mais objetivo, ou denotativo ‑ dia escuro
/ escuro dia;
. alguns
adjetivos adquirem significados diferentes, conforme a sua colocação ‑ velho amigo / amigo velho.
            Sempre
à esquerda da expressão nominal colocam-se os adjetivos numerais ordinais (ex.: O Miguel ficou em primeiro lugar.).
Valor restritivo e
não restritivo
.
Possui valor restritivo,
especificador ou predicativo o adjetivo
posposto não separado por vírgula da expressão nominal.
- A aluna loura explicou-lhe o exercício. (não foi uma qualquer
aluna, foi aquela especificamente).
.
Quando separado da expressão nominal por vírgulas, possui sempre valor apositivo, não restritivo.
- A Cátia, simpática, explicou-lhe o exercício.
.
Apresenta igualmente valor não
restritivo o adjetivo anteposto
que refira uma qualidade não intrínseca ao nome.
- Os interessados espetadores apreciaram a peça. (isto é,
todos os espetadores estavam interessados) / Os espetadores interessados apreciaram a peça. (os
espetadores interessados apreciaram a peça, os desinteressados não).
EXERCÍCIOS
1. Leia o
texto seguinte.
 
  | 
            O
  Bom Inverno 
 
            João
  Tordo, publicações Dom Quixote 
 
            Sinopse 
            Quando
  o narrador, um escritor prematuramente frustrado e hipocondríaco, viaja até
  Budapeste para um encontro literário, está longe de imaginar até onde a literatura
  o pode levar. Prevendo uma viagem rápida e sem contratempos, acaba por
  conhecer Vincenzo Gentile, um escritor italiano, muito jovem e pouco sensato,
  que o convencer a ir da Hungria até Itália, onde um famoso produtor de cinema
  tem uma casa no meio de um bosque, escondida de olhares curiosos, onde passa
  a temporada de verão e à qual chama, enigmaticamente, O Bom Inverno. O produtor, Don Metzger, tem duas obsessões:
  cinema e balões de ar quente. Entre personagens inusitadas, estranhos
  acontecimentos, e um corpo que o atraiçoa constantemente, o narrador apercebe-se
  de que em casa de Metzger as coisas não são bem o que parecem. Depois de uma
  noite agitada, aquilo que podia parecer uma comédia transforma-se em
  tragédia: Metzger é encontrado morto no seu próprio lago. Andrés Bosco, o
  catalão enorme e ameaçador que constrói os balões de ar quente de Metzger,
  toma nas suas mãos a tarefa de descobrir o culpado e isola os doze convidados
  na casa do bosque. As personagens, assustadas, frágeis e egoístas, começam a
  desabar, atraiçoando-se e acusando-se mutuamente, sob a influência do
  misterioso Bosco, que desaparece no interior do bosque, dando início a um
  cerco. Um a um, os protagonistas vão ser confrontados com os seus piores
  medos, num pesadelo que parece só poder terminar quando não sobrar ninguém
  para contar a história. 
imprensa on-line
  (texto adaptado) | 
 
1.1. Sublinhe os adjetivos das três primeiras
frases do texto.
1.2. Complete a tabela.
 
  | 
Adjetivos
  pospostos | 
Nomes
  a que se associam | 
  | 
.  
.  
.  
. italiano, muito jovem, pouco sensato 
.  
.  | 
.  
.  
.  
. escritor 
.  
.  
 
 
.  
.  | 
  | 
Adjetivos
  antepostos | 
  | 
.  
.  | 
 
2. Alguns dos adjetivos
que se encontram em posição pós-nominal não
poderiam figurar antes do nome. Identifique-os.
2.1. Apresente a razão
que está na base dessa impossibilidade. (consulte a teoria inicial)
2.2. Indique o valor
desses adjetivos.
3. Considere, agora, os
adjetivos em posição pré-nominal e avalie o efeito expressivo da sua colocação.
(consulte novamente a teoria inicial)
4. «Olhares curiosos / curiosos olhares»
4.1. Enuncie a
alteração de sentido provocada pela inversão na colocação do adjetivo.
5. «As personagens assustadas começam a desabafar. / As
personagens, assustadas, começam a desabafar.»
5.1. Explique por que
razão o adjetivo da primeira frase tem uma valor restritivo e o da segunda tem
um valor não restritivo.
6. Redija duas frases
em que inclua o adjetivo «enigmático», usado na primeira com um valor
restritivo e na segunda com um valor não restritivo.
* * * * * * * * * *
Correção
1.1. e 1.2.
 
  | 
Adjetivos
  pospostos | 
Nomes
  a que se associam | 
  | 
. frustrado
  e hipocondríaco 
. literário 
. rápida 
. italiano, muito jovem, pouco sensato 
. curiosos 
. quente | 
. escritor 
. encontro 
. viagem 
. escritor 
. olhares 
. ar 
 
 
. produtor
  de cinema 
. inverno | 
  | 
Adjetivos
  antepostos | 
  | 
. famoso 
. bom | 
 
2. São os adjetivos «literário», «italiano» e «quente».
2.1. Esses adjetivos
referem características próprias e uma classificação.
2.2. Os adjetivos
possuem valor restritivo.
3. A anteposição dos adjetivos enfatiza o seu sentido.
No segundo caso, é a escolha do adjetivo «bom» que surpreende e chama a
atenção, contribuindo a colocação para acentuar essa sensação de estranheza.
4.1. No primeiro caso,
o adjetivo tem um sentido denotativo – os olhares são motivados pela
curiosidade. No segundo, o sentido altera-se – os olhares são estranhos,
invulgares.
5.1. O adjetivo com
valor restritivo implica que nos referimos apenas às personagens assustadas; se
houver outras não assustadas, elas não “começam a desabafar”. Possuindo valor
explicativo, o adjetivo não restringe, logo todas as personagens estavam
assustadas.
6.
1) As personagens
enigmáticas prendem a atenção do leitor.
2) As personagens,
enigmáticas, prendem a atenção do leitor.