Português: Intencionalidade da obra A Sibila

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Intencionalidade da obra A Sibila

            Os leitores e críticos não se pronunciam ou divergem na formulação de juízos de valor ou definição do significado ou intenção de A Sibila.
            João Camilo advoga tratar-se da história de uma família rural, pois esta "ocupa de facto o primeiro plano da história contada". Daí que tudo aquilo que atente contra os valores da família e do mundo rurais seja vergastado por um sarcasmo impiedoso.
            Ao longo da obra vai-nos sendo transmitida, nomeadamente através de Quina, a ideia de que todos aqueles (filhos de lavradores ricos) que abandonaram o campo e atingiram lugares de prestígio ou poder são traidores da verdadeira aristocracia – a aristocracia da terra. Sejam eles Bernardo, ou mesmo Germa, o médico que vem ver Quina (pertencente a uma "raça de proletários intelectuais que distinguem por si só uma época", oriundo de uma família em que "havia vários médicos, engenheiros, doutores de leis e um ou outro licenciado em Filosóficas, e que viviam mais ou menos dos expedientes das suas carreiras") ou qualquer personagem intelectual ou intelectualizado que se tenha guindado a uma posição de relevo através da cultura.

            Todavia, A Sibila não admite uma interpretação que se afigura demasiado esquemática e simplista. A obra é a história de uma família rural em decadência desde o último quartel do século XIX até meados de século XX, representada por um espaço (a Vessada e a comunidade rural em que se insere) e uma figura mítica, herdeira de uma tradição popular de mistério, figura de aldeia carismática, que enfrentou e venceu dificuldades e frustrações para se impor e conseguir riqueza, poder e veneração de todos. Há uma atitude crítica em relação aos que traíam as origens, se aburguesaram e vivem na cidade, mas, além disso, a obra retrata o combate humano de autoafirmação, ultrapassagem de barreiras, substituição de objetivos, quando os iniciais e preferidos se nos escapam, mesmo com alguma ou muita mesquinhez, primitivismo ou ingenuidade à mistura.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...