1. O tempo cronológico inscrito
no corpo de Quina: "Ainda todo o mês ela andou a pé" → "recolheu ao leito" → "sentiu-se repentinamente mal" → "começou a agonia".
2. A recordação do passado – o tempo, uma medida inversa
A memória
percorre as partes vividas, confluentes numa espécie de cristalização das
pequenas coisas do afeto integrador de retratos, locuções, pequenos gestos,
peças de vestuário, objetos, passos, sons, atmosferas – recordar coincidente da
memória de Quina e da memória do texto.
O processo de
recordação é uma espécie de alucinação sensual que a linguagem modalizante,
dada através da expressão como se e do imperfeito do conjuntivo, estrutura.
2.1. A mãe:
- irónica;
- narrando as proezas do seu
Chico e desculpabilizando-o: "não tivera culpa de ser bonito".
2.2. Abílio:
era como se fosse repetida a morte de Abílio (cap. III).
2.3. Estina
(cap. III, no depois do adeus de Luís Romão):
- rosto impenetrável;
- intratável;
- dura.
2.4. Narcisa
Soqueira (cap. II):
- imunda;
- a sua pitoresca viagem (cap. III);
- a bronquice da filha (cap. IV).
2.5. João (cap.
IV):
- adolescente;
- os perdigueiros mosqueados.
2.6. O retrato
de Abílio parecido com o pai:
- orelhas acabanadas;
- pescoço alto;
- pomo de Adão saliente;
- olhos vítreos;
- mãos ossudas e longas.
2.7. Pai:
"Toda a casa, para Quina, era a doce evocação do pai":
- a voz quente e paciente, "um tanto trocista";
- pequeno, seco e ágil;
- felino;
- astuto;
- ternurento e generoso;
- presença calma e indolente;
- inconstante, pródigo, vulnerável aos vícios;
- causador da ruína da casa;
- terno e terrível, prudente e astuto, sarcástico.
2.7.1.
A influência do pai:
- na mãe:
- "O génio justiceiro e
prudente de Maria obscurecia-se";
- "os seus ralhos perdiam
a autoridade";
- a relação com Quina:
. "não o encarava
nunca";
. "O seu amor por ele era
feito de temor e duma ousadia infinita e secreta...";
- a compreensão do pai;
- "o galanteio, o consolo,
a exortação e a incomensurável ternura". (Note-se a erótica cumplicidade.)
3. Novo retrato de Custódio
. depravado;
. marcado por taras;
. brutal;
. criminoso;
. melindroso: "Gostava de
petiscos, que exigia a diário, e sem os quais se enfurecia e chegava a chorar
de despeito";
. 24 anos;
. alto;
. vigoroso;
. cuidava-se como uma mulher;
. a beleza estava em declínio;
. desdenhava os amores;
. vida pimpona, vadia e
melancólica;
. não se divertia;
. era cruel – o episódio das
rãs;
. não tinha amigos, depois do
Morte;
.
perturbado, face ao tipo de relação mantida com Libória, que lhe explora a
avidez e lhe descreve uma galeria de tipos aldeãos e anormais que usa como
expressão de superioridade à situação em que ficará depois da morte de Quina.
Sem comentários :
Enviar um comentário