Português: Capítulo XVII de A Sibila

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Capítulo XVII de A Sibila

 1. O tempo cronológico inscrito no corpo de Quina: "Ainda todo o mês ela andou a pé" "recolheu ao leito" "sentiu-se repentinamente mal" "começou a agonia".
 
 
2. A recordação do passado – o tempo, uma medida inversa
 
            A memória percorre as partes vividas, confluentes numa espécie de cristalização das pequenas coisas do afeto integrador de retratos, locuções, pequenos gestos, peças de vestuário, objetos, passos, sons, atmosferas – recordar coincidente da memória de Quina e da memória do texto.
            O processo de recordação é uma espécie de alucinação sensual que a linguagem modalizante, dada através da expressão como se e do imperfeito do conjuntivo, estrutura.
 
            2.1. A mãe:
- irónica;
- narrando as proezas do seu Chico e desculpabilizando-o: "não tivera culpa de ser bonito".
 
            2.2. Abílio: era como se fosse repetida a morte de Abílio (cap. III).
 
            2.3. Estina (cap. III, no depois do adeus de Luís Romão):
- rosto impenetrável;
- intratável;
- dura.
 
            2.4. Narcisa Soqueira (cap. II):
- imunda;
- a sua pitoresca viagem (cap. III);
- a bronquice da filha (cap. IV).
 
            2.5. João (cap. IV):
- adolescente;
- os perdigueiros mosqueados.
 
            2.6. O retrato de Abílio parecido com o pai:
- orelhas acabanadas;
- pescoço alto;
- pomo de Adão saliente;
- olhos vítreos;
- mãos ossudas e longas.
 
            2.7. Pai: "Toda a casa, para Quina, era a doce evocação do pai":
- a voz quente e paciente, "um tanto trocista";
- pequeno, seco e ágil;
- felino;
- astuto;
- ternurento e generoso;
- presença calma e indolente;
- inconstante, pródigo, vulnerável aos vícios;
- causador da ruína da casa;
- terno e terrível, prudente e astuto, sarcástico.
 
                        2.7.1. A influência do pai:
- na mãe:
- "O génio justiceiro e prudente de Maria obscurecia-se";
- "os seus ralhos perdiam a autoridade";
- a relação com Quina:
. "não o encarava nunca";
. "O seu amor por ele era feito de temor e duma ousadia infinita e secreta...";
- a compreensão do pai;
- "o galanteio, o consolo, a exortação e a incomensurável ternura". (Note-se a erótica cumplicidade.)
 
 
3. Novo retrato de Custódio
. depravado;
. marcado por taras;
. brutal;
. criminoso;
. melindroso: "Gostava de petiscos, que exigia a diário, e sem os quais se enfurecia e chegava a chorar de despeito";
. 24 anos;
. alto;
. vigoroso;
. cuidava-se como uma mulher;
. a beleza estava em declínio;
. desdenhava os amores;
. vida pimpona, vadia e melancólica;
. não se divertia;
. era cruel – o episódio das rãs;
. não tinha amigos, depois do Morte;
. perturbado, face ao tipo de relação mantida com Libória, que lhe explora a avidez e lhe descreve uma galeria de tipos aldeãos e anormais que usa como expressão de superioridade à situação em que ficará depois da morte de Quina.

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