Português: Capítulo XVIII de A Sibila

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Capítulo XVIII de A Sibila

             Tema: a morte de Quina.
 
1. A mudança operada em Custódio: comparação organizada em função da relação entre dois eixos temporais:

 

ANTES

 

DEPOIS
 
. Ausências de casa.

. Membro de bandos.

. Noitadas.

. Relação crispada com Libória.

 

. Indiferença pelo trabalho.

. Inoperante.

. Inconsciência pelos valores materiais.

quadro de anormalidade

 

 
. Discurso de reiterada presença no quarto de Quina ou noutro lugar da casa.

. Permissibilidade manhosa.

. Cúmplices jogos de cartas.

. Zeloso administrador.

. Multiplicação do pequeno trabalho.

. Consciência da propriedade.

 

quadro de repentina lucidez
 
 
2. Pressão de Custódio sobre Quina, condicionado pela noção de perda:
. sucessão de elocuções:
- “Gosta de mim?”;
- “Ajude-me”;
- “Esta casa, esta casa”;
- “Vossemecê não me deixa tudo?”;
- “Deixe-me tudo”;
- “É a minha mãezinha, a minha pomba branca, e vai-me vender ao mundo. Tenha dó de mim.”
 
            As falas de Custódio em discurso direto exteriorizam uma linha de patético que o desregrado dos gestos ilustra e sublinha.
 
 
3. Noção de propriedade (pág. 220) – ver definição de outros capítulos: “… aquela casa não era sequer a ela, Quina, que pertencia. Era a um nome, a uma raça…” (pág. 230).
 
 
4. Morte de Quina ao amanhecer.
 

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...