As palavras
São como cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.
Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos,
as águas estremecem.
Desamparadas, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.
Quem as escuta? Quem
as recolhe, assim,
cruéis, desfeitas,
nas suas conchas puras?
“As
palavras” é uma composição poética da autoria de Eugénio de Andrade, pseudónimo
do poeta José Fontainhas, nascido a 19 de janeiro de 1923 no Fundão e falecido
em 13 de junho de 2005, no Porto, incluído na obra O Coração do Dia.
Formalmente,
o poema é constituído por quatro estrofes, duas sextilhas e duas quadras, num
total de 20 versos, maioritariamente brancos ou soltos, à exceção do 1 e do 3,
que apresentam rima cruzada, e aborda o tema da reflexão sobre o valor polissémico das palavras.
Relativamente
à sua estrutura interna, o texto divide-se em duas partes: a primeira,
constituída pelas primeiras três estrofes e a segunda pela última. Na primeira
parte, o sujeito poético descreve as palavras, enquanto na última faz duas
interrogações retóricas, chamando deste modo a atenção do leitor para o seu
papel de descodificador delas.
Logo
a abrir, as palavras são comparadas a um cristal, revelando-se, assim, desde
logo o seu sentido polissémico, devido ao facto de os cristais possuírem várias
faces, tal como a palavra possui vários sentidos. Além disso, como os cristais,
as palavras podem adquirir vários significados (polissemia), podem ser claras,
transparentes, belas, brilhantes, isto é, são “multifacetadas”. De seguida, são
identificadas com um punhal, metáfora que remete para a agressividade, dor,
morte e sofrimento que podem carregar; com um incêndio, pois podem queimar,
destruir, aludindo pois à sua capacidade de destruição e também de regeneração;
e finalmente com o orvalho “apenas”, metáfora que nos conduz à suavidade das palavras,
capazes de despertar a calma, a brandura, o amor e a esperança.
A
segunda estrofe ensina-nos que as palavras são essenciais na comunicação entre
os seres humanos e intemporais, pois têm carregado, através dos tempos, as histórias
e os segredos dos homens. Com o passar do tempo vão recebendo novos
significados, evoluindo, carregando os segredos da história dos homens e
acompanhando os seres humanos como instrumento indispensável de comunicação;
trazem consigo um saber muito antigo (“Secretas vêm, cheias de memória”). Em
simultâneo, porém, também causam insegurança e agitam as pessoas, fazendo-as
estremecer como os barcos, que agitam as águas, e os beijos, que também fazem
estremecer. Com efeito, os versos 8 a 10 (“Inseguras navegam / barcos ou beijos
/ as águas estremecem”) revelam insegurança quer das palavras, que agitam as
pessoas, quer dos barcos, que agitam as águas. Ao amor representado pelos
beijos, ninguém lhes fica indiferente, assim como às palavras.
Na
terceira estrofe, o sujeito poético caracteriza as palavras como “desamparadas”
(porque estão ao alcance de todos), “inocentes” (porque não representam
qualquer perigo, mas podem ser usadas e abusadas) e “leves” (quando não têm
importância no texto). Estamos na presença de características que conferem
alguma fragilidade às palavras, mas não nos devemos esquecer que as palavras
podem ser usadas de várias formas, com vários tons. Uma palavra “leve” e
“inocente” também pode ofender, caluniar... Por sua vez, a metáfora e a
antítese “Tecidas são de luz / e são a noite” realçam as contradições que as
palavras contêm (positividade versus negatividade) e o seu sentido conotativo:
há as que surgem cobertas de luz, são claras, transparentes, mas estas mesmas
podem também ser a noite, podem ser negras, escuras, sombrias. Por seu turno,
nos versos “E mesmo pálidas / verdes paraísos lembram ainda”, o sujeito lírico
sugere que as palavras podem não ser intensas nem coloridas, mas ainda assim
podem ser aprazíveis e alegres, lembrando o paraíso.
O
poema termina com duas interrogações retóricas, através das quais o eu poético
chama a atenção do leitor, dizendo-lhe que lhe cabe o papel de intérprete das
palavras, do seu significado, de acordo com a sua experiência de vida, com o
seu modo de sentir. É o leitor que vai abrir as conchas puras, com as palavras
lá dentro cheias de mistério, atribuindo-lhes um sentido. As interrogações
retóricas “Quem as escuta? Quem/as recolhe, assim, /cruéis, desfeitas, /nas
suas conchas puras?” apelam à releitura das palavras.