Português: As mulheres na obra de Shakespeare

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

As mulheres na obra de Shakespeare

Embora, na realidade, muitas mulheres trabalhem para si mesmas ou com os maridos, a literatura elisabetana retrata-as como esposas e mães. Curiosamente, existem poucas mães nas peças de Shakespeare. As suas personagens femininas mais velhas geralmente não têm filhos, como Cleópatra (que no material de origem de Shakespeare tem vários filhos, mas em António e Cleópatra não tem nenhum). Duas exceções notáveis são Gertrudes (em Hamlet) e Volumnia (em Coriolano), que têm um relacionamento extremamente difícil com os seus filhos adultos. Quase todas as mulheres jovens de Shakespeare e a maioria das principais personagens femininas estão envolvidas em enredos românticos. A maioria dessas conspirações gira em torno do desejo das mulheres jovens de escolher os seus próprios maridos. Quando Shakespeare começou a escrever, as mulheres haviam conquistado mais liberdade de escolher seus próprios maridos do que tradicionalmente. No entanto, as filhas de nobres e outros homens ricos ou poderosos ainda eram frequentemente obrigadas a casar-se por razões políticas ou financeiras: forjar uma aliança ou fortalecer uma parceria comercial. O contraste entre com quem uma mulher se pode querer casar e quem o seu pai pode preferir para ela tem o potencial de criar sérios conflitos nas famílias, e Shakespeare volta a esse conflito repetidamente nos seus escritos.
Duas das tragédias de Shakespeare começam com a luta de uma jovem personagem feminina para se libertar do controle masculino. Em ambos, a tragédia ocorre quando o poder masculino se reafirma diante dessa pequena rebelião. Em Romeu e Julieta, Julieta foge de casa para se casar com Romeu e depois finge a própria morte para escapar do marido que seu pai escolheu para ela. Em Otelo, Desdémona também foge durante a noite para se casar com o homem que escolheu contra a vontade do seu pai. Embora essas heroínas se libertem dos pais, elas não se libertam completamente do controle masculino. Julieta perde o marido escolhido quando ele é atraído pela luta entre os homens da sua família e os homens da família de Julieta. Quando Desdémona se casa, o pai adverte Otelo, o marido: “Ela enganou o pai e pode enganar-te.”. Desdémona permanece fiel a Otelo, mas a sua história de desafiar a autoridade masculina deixa-o ansioso. Ele chega a suspeitar de adultério e, por fim, mata-a.
Enquanto nas tragédias de Shakespeare, as mulheres geralmente são personagens secundários ou compartilham o protagonismo com um homem (como Julieta ou Cleópatra), nas suas comédias, as mulheres geralmente são as personagens principais. As You Like It, Sonho de uma Noite de Verão, Much Ado About Nothing, e Twelfth Night centram-se em jovens decididas a escolher os seus próprios maridos ou, como Olivia em Twelfth Night e Beatrice em Much Ado About Nothing, determinadas a não se casar. Como as tragédias, essas peças mostram que a liberdade de escolher um marido ou de evitar o casamento não aumentam muito a liberdade. Olivia e Beatrice são, no entanto, convencidas a casar-se. Rosalinda (As You Like It) e Viola (Twelfth Night) disfarçam-se de homens no início das suas peças: nos seus disfarces, eles têm aventuras cómicas e emocionantes que provavelmente terminarão quando tirarem seus disfarces. O Mercador de Veneza oferece um final um pouco mais otimista. Portia e Nerissa, disfarçadas de homens, enganam os maridos a desistir dos seus anéis de casamento, um gesto simbólico que sugere que ambas as mulheres pretendem exercer poder dentro dos seus casamentos.
Em muitas peças de Shakespeare, as mulheres vestem-se como homens. Nas peças, elas usam roupas masculinas como recurso dramático para promover o enredo, mas o figurino não era algo inédito nos tempos de Shakespeare. Em 1610, Lady Arbella Stuart vestiu-se de homem para escapar a James I, que estava preocupado com a possibilidade de herdar o trono inglês. Como Lady Arbella, Viola em Twelfth Night, Rosalinda em As You Like It e Imogen em Cymbeline são todas forçadas a fazer uma jornada perigosa e a vestir-se como homens como forma de proteção. Ao recorrer, no caso das personagens femininas, ao cross-dressing, Shakespeare deu-se a oportunidade de as colocar em situações que na vida real estariam vedadas às mulheres por convenção. Disfarçada como o jovem "Cesário", Viola oferece-se para ajudar o duque Orsino a cortejar a condessa Olivia, algo que uma nobre nunca teria permissão para fazer. Rosalinda, disfarçada de um rapaz chamado “Ganimedes”, é capaz de liderar a sedução do homem que ama, um papel proibido às mulheres.
Na Inglaterra elisabetana, acreditava-se que as mulheres careciam da inteligência, racionalidade, coragem e outras qualidades necessárias para desempenhar os papéis profissionais reservados aos homens. No entanto, quando as mulheres travestidas de Shakespeare assumem um papel tradicionalmente masculino, elas costumam fazer um trabalho melhor do que as personagens que são realmente homens. Viola, disfarçada de "Cesário", consegue seduzir Olivia, depois de o cortesão Valentine falhar. Em O Mercador de Veneza, nenhuma das personagens masculinas consegue pensar numa maneira de resgatar António de um contrato que permite ao prestamista Shylock tirar "um quilo de carne" do seu corpo. Apenas homens podiam praticar direito, mas Portia veste-se de homem para poder defender António no tribunal, onde consegue salvar a sua vida. A interpretação inteligente da lei por Portia, na qual ela qualifica que, de acordo com o contrato, Shylock tem um direito legal a meio quilo de carne de António, mas "sem um jato de sangue", comprova que ela é uma advogada brilhante e perspicaz.


Traduzido de SparkNotes

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