Português: Os dramaturgos contemporâneos de Shakespeare

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Os dramaturgos contemporâneos de Shakespeare

Shakespeare fazia parte de um ambiente literária explosivo. Os escritores elisabetanos frequentemente trabalhavam juntos, e Shakespeare fez a sua aprendizagem colaborando com uma geração mais antiga de dramaturgos. Um dos mais famosos escritores, o satirista político Thomas Nashe, quase certamente contribuiu para a trilogia de Henrique VI, de Shakespeare. Algumas cenas dessas peças também podem ter sido escritas por Christopher Marlowe, que criou alguns dos primeiros grandes heróis trágicos da literatura inglesa no doutor Fausto e Tamburlaine. No final da sua carreira, Shakespeare retornaria à colaboração, como mestre, e não como aprendiz. Ele coescreveu Henrique VIII e Os Dois Nobres Parentes com John Fletcher, que acabou por o substituir como o principal dramaturgo dos Homens do Rei. Thomas Middleton, autor de uma popular comédia negra chamada The Revenger's Tragedy, quase certamente contribuiu para Macbeth, Timon de Atenas, Measure For Measure e Tudo está bem quando acaba bem, talvez atualizando algumas das cenas de Shakespeare.
Durante a maior parte da sua carreira, Shakespeare preferiu escrever sozinho. Em vez de colaboradores, ele tinha rivais. O mais significativo foi Ben Jonson, filho de um pedreiro e escritor autodidata cujas melhores peças foram tão populares quanto as de Shakespeare. As comédias de maior sucesso de Jonson, The Alchemist e Bartholomew Fair, tinham cenários em inglês que eram mais familiares para o público do que os cenários estrangeiros das comédias de Shakespeare. Os dois dramaturgos certamente conheciam-se. Shakespeare atuou em pelo menos duas das peças de Jonson. Quando Shakespeare morreu, Jonson lembrou-se dele como "honesto e de natureza aberta e livre". O próprio Jonson era uma personagem muito diferente. Certa vez, matou um ator num duelo e passou os anos 1599-1601 lutando com dois outros dramaturgos. Jonson satirizou cruelmente os seus oponentes no palco, e eles responderam nas suas próprias peças. Em Hamlet, escrito por volta de 1599, Guildenstern dá a Hamlet as últimas notícias teatrais: "Houve muita discussão sobre o cérebro".

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