| Finalidade | Articuladores do discurso | 
| reiterar, reafirmar | retomando a questão, penso
  que, a meu ver, creio que, estou certo, em nosso entender | 
| concordar, provar, exprimir certeza | efetivamente, com efeito, sem
  dúvida, na verdade, certamente, decerto, com toda a certeza, evidentemente,
  obviamente, é óbvio que | 
| manifestar oposição, refutar, restringir ideias | no entanto, mas, todavia,
  contudo, porém, apesar de, em sentido contrário, refutando, pelo contrário,
  ao contrário, por outro lado | 
| exemplificar | por exemplo, como se pode ver,
  assim, tome-se como exemplo, é o caso de, é o que acontece com | 
| explicitar | significa isto que, explicitando
  melhor, não se pretende com isto, quer isto dizer, a saber, isto é, por
  outras palavras | 
| concluir | finalmente, enfim, em
  conclusão, concluindo, para terminar, em suma, por conseguinte, por
  consequência | 
| estabelecer conexões de tempo | então, após, depois, antes,
  anteriormente, em seguida, seguidamente, quando, até que, a princípio, por
  fim | 
| referenciar espaço | aqui, ali, lá, acolá, além,
  naquele lugar, o lugar onde, ao lado de, à esquerda, à direita, ao centro, no
  meio, mais adiante | 
| indicar ordem | em primeiro lugar,
  primeiramente, em segundo lugar, seguidamente, em seguida, começando por,
  antes de mais, por último, por fim | 
| estabelecer conexões de causa | porque, visto que, dado que,
  uma vez que | 
| estabelecer conexões de consequência | de tal modo que, de forma que,
  tanto que, e por isso | 
| expressar condição, hipótese | se, a menos que, a não ser
  que, desde que, supondo que, se por hipótese, admitindo que, exceto se, se
  por acaso | 
| estabelecer conexões de fim | para, para que, com o fim de,
  a fim de que, com o intuito de | 
| estabelecer relações aditivas | e, ora, e também, e ainda | 
| estabelecer relações disjuntivas | ou, ou então, seja… seja, quer…
  quer | 
| expressar semelhança, comparação | do mesmo modo, tal como, pelo
  mesmo motivo, pela mesma razão, igualmente, assim como | 
segunda-feira, 7 de novembro de 2022
Conectores e articuladores do discurso no sermão
Estrutura do texto argumentativo
O texto argumentativo é tão antigo como o próprio homem, uma vez que construir um texto (oral ou escrito) com base em argumentos logicamente encadeados está indissociavelmente ligado à atividade humana. Argumentar, persuadir, convencer, de forma rigorosa e objetiva, sempre fizeram parte do discurso humano.
            Habitualmente,
o texto argumentativo divide-se três partes:
. Introdução: apresenta-se a tese/a ideia a defender/desenvolver.
. Desenvolvimento: organiza-se em várias (sub)partes,
distribuídas por parágrafos, em que se apresentam e exploram os argumentos, os
contra-argumentos, concretizados através de exemplos.
. Conclusão: a tese inicial é retomada,
de forma mais incisiva, reforçando os argumentos apresentados.
            A linguagem deve ser clara e
objetiva, num texto coerente, coeso, com rigor semântico e sintático.
Porque é que a polícia não apanhou Jack, oEstripador?
Porque chamavam "O Coração de Leão" ao rei Ricardo I?
            A jovem
subornou os guardas para a deixarem ver o prisioneiro. Logo que Modred
descobriu o que se passara, quis matar Ricardo de imediato, contudo os seus
conselheiros aconselharam-no e convenceram a proceder de forma a que o assassinato
parecesse um acidente. Deste modo, planearam não alimentar o leão da corte
durante alguns dias e, depois, fazer com que, acidentalmente, entrasse na cela
do monarca aprisionado.
            Quando a princesa
soube dos planos do pai, contou a Ricardo I e implorou-lhe que fugisse, no
entanto ele recusou e, em alternativa, pediu-lhe quarenta lenços de seda, que
atou àvolta do braço direito.
            Quando o
leão entrou na cela, o rei lançou o seu braço protegido à goela do leão e
arrancou-lhe o coração. Deu graças a Deus por o ter protegido durante a luta e,
a seguir, dirigiu-se ao refeitório do rei.
            Perante a
corte, Ricardo I atirou o coração do animal para a mesa, agarrou num punhal de
sal, temperou-o e depois comeu-o cru. Foi assim que, de acordo com a lenda,
ganhou o epíteto com que ficou conhecido.
            No entanto,
de acordo com a História, talvez seja preferível considerar que o cognome
resultou das proezas e da coragem no campo de batalha, que foram de tal monta
que se criou esse tipo de histórias sobre ele.
sábado, 5 de novembro de 2022
Quantas línguas há no mundo?
            Por
outro lado, os critérios para a contagem das línguas diferem. Além disso,
ninguém as conhece a todas.
            Seja
como for, de acordo com o catálogo Ethnologue
(https:www.ethnologue.com), existem 7 151 línguas no mundo, mas a
conceção geral passa por estimar um número situado entre as 6 000 e as 7
500. O mesmo catálogo conta 142 famílias de línguas.
A língua e o território
Por que razão não falamos todos a mesma língua?
• duplicação:
«elom-elom»;
• partícula:
«xi alom»;
• terminação:
«alomis».
quinta-feira, 3 de novembro de 2022
Avaliação quantitativa e qualitativa
Helena Matos sobre a avaliação quantitativa e qualitativa: «Ambas são necessárias.»
    Sobre a avaliação qualitativa em particular: «Pensem nas suas poupanças que têm no banco. E o banco deixa de lhes dar [informação] em números, passa a "Olhe, este mês está piorzinho; este mês melhorou um bocadinho; este mês está assim-assim, mas tem-se esforçado. Este mês está espetacular. Olhe, agora está terrível. O que é que aconteceu?"»
 
 

