Finalidade |
Articuladores do discurso |
reiterar, reafirmar |
retomando a questão, penso
que, a meu ver, creio que, estou certo, em nosso entender |
concordar, provar, exprimir certeza |
efetivamente, com efeito, sem
dúvida, na verdade, certamente, decerto, com toda a certeza, evidentemente,
obviamente, é óbvio que |
manifestar oposição, refutar, restringir ideias |
no entanto, mas, todavia,
contudo, porém, apesar de, em sentido contrário, refutando, pelo contrário,
ao contrário, por outro lado |
exemplificar |
por exemplo, como se pode ver,
assim, tome-se como exemplo, é o caso de, é o que acontece com |
explicitar |
significa isto que, explicitando
melhor, não se pretende com isto, quer isto dizer, a saber, isto é, por
outras palavras |
concluir |
finalmente, enfim, em
conclusão, concluindo, para terminar, em suma, por conseguinte, por
consequência |
estabelecer conexões de tempo |
então, após, depois, antes,
anteriormente, em seguida, seguidamente, quando, até que, a princípio, por
fim |
referenciar espaço |
aqui, ali, lá, acolá, além,
naquele lugar, o lugar onde, ao lado de, à esquerda, à direita, ao centro, no
meio, mais adiante |
indicar ordem |
em primeiro lugar,
primeiramente, em segundo lugar, seguidamente, em seguida, começando por,
antes de mais, por último, por fim |
estabelecer conexões de causa |
porque, visto que, dado que,
uma vez que |
estabelecer conexões de consequência |
de tal modo que, de forma que,
tanto que, e por isso |
expressar condição, hipótese |
se, a menos que, a não ser
que, desde que, supondo que, se por hipótese, admitindo que, exceto se, se
por acaso |
estabelecer conexões de fim |
para, para que, com o fim de,
a fim de que, com o intuito de |
estabelecer relações aditivas |
e, ora, e também, e ainda |
estabelecer relações disjuntivas |
ou, ou então, seja… seja, quer…
quer |
expressar semelhança, comparação |
do mesmo modo, tal como, pelo
mesmo motivo, pela mesma razão, igualmente, assim como |
segunda-feira, 7 de novembro de 2022
Conectores e articuladores do discurso no sermão
O sermão
deve ser construído de forma lógica, sendo o raciocínio apresentado de forma
progressiva e articulada. Por outro, enquanto texto de caráter argumentativo,
deve fazer uso de articuladores ou conectores do discurso – advérbios, locuções
adverbiais, conjunções, locuções conjuncionais e até orações completas.
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