Dado que Romeu e Julieta
representa uma das histórias de amor mais famosas e duradouras do mundo, parece
óbvio que a peça deve destacar o tema do amor. No entanto, tende a concentrar-se
mais nas barreiras que obstruem o amor do que no próprio amor. Obviamente, as
famílias Capuleto e Montecchio representam o maior obstáculo dos amantes. Mas estes
também são seus próprios obstáculos, no sentido de que têm entendimentos
divergentes de amor. Romeu, por exemplo, começa a peça falando dele através de
clichés gastos que fazem encolher os seus amigos. Embora a linguagem que usa
com Julieta mostre palavras mais maduras e originais, ele mantém uma conceção
fundamentalmente abstrata de amor. Julieta, por outro lado, tende a permanecer
mais firmemente fundamentada nas questões práticas relacionadas com o amor,
como casamento e sexo. Esse contraste entre os amantes aparece claramente na
famosa cena da varanda. Enquanto Romeu fala de Julieta poeticamente, usando uma
metáfora extensa que a compara ao sol, Julieta lamenta as restrições sociais
que impedem o casamento.
Outro obstáculo em Romeu e
Julieta é o tempo – ou, mais precisamente, o timing. Tudo o que se relaciona
com o amor nesta peça move-se muito rapidamente. O tema do amor acelerado
aparece pela primeira vez no início da peça, a propósito da questão de saber se
Julieta tem idade suficiente para casar. Enquanto Lady Capuleto afirma que
Julieta está numa "idade bonita" e, portanto, elegível para o
casamento, Lorde Capuleto sustenta que é muito cedo para ela se casar. Quando o
pai muda de ideias mais tarde na peça, ele acelera o cronograma do casamento de
Julieta com Páris. Forçada a agir rapidamente em resposta, a jovem finge a sua
própria morte. Tudo sobre o relacionamento de Romeu e Julieta está também acelerado.
Eles não apenas se apaixonam à primeira vista, como também se casam no dia
seguinte. A pressa dos amantes pode levantar questões sobre a legitimidade do
seu afeto um pelo outro. Realmente, amam-se ou condenaram-se por mero desejo
sexual? O tema do amor acelerado retorna no final da peça, quando Romeu chega
ao túmulo de Julieta, acreditando ser tarde demais. De fato, ele chega muito
cedo, pouco antes de ela acordar. O seu mau timing resulta em ambas as
mortes.
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