Português: O destino em Romeu e Julieta

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

O destino em Romeu e Julieta

No seu primeiro discurso à plateia, o Coro afirma que Romeu e Julieta estão marcados pelo destino. Essa noção de destino permeia a peça, e não apenas para o público. As personagens também sabem disso: Romeu e Julieta veem constantemente presságios. Quando ele acredita que Julieta está morta, grita: "Então eu vos desafio, estrelas", completando a ideia de que o amor entre ambos está em oposição aos decretos do destino. É claro que o próprio desafio de Romeu o coloca nas mãos do destino, e a sua determinação de passar a eternidade com Julieta resulta na sua morte. O mecanismo do destino funciona em todos os eventos que envolvem os amantes: a disputa entre as suas famílias (vale a pena notar que esse ódio nunca é explicado; antes, o leitor deve aceitá-lo como um aspeto inegável do mundo da peça); a horrível série de acidentes que arruínam os planos aparentemente bem-intencionados de Frei Lourenço no final da peça; e o momento trágico do suicídio de Romeu e do despertar de Julieta. Esses eventos não são meras coincidências, mas manifestações do destino que ajudam a provocar o resultado inevitável da morte dos jovens amantes.
O conceito de destino descrito acima é a interpretação mais comummente aceite. Há outras leituras possíveis do destino na peça: como uma força determinada pelas poderosas instituições sociais que influenciam as escolhas de Romeu e Julieta, bem como o destino como uma força que emerge das próprias personalidades dos protagonistas.
Na primeira fala do Coro, é-nos dito que Romeu e Julieta morrerão e que o seu fim trágico está predestinado. A edição original, em inglês, contém a expressão «star-crossed». No tempo de Shakespeare, tal como nos nossos dias, algumas pessoas acreditavam que o curso da sua vida era determinado pelo movimento e posição das estrelas. Por outro lado, os seus nascimentos e mortes são descritos na mesma frase curta, que novamente sugere que as suas mortes foram fadadas a partir do momento em que nasceram.
Antes de ir para o baile de máscaras onde encontrará Julieta, Romeu tem a sensação de que as consequências de sua decisão de ir serão "amargas". Ele suspeita que esse seja o seu destino e o seu uso da palavra “estrela” lembra o público que está marcado pelo destino. O medo de Romeu de que chegue ao baile "muito cedo" aponta para um tema importante da peça. Quase todos os eventos acontecem cedo demais. Tebaldo encontra Romeu muito cedo, antes que as notícias do casamento sejam anunciadas. O casamento de Julieta com Páris é decidido muito cedo, antes que Romeu possa voltar do exílio. Os amantes morrem muito jovens.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...