Português: O tema da aparência versus realidade / aparência versus engano em Hamlet

terça-feira, 10 de setembro de 2024

O tema da aparência versus realidade / aparência versus engano em Hamlet

    Há vários momentos na peça que desenvolvem a questão da aparência e da realidade. Vários aspetos, como, por exemplo, a insanidade de Hamlet, as maquinações de Cláudio, o estado da Dinamarca, não são aquilo que parecem. Hamlet finge estar louco como estratégia tendente a certificar-se da culpabilidade de Cláudio na morte do seu pai. Além disso, ataca Ofélia e Gertrudes, orquestra a morte de Guildenstern e Rosencrantz e acusa a mãe e Polónio de serem falsos.
    Por outro lado, diversas personagens desafiam as balizas entre o que é visto e o que é real. Quando o fantasma aparece pela segunda vez nos aposentos de Gertrudes, esta afirma não o conseguir ver, o que levanta a possibilidade de o espectro ser produto da imaginação de Hamlet, não obstante ele ter aparecido previamente a outras personagens, ou de Gertrudes estar a esconder algo. Outros casos são os de Polónio, que dá conselhos que entram em conflito com as decisões que toma, e de Ofélia, que nega os eu amor por Hamlet por obediências e para agradar ao pai.
    Curiosamente, ao chegarmos ao final da peça, as personagens transformam-se naquilo que fingem ser: Gertrudes apresentou-se como uma vítima involuntária e torna-se uma; Polónio fingiu ser alguém leal, mas a sua morte é genuinamente lamentada pela corte; Ofélia fingiu ser pura e inocente ao renunciar ao afeto por Hamlet e acaba por ter um funeral puro, embora se possa questionar se o merece, por exemplo, caso se tenha suicidado.
    Em suma, são vários os momentos que suscitam as questões da aparência versus realidade e da verdade versus engano:

. o fantasma pode ser real ou fruto da imaginação de Hamlet;

. Cláudio obteve o poder por meio do engano;

. Polónio dispõe-se a espalhar boatos sobre o filho para investigar o seu comportamento em França, o que permite questionar o relacionamento entre pai e filhos;

. a morte de Polónio é fruto do engano, pois Hamlet pensava estar a matar Cláudio;

. a companhia de atores e o enxerto na peça que representam em Elsinore, introduzido por Hamlet;

. etc.

 

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