Português

domingo, 7 de abril de 2013

Tipos de frase

                Na língua portuguesa, as frases, de acordo com a intenção comunicativa do falante, podem ser classificadas em quatro tipos: declarativo, interrogativo, exclamativo e imperativo.

                1. Frase de tipo declarativo

                A frase declarativa é aquela através da qual o falante enuncia um pensamento, referencia um acontecimento, faz uma asserção, uma afirmação / proposição (de polaridade positiva ou negativa) acerca de uma situação ou uma entidade do mundo real ou possível:
. Eu sou professor de Português.
. O Benfica goleou o Rio Ave.
                Surge associada aos atos ilocutórios assertivos e declarativos.
                No registo oral, a frase declarativa é caraterizada por uma entoação ascendente no seu início e descendente no final. No registo escrito, é assinalada, habitualmente, com ponto final.
                Diz-se que a frase declarativa é não marcada quando os elementos que a constituem obedecem à seguinte ordem: sujeito – verbo – complementos:
. Vi o jogo do Benfica pela televisão.
                Diz-se que é marcada quando não obedece àquela ordem:
. O jogo do Benfica, vi-o na televisão.


                2. Frase de tipo interrogativo

                A frase interrogativa é aquela através da qual o falante formula uma pergunta ou um pedido, visando obter uma informação (1) ou conduzir a uma ação (2):
(1) . Sabes que horas são?
(2) . Passas-me esse livro?
                Surge associada aos atos ilocutórios diretivos, visto que pretende obter uma resposta (verbal ou não verbal) por parte do interlocutor, isto é, leva-o a agir.

                Por outro lado, a frase interrogativa pode ser direta ou indireta.

2.1. Frase interrogativa direta: termina, na escrita, com ponto de interrogação; na oralidade, é caraterizada por uma entoação ascendente.
. A que horas começa o baile?

2.2. Frase interrogativa indireta:
‑ corresponde a uma oração subordinada substantiva completiva;
‑ termina, no registo escrito, com ponto final;
‑ é introduzida por verbos de inquirição como «perguntar», «questionar», «averiguar», «interrogar», «saber», «dizer», etc.;
‑ o verbo de inquirição é, habitualmente, seguido da conjunção completiva “se”:
. Ele perguntou-lhe a que horas começava o baile.
. Perguntou-lhe se sabia as horas.

                A frase interrogativa pode ainda classificar-se como total ou parcial, de acordo com a resposta que se pretende com a pergunta.

2.3. Frase interrogativa total:
‑ é aquela em que o falante pretende obter uma resposta afirmativa ou negativa, isto é, de tipo sim / não;
‑ não é introduzida por nenhum elemento interrogativo;
‑ as respostas podem ser constituídas apenas pelo verbo ou por advérbios;
‑ no registo oral, é marcada por uma entoação ascendente:
. A Madalena canta mal, não canta?
Sim. OU
Muitíssimo! OU
Pessimamente!

2.4. Frase interrogativa parcial:
‑ a interrogação incide apenas sobre um dos constituintes da frase;
‑ é iniciada por um elemento interrogativo (pronome, determinante, quantificador ou advérbio interrogativo);
‑ quando iniciada por um elemento interrogativo, apresenta ordem derivada ou inversa relativamente à ordem normal (S – V – C), podendo o elemento interrogativo ocorrer em diferentes posições:
. Quem marcou os golos do Benfica?
‑ O Cardozo e o Lima.
. Quantas namoradas tiveste ao longo da vida?
‑ Perdi-lhe a conta.
. Onde viste o futebol?
‑ No café.
. Viste o futebol onde?
‑ No café.
. Que respondeste à segunda pergunta do teste?
‑ Nada.

NOTA: Na segunda e na quinta frases, o elemento interrogativo desempenha a função sintática de complemento direto.


                3. Frase de tipo exclamativo

                A frase exclamativa é utilizada para exprimir emoções ou sentimentos, estados de espírito ou opiniões (entusiasmo, alegria, surpresa, tristeza, euforia, angústia, desespero, admiração, etc.).
                Surge associada aos atos ilocutórios expressivos.
                No registo escrito, termina por um ponto de exclamação, enquanto, na oralidade, é caraterizada por uma entoação de intensidade prolongada que pode recair sobre toda a frase ou apenas sobre um dos seus constituintes.
                Pode ser constituída por
. uma frase: És um anjo!
. uma expressão: Pobre de mim!
. uma só palavra (interjeição ou onomatopeia): Bravo!; Pam!

                À semelhança da frase interrogativa, também a exclamativa pode ser classificada em função do foco da exclamativa:

3.1. Frase exclamativa total: a exclamação incide sobre a totalidade da frase:
. Cumpri sempre o meu dever!

3.2. Frase exclamativa parcial: a exclamação recai sobre um dos elementos da frase:
. A tua namorada é liiiiiiiinda!

                Por outro lado, a frase exclamativa pode ser marcada de diversas formas:

1. Por elementos prosódicos:
Sofia, és um amor!
A paisagem duriense é fantástica!

2. Por expressões específicas:

i) Expressão «é que» ou semelhante:
Tu é que és tonta!

ii) Anteposição de um constituinte:
Que livro magnífico!
Muitos golos marca o Messi!
Linda figura fizeste no exame!
Tanta gente desgraçada que eu fiz!

iii) Conjunção condicional «se», seguida de verbo no modo conjuntivo:
Ainda se Miguel Relvas fosse inteligente!

iv) Advérbio «não» com valor expletivo, isto é, usado para reforçar uma afirmação:
Diz-me lá se o Relvas não fez um discurso patético!

v) Marcadores de quantidade ou grau:
A Kim Basinger era tão sensual!

                Frequentemente, a frase exclamativa pode apresentar características sintáticas que, juntamente com marcas prosódicas (como a intensidade), evidenciam algum constituinte da frase:

. Inversão do sujeito: Que bom é o pão que o Senhor nos dá!

. Expressões quantificadores no início da frase: Muitos livros lês tu!


4. Frase de tipo imperativo

                A frase imperativa é aquela através da qual o locutor expressa uma ordem, faz um pedido, dá um conselho, faz uma proibição, uma proposta, uma sugestão.
                Realiza frequentemente atos ilocutórios diretivos.
                Neste tipo de frases, os verbos encontram-se, maioritariamente, nos modos imperativo e conjuntivo, mas podem também surgir no modo indicativo e nas formas não finitas (gerúndio, infinitivo e particípio passado):
Fecha a janela, João!
Limpem o chão, meninos!
Calou!
Andando!
Calar!
Calado!
                No registo escrito, a frase imperativa termina, normalmente, com ponto de exclamação, enquanto, no registo oral, é caracterizada por uma entoação descendente.
                Além disso, contrariamente aos demais tipos, a frase imperativa ocorre apenas na forma ativa:
Fecha a janela, João!
Limpem o chão, meninos!

sexta-feira, 29 de março de 2013

As vantagens e desvantagens do 'Facebook'

     «Isto do Facebook é uma coisa porreira ! Sobretudo para os que conseguem ter muitos Amigos "virtuais". Passo a explicar: imaginemos que um cidadão mediano, como eu, está a ficar com o automóvel nas lonas (é quase o caso). Chega aqui, e pergunta: "quem é que me arranja um automóvel por um preço gentil, capaz de levar a minha carcaça às compras, trazendo-a para casa sem dano?". E logo aparece um Amigo, consciente e consciencioso, a dizer: "Tenho eu um carrinho para si, por um preço simpático". Imaginemos que um pagador de impostos , como eu, deseja deslumbrar um Amigo com uma refeição "acima de qualquer suspeita". Chega aqui e pergunta: "Onde é que se come a melhor posta mirandesa"? E logo, logo, aparece uma Amiga e diz: " No Restaurante tal, com uma óptima relação preço-qualidade". Imaginemos que um votante, chega aqui e pergunta: "Onde é que se arranja um Presidente da República que, finalmente, não nos envergonhe continuamente?". Bom, aí faz-se um longo, longo, longo silêncio e as respostas que chegam são todas reticentes, ratadas, cheias de hiatos. Conclusão: é muito mais fácil comprar um automóvel e comer uma sensacional posta mirandesa do que arranjar um PR que se cheire. Como diria La Palisse, né?»

Professor Amadeu Homem

quinta-feira, 28 de março de 2013

Semana Académica - Viseu 2013 - Cartaz


O analfabetismo funcional de um «dux veteranorum» e não só


     O exercício é simples: enumerar os erros de português que se podem encontrar nos escritos (?) dos dois representantes do ensino superior viseense: o presidente da Direção da Federação Académica e o «Dux Veteranorum».

     O exercício será realizado na caixa de comentários deste «post» e a data de conclusão do mesmo será o dia 5 de abril, pelas 23 horas e 59 minutos.

     Para não cansar ninguém neste início de período, ainda no rescaldo da «viagem das nossas vidas», basta apontar cinco erritos.

ADENDA:

1.º) A ideia é que apontem o erro em concreto e que depois o corrijam.

2.º) As respostas serão, entretanto, «escondidas», para evitar a «colagem». Quando o exercício estiver completo, voltarão a aparecer.

"Portugal em queda"

«Habituados como estamos às más notícias já nem reagimos quando surge mais uma. A notícia vinda das Nações Unidas devia ter provocado ondas de choque, mas deixou-nos indiferentes. No relatório que acaba de ser publicado, baseado em dados de 2012, Portugal caiu dois lugares no Índice de Desenvolvimento Humano, estando agora na modesta 43.ª posição, na cauda da primeira liga e quase a ser despromovido para a segunda. Essa queda soma-se às quedas dos anos anteriores: no relatório de 2011 tínhamos caído um lugar e no de 2010 tínhamos caído seis lugares. Já basta de tanto cair!

O referido índice classifica os países com base não apenas na riqueza, medida pelo PIB, mas também na saúde, medida pela esperança média de vida, e na educação, medida pelo número de anos na escola. Se o PIB português está dolorosamente a cair (segundo os cálculos das Nações Unidas, está a descer desde 2007, estando hoje abaixo do valor de 2000), o progresso na longevidade é apenas ligeiro (actualmente a esperança média de vida é de 79,7 anos) enquanto na escolaridade há estagnação (nuns confrangedores 7,7 anos de escolaridade média na população adulta). No global, e devido ao declínio económico, o nosso índice está desde o início desta década praticamente imóvel após décadas de crescimento. E, em contraste connosco, a maior parte dos países estão a desenvolver-se, alguns ultrapassando-nos. O relatório chama precisamente a atenção para a acentuada subida de numerosos países, principalmente do hemisfério sul. Em todo o mundo, os “campeões” da descida, em valor absoluto, são a Grécia e a Líbia, com Portugal logo a seguir, com quedas semelhantes às de Chipre, Barbados, Zimbabwe e Madagáscar. Repito para que conste: à escala planetária, em 186 países há apenas sete nações a descer e a portuguesa é uma delas.

Quem são os responsáveis? A principal culpa é, obviamente, dos maus governos que temos tido. Os professores Daron Acemoglu e James Robinson, do MIT e de Harvard respectivamente, no seu livro “Porque Falham as Nações” (Temas e Debates, 2013) informam-nos, com abundantes e eloquentes exemplos, que a falta de prosperidade dos países não tem a ver nem com a geografia nem com a cultura, mas sim com o funcionamento das instituições políticas. Os nossos “anos perdidos” no passado recente não eram uma fatalidade, atribuível à nossa situação no mundo ou à nossa particular tradição, mas sim uma consequência dos nossos erros políticos e económicos. Acrescem, claro, os erros alheios, pois a Europa não está bem: vão longe as expectativas de crescimento da Estratégia de Lisboa no ano 2000.

Os governos que elegemos nos últimos anos têm rostos. Independentemente das responsabilidades que não são poucas dos governos anteriores (António Guterres já assumiu uma quota parte), elas são de José Sócrates, que governou de 2005 a 2011, e de Pedro Passos Coelho, que governa desde 2011. O primeiro – os números não enganam – governou mal e o segundo – os números voltam a não enganar - está a governar mal. Não interessam nesta altura a não ser ao próprio as justificações de Sócrates em penosas prédicas televisivas. Ele já foi afastado por eleições de um modo claro. Uma vez que o governo anterior já foi mudado, resta-nos mudar o actual governo. As próximas eleições autárquicas vão ter uma leitura política nacional, ao revelar nas urnas a grande angústia das pessoas. E, como Passos Coelho já afirmou querer que se “lixem as eleições”, será provavelmente feita a sua vontade nas legislativas de 2015, que ele com grande antecedência já vê perdidas.

Poderá Passos Coelho fazer alguma coisa para evitar a sua queda, que decorre da queda do país? Sim, pode ainda mudar alguns dos seus ministros e secretários de estado. Não podendo alterar a troika externa, que nos manieta a todos, pode mexer nessa troikainterna que o assessora, formada pelo inefável Miguel Relvas, pelo desacreditado Vítor Gaspar e pelo desorientado Carlos Moedas. Sendo Passos Coelho político desde que nasceu, deveria saber que está a ser arrastado para  mais fundo pelos seus colaboradores mais próximos. Neste momento, os seus eleitores não estão com ele, o seu partido dificilmente está com ele (é público e notório que os “barões” não estão, multiplicando-se em comentários televisivos) e o seu parceiro de coligação só finge que está com ele (Paulo Portas, matreiro, deixa que os outros digam o que ele pensa).

E a oposição? Que diz António José Seguro? Se não há confiança no governo, menos há na oposição. O líder da oposição vê o país em queda, vê o governo em queda e nada mais lhe ocorre do que esperar que um e outro caiam mais. Não oferece solução nenhuma. Eleições agora para quê? Não esqueçamos, como mostram os dados das Nações Unidas, que a queda do país não é de hoje e que o maior partido da oposição é co-responsável por ela.»

Prof. Carlos Fiolhais, in Público de 27 de março de 2013

segunda-feira, 25 de março de 2013

Da inteligência

          Inteligências há poucas.
          Quase sempre as violências
          nascem das cabeças ocas
          por medo às inteligências.

                                                   António Aleixo

Viagens de finalistas


"O problema do X"

     "A língua? O que o Estado não destrói (ver acordo ortográfico, s.f.f.), o povo massacra. Não bastavam os rústicos que usam a palavra «empoderamento» sem se rir, os burgessos que começam as frases com «Dizer que...» e os tradicionais e encantadores parolos do «fizestes», «gostastes» e «soubestes» na segunda pessoa do singular.
     Singulares como somos, agora inventamos uma praga fresquinha, a qual consiste em substituir o «s» pelo «x» no início de certos vocábulos. Se não repararam, liguem o televisor e reparem. De repente, inúmeros portugueses passaram a comer a xopa, a ir ao xentro, a frequentar Xerralves, a ver xéries, a dormir xonecas, a lamentar a xituação, a ter xintomas e a aproveitar os xábados para se xentarem num xítio simpático a xaborerar um xyrah com queijo da xerra.
     Não se trata de uma adaptação manca do ancestral chotaque das Beiras, que sempre teria a atenuante etnológica: é uma afectação nova em folha cujo carácter epidemiológico ignora regiões e acomete o País de norte a sul. De onde, ou melhor, de quem provém? Não se sabe. Nunca se sabe, e eis a vantagem do AO, cujos criadores são patetas, mas patetas identificados, enquanto os delinquentes que minam a língua sob anonimato andam para aí à xolta e a xorrir com xarcasmo."

Alberto Gonçalves, Sábado de 21 a 27 de março de 2013

domingo, 24 de março de 2013

sexta-feira, 22 de março de 2013

Nuno Crato MENTIU!

     Há poucos meses, eram estas as certezas de Crato...


     Pouco tempo volvido, estamos nisto:


Crato assume mobilidade especial para os professores

Ana Petronilho  
22/03/13 12:06
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O ministro da Educação confirmou hoje aos sindicatos que não pode "continuar a garantir que a mobilidade especial não será aplicada aos professores".
Declarações que vêm contrariar o que Nuno Crato disse no Parlamento a 19 de Julho ao assegurar que os professores não iriam estar incluídos no programa de mobilidade especial.
"Não está em cima da mesa, no Ministério da Educação e no Ministério das Finanças e da Administração Pública, nenhuma discussão sobre a mobilidade especial dos professores", afirmou Nuno Crato em Julho no Plenário.
O ministro recuou entretanto na distância de colocação dos professores. Isto porque apresentou aos sindicatos um novo mapa com dez quadros de zona pedagógica.
A proposta inicial apresentada na quarta-feira podia resultar em colocações de professores a mais de 200 quilómetros de distância da sua residência.
Além do novo mapa, o ministro entregou hoje uma proposta com novas regras de compensação de graduação, que pode atingir um ano de serviço. A compensação varia com as distâncias com que o professor fica deslocado.
Caso o professor fique deslocado entre 80 e 120 quilómetros, em linha recta da sua residência, terá uma compensação de 183 dias. Caso seja entre 121 e 180, a compensação sobe para 274 dias. Com mais de 181 quilómetros a compensação atingirá os 365 dias.
Crato diz que não quebrou compromisso
O ministro da Educação garante que não quebrou o compromisso ao aplicar a mobilidade especial aos professores justificando que nas anteriores declarações terá referido a este ano lectivo.
Confrontado pelos jornalistas, Nuno Crato não adiantou em que condições e quando será aplicada a mobilidade especial nos professores. Além disso, o ministro não revelou se esta é uma medida com a qual concorda dizendo que essa é uma questão "que é mais ou menos perguntarem-me se concordo com a chuva" argumentando que "vivemos no mundo em que vivemos" não deixando de sublinhar que "estamos numa situação excepcional". Por isso, argumenta o ministro, o MEC está "a trabalhar em várias alternativas" e a "fazer tudo que está ao seu alcance" para que os professores possam evitar a mobilidade especial referindo o aumento da mobilidade geográfica dos docentes, a possibilidade de dar aulas nos cursos profissionais do IEFP ou a  passagem à categoria de técnicos superiores para trabalhar em outros ministérios.
     Conclusão:


Portugal cortou mais de 5% do PIB na Educação

Portugal cortou mais de 5% do PIB no investimento em Educação nos últimos três anos, revela um estudo da Comissão Europeia.
     Portugal está entre os cinco países da União Europeia que mais cortaram no investimento em Educação, desde 2010, por causa da crise. Uma redução em mais de 5% do PIB nos orçamentos de Educação, revelou um estudo da Comissão Europeia hoje divulgado.
     A par de Portugal há nove países que europeus que têm vindo a desinvestir em Educação nos últimos três anos. A Grécia, a Hungria, a Itália e a Lituânia estão também entre os países que mais desinvestiram em Educação, acima dos 5%.
     Nos outros quatro países, Estónia, Polónia, Espanha e Reino Unido, os cortes no sector ficaram entre os 1% e os 5%.  
     Para a Comissão Europeia este desinvestimento deve-se à crise e tem reflexo na redução de salários e de professores. Cenário para o qual a instituição lança o alerta: "Se os Estados-Membros não investirem suficientemente na modernização da educação e das competências, ficaremos aquém dos nossos concorrentes mundiais e será mais difícil combater o desemprego juvenil", diz a comissária europeia para a Educação, Androulla Vassiliou.  
     O estudo que analisou o financiamento em todos os níveis de ensino, desde a educação pré-escolar ao ensino superior, em 35 sistemas educativos nacionais e regionais, vem confirmar os últimos dados do relatório anual "Education at a Glance" da OCDE e contrariar o relatório do FMI que diz que o investimento nacional no sector atingiu os 6.2% do PIB, estando acima da média da Europa a 15.
     Mas também a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico revelou em Setembro que o investimento público em Educação caiu, este ano, em Portugal, para níveis abaixo dos registados em 1995 não tendo os 3,8% do PIB nacional. Investimento que coloca o País ainda mais distante da média dos 36 países abrangidos, que neste momento se situa nos 6,2%. Contas feitas, são menos 1,1 pontos percentuais do investimento registado em Portugal há 17 anos, que então ascendeu aos 4,9% do PIB.
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