Português: Correção do Exame Nacional de Português - 12.º ano - 2020 - 1.ª fase

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Correção do Exame Nacional de Português - 12.º ano - 2020 - 1.ª fase

Grupo I

1.
▪ A atitude de Gonçalo Ramires é caracterizada pela ociosidade, visível no facto de ele adiar a concretização da escrita de um romance sobre a sua família (algo que recorda o que sucede com João da Ega e Carlos da Maia em Os Maias).
▪ Por sua vez, José Castanheiro mostra-se pró-ativo: trabalha no Ministério da fazenda, mostra-se entusiasmado e empenhado na criação de uma revista quinzenal e está envolvido na ressurreição do sentimento português.
▪ A postura/atitude das personagens de Os Maias é semelhante à de Gonçalo Ramires, pois mostram-se ociosos, passeando por Lisboa «às horas de trabalho», dedicando-se a observar apenas os outros.

2.
▪ O excerto de A Ilustre Casa de Ramires critica:
a) o facto de os portugueses adiarem a concretização das suas ideias, dos seus projetos;
b) a ausência de um sentimento patriótico, que surge associado à perda da identidade nacional.
▪ O extrato de Os Maias critica:
a) a ociosidade da juventude portuguesa, que vagueia pela cidade, sem uma ocupação útil/sem trabalhar;
b) a imitação caricatural/ridícula de modelos estrangeiros, pela incapacidade de criar modelos próprios.

3.
a) 3
b) 2
c) 1

4.
▪ O sujeito poético mostra uma atitude racional, visto que intelectualiza as suas emoções, recusa voluntariamente a mudança (“Tudo quanto me ameace de mudar-me / Para melhor que seja, odeio e fujo” – vv. 5-6) e busca a calma, a serenidade, a tranquilidade (versos 7 a 10).
▪ O sujeito poético mostra-se aterrorizado face ao destino e/ou à ideia de mudança, o que lhe causa sofrimento e dor.

5.
▪ Comparação: “indo / Para a velhice como um dia entra / No anoitecer”.
▪ Expressividade da comparação: tal como o dia termina lenta e gradualmente e entra na noite de forma impercetível, também o sujeito poético deseja que o tempo passe por si igualmente de modo impercetível, conduzindo-o tranquilamente para a morte, isto é, sem que isso lhe cause dor e sofrimento.

6.
a) 2
b) 2
c) 1

7. A crítica e a alegoria no Sermão de Santo António:
▪ A Nau Soberba, que é caracterizada pelas velas inchadas pelo vento e que leva os marinheiros ao naufrágio, simboliza a vaidade, o orgulho desmedido, a arrogância que conduz(em) o homem à perdição.
▪ A Nau Vingança, caracterizada pela artilharia e pelos bota-fogos acesos, onde «se queimariam ou deitariam a pique», simboliza o desejo de vingança.
▪ A Nau Cobiça, sobrecarregada e aberta com o peso, fica incapaz de fugir ou se defender, acabando na mão dos corsários, representa o materialismo e a ambição desmedida.
▪ A Nau Sensualidade, que faz com que alguns homens se percam ou ceguem, simboliza os que caem facilmente na tentação e por ela se perdem.
▪ A ictiofagia e a antropofagia: o pregador critica os peixes por se comerem uns aos outros e faz o mesmo aos homens, que se comem igualmente uns aos outros, com a agravante de os pequenos comerem os pequenos, representando, desta forma, a exploração do ser humano pelo seu semelhante.
▪ O peixe roncador representa a soberba e a vaidade, visto que, tal como ele é pequeno em tamanho, mas faz produz muito ruído porque ronca muito, também o homem (como Pedro ou o gigante Golias) faz alarde e se gaba das suas ações.
▪ O peixe pegador representa o oportunismo e o parasitismo, pois, tal como ele se agarra aos peixes maiores, vivendo à sua custa, também alguns seres humanos (como, por exemplo, os seguidores de Herodes) se «pegam» aos homens influentes para beneficiar do seu poder e influência.
▪ O peixe voador representa a ambição, dado que, tal como ele tem forma de peixe mas quer ser ave, pagando com a vida essa sua ambição, também alguns homens (como Simão Mago) são castigados.
▪ O polvo representa a traição e a hipocrisia, dado que, tal como ele se dissimula e se mostra inofensivo para atacar as presas de forma traiçoeira, também certos homens (como, por exemplo, Judas) agem de forma traiçoeira/falsa.


Grupo II

Versão 1     Versão 2
1.             D                 B
2.             B                 C
3.             A                 B
4.             C                 A
5.             D                 A

6.
a) complemento direto
b) complemento agente da passiva

7.
a) 3
b) 2
c) 3

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