domingo, 29 de dezembro de 2024
3. A origem da tragédia
2. Origem e significado da palavra tragédia
1. Introdução à tragédia grega clássica
Biografia de Alexandre O'Neill
O apelido O’Neill, de origem irlandesa (o primeiro rei católico da
Irlanda – 410 d.C. – chamava-se Eogan Vi Niall), foi herdado da avó paterna,
Maria da Conceição, havendo registo da sua presença em Portugal desde 1736, ano
em que Shane O’Neill, um refugiado, chega ao nosso país e se instala na Quinta
da Arealva, em Cacilhas.
A escolha do apelido O’Neill como “nome de guerra relacionar-se-á
possivelmente com a demarcação de qualquer «modo funcionário de viver»”, bem
simbolizado pelo clã O’Neill na Irlanda: durante quase mil anos e cerca de trinta
gerações, segundo as crónicas, não houve um O’Neill que morresse de morte
natural. Por sua vez, o apelido Bulhões aponta para figuras importantes, como,
por exemplo, Santo António de Lisboa.
·
1926-1937 – Mora
em Lisboa com a família, constituída pelos pais e pela irmã, Maria Amélia, mais
velha do que o futuro poeta, no 4.º Esq. do número 19 da Rua da Alegria, uma
época que o próprio retratou da seguinte forma: “Era um chato, uma tristeza,
era filho de gente que não me deixava sair à rua. Era um miúdo fechado, um
bocado triste e passava muito tempo à janela. […] Não foi uma infância feliz
nem infeliz. Foi um tempo cinzento, sem relevos.”
Mais felizes foram os períodos de férias de verão em Amarante, terra
natal da mãe, entre os seis e os dezasseis anos, onde conheceu e conviveu com
diversas pessoas, nomeadamente o tio-avô José Vahia, em cuja companhia faz
longos passeios que lhe dão a conhecer a região do Douro e a poesia de Guerra
Junqueiro e que estão refletidos no seu poema “Autocrítica”.
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1932 – Começa
a frequentar a Escola Primária, situada na Rua de S. José dos Carpinteiros.
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1933 –
Ingressa no Colégio Português de Educação Feminina, uma instituição de ensino
particular, na qual conclui a instrução primária e inicia o curso dos liceus.
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1935 –
Conhece Teixeira de Pascoaes no Café Central de Amarante.
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1936 –
Contacta pela primeira vez com a poesia dimensionista de António Pedro através
da revista “Revolução”, a que tem acesso por meio da sua professora, Virgínia
Lima.
Inicia-se a Guerra Civil espanhola, que seguirá com grande atenção.
Inscreve-se, obrigado, na Mocidade Portuguesa.
·
1937 – Ainda em
Amarante, conhece Alexandre Pinheiro Torres, que se tornará desde aí seu
companheiro de aventuras, e Bento de Jesus Caraça, que se encontrava também na
localidade na época e a quem pediu um autógrafo.
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1938 – Muda-se
com a família para a Rua Arnaldo Gama, no Bairro Social do Cego, mudança essa
que o leva a mudar de escola e a frequentar o Colégio Valsassina, na Avenida
António Augusto de Aguiar, por força da lei da separação dos sexos nas escolas.
Contacta com a poesia de Mário de Sá-Carneiro, bem como com a poesia
neorrealista, graças às conversas pós-aulas que mantém com o seu professor
Avelino Cunhal, “a quem horroriza o entusiasmo” de O’Neill por uma poesia que
considerava “doentia e malsã” (a de Sá-Carneiro).
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1939 – Reprova
a Matemática no 3. Ano de liceu. Após frequentar aulas particulares, repete o
exame e obtém anota de 19 valores.
Começa a ler (por exemplo, Júlio Verne, autor comum aos jovens da sua
idade, bem como outros escritores que os da sua idade não liam) e a escrever.
O triunfo de Franco na Guerra Civil espanhola, a ascensão dos regimes
fascistas e nacionalistas (Mussolini, Hitler e Salazar) e o início da Segunda
Guerra Mundial agudizam a sua visão angustiada da História e da vida.
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1941 – Ainda no
Colégio Valssassina, conhece o professor António Dias Miguel, que o inicia na leitura
dos autores do Novo Cancioneiro.
Obtém todos os prémios de um concurso literário organizado pela direção
do colégio.
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192 – Conhece,
pela mão de Ribeiro Couto, Adolfo Casais Monteiro, João Gaspar Simões, Almada
Negreiros, António Dacosta e António de Navarro, membros, entre outros, do
chamado “Grupo dos Jantares dos Dias 13”, que têm lugar na Esplanada do Rato, e
para os quais Alexandre O’Neill passou a ser convidado. Deles resultará um
convite, formulado por Ribeiro Couto, no sentido de colaborar na revista “Litoral”,
dirigida pelo escritor Carlos Queiroz.
Escreve poemas com sabor ao heterónimo pessoano Ricardo Reis e a um certo
imaginário próximo do Neorrealismo, povoados por figuras como fadas, gnomos, etc.,
e tendo como interlocutora uma Lídia, que, de facto, nos leva de imediato até
Reis.
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1943 – Publica
os primeiros versos num jornal de Amarante, o “Flor do Tâmega”.
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1944 –
Concluído o liceu, reprova no exame médico para admissão ao Serviço Militar, devido
à asma e à miopia.
Sofre novo desgosto quando conclui, após terminar o primeiro ano do curso
de Pilotagem da Escola Náutica de Lisboa (a admissão requeria apenas que os
candidatos soubessem nadar), que jamais poderá ser piloto por causa da miopia, no
momento em que tenta obter, na Capitania do Porto de Lisboa, uma cédula para
navegar como praticante de piloto.
Volta, posteriormente, ao liceu para frequentar, como aluno externo, o Curso
Complementar de Letras.
·
1945 – Conhece
Mário Cesariny de Vasconcelos no café A Cubana, dando início a uma
relação de amizade e cumplicidade intelectual, cimentada pelo envolvimento de
ambos nas atividades do MUD Juvenil e pela renitência face ao Neorrealismo.
Publica os poemas “Explosão”, “Nocturno”, “Cavalos” e “Estátua Equestre”
na revista “Litoral”.
·
1946 – Agravam-se
conflitos no seio da sua família: a relação com o pai nunca fora pacífica e a
mãe tinha sempre tentado afastar O’Neill da literatura, rasgando todos os
versos que encontrava, pois sonhava para o filho uma carreira na advocacia. Em
consequência dessas desavenças sai de casa e vai viver para casa do tio António
Vahia de Castro, na Avenida Visconde de Valmor.
Começa a trabalhar na Caixa de Previdência dos Profissionais do Comércio,
na secção de Arquivo e Expedição de Correspondência, como escriturário de
terceira classe, ganhando 600 escudos (o equivalente a três euros) por mês. Aí
permanecerá durante seis anos.
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1947 – Troca correspondência
com Mário Cesariny, que vive então em Paris, revelando o seu entusiasmo pelas
atividades diversificadas a que se dedica: desenho, escrita, estudos (por
exemplo, da obra de Freud), escultura, etc.
Participa, juntamente com outras figuras, como António Pedro,
José-Augusto França, Cândido Costa Pinto, entre outros, em outubro, na primeira
reunião do futuro Grupo Surrealista de Lisboa, que se formará antes do final
deste ano, e que será constituído pelo próprio O’Neill, por Mário Cesariny,
António Pedro, José-Augusto França, Moniz Pereira, Fernando de Azevedo, António
Domingues e Vespeira. Cândido Costa Pinto fora afastado entretanto, acusado de
assumir compromissos estranhos aos do grupo, nomeadamente com a galeria de
exposições do SNI.
A adesão ao Surrealismo leva-o a colecionar objetos estranhos, em casa
dos pais, como ossos, que levam a mãe ao desespero e que o «forçam» a arrendar
um «atelier» numas águas-furtadas de um prédio antigo, na Avenida Liberdade,
juntamente com António Domingos e Mário Cesariny. Esta iniciativa vem
substituir outra, que nunca concretizará, de alugar uma casa em conjunto com
José Cardoso Pires e / ou João Moniz Pereira. É nesse «atelier» que os
locatários ensaiarão experiências de colagens, poemas, esculturas e pinturas.
·
1948 – Cria, nessas
águas-furtadas, A Ampola Miraculosa, uma história, em poucas páginas,
construída em torno de gravuras de antigos manuais de Física.
O Grupo Surrealista de Lisboa torna pública, através do “Diário de Lisboa”,
a sua oposição ao aproveitamento e apropriação oficiais da figura de Gomes
Leal, aquando da celebração do centenário do seu nascimento. Anos depois, O’Neill,
juntamente com Francisco de Cunha Leão, organizará uma antologia poética de
Gomes Leal.
Ainda neste ano, dá-se uma cisão no Grupo Surrealista de Lisboa, motivada
por divergências estético-ideológicas e protagonizada por Mário Cesariny,
António Maria Lisboa, Pedro Oom e Henrique Risques Pereira.
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1949 – Em janeiro,
num sótão do n.º 25 da Rua da Trindade, abre ao público a primeira exposição do
Grupo Surrealista de Lisboa, onde expõem os seus trabalhos Alexandre O’Neill,
António Pedro, José-Augusto França, entre outros. A exposição é encerrada pela
polícia devido ao seu cariz subversivo. A capa do catálogo ostenta a cruz azul
do lápis da censura: o texto dessa capa, de facto, assinado por José-Augusto
França, apoia a candidatura do general Norton de Matos contra Óscar Carmona e
nele é possível ler frases como “É absolutamente indispensável votar contra o
Fascismo.”, por isso é cortado com uma enorme cruz.
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1950 – A 12
de janeiro tem lugar a Conferência de Nora Mitrani, intitulada “La Raison
Ardente”, uma francesa de 29 anos ligada ao movimento surrealista de André
Breton que chegara a Lisboa em finais do ano anterior. Alexandre O’Neill traduz
a conferência para português, para ser publicada nos Cadernos Surrealistas, e
apaixona-se loucamente pela conferencista.
Quando Nora Mitrani parte de regresso, os dois combinam que o poeta irá
encontrar-se com ela a Paris, no entanto, entretanto, a PIDE confisca-lhe o
passaporte, que apenas reaverá anos mais tarde.
Ainda neste ano realiza-se, na livraria A Bibliófila, a segunda exposição
do Grupo Surrealista Dissidente, na qual O’Neill expõe, extracatálogo, não
obstante fazer parte do grupo original.
·
1951 – Em novembro,
é editado, em Cadernos de Poesia (fascículo 11), o seu primeiro livro de
poemas: Tempo de Fantasmas. Num texto intitulado “Pequeno Aviso do Autor
ao Leitor”, uma espécie de prefácio, o escritor demarca-se do Surrealismo e
passa-lhe mesmo um atestado de menoridade.
Aproxima-se temporariamente do Partido Comunista Português, um namoro que
começara em 1948 com a entrada para o MUD Juvenil, porém o poeta nunca seria um
homem de grandes convicções partidárias.
Em dezembro, o Grupo Surrealista Dissidente reage à posição de O’Neill
com o texto “Do capítulo da Probidade”, que o ataca, bem como o Grupo
Surrealista de Lisboa, José-Augusto França e Jorge de Sena.
·
1952 – É posto
sob “vigilância especial” na Caixa de Previdência, onde trabalha, depois
transferido de secção e, por fim, demitido compulsivamente da Função Pública
por se ter recusado a usar gravata pela morte do marechal Óscar Carmona.
·
1953 – Em março,
torna-se funcionário da secção de Sinistros Automóveis, na Companhia de Seguros
Metrópole.
Colabora em diversos jornais e revistas: “Litoral”, “Mundo Literário”, “Seara
Nova”, “Diário de Lisboa”, “Cadernos de Poesia”, “Vértice”, “Journal des Poètes”
e “Unicórnio” (1951), revista dirigida por José-Augusto França onde foi
publicado o poema “Um Adeus Português” e, em 1956, “Meditação na Pastelaria”.
É preso pela PIDE no aeroporto de Lisboa por ter ido esperar Maria Lamas,
escritora, jornalista e ativista política, que regressava de reuniões do
Conselho Mundial da Paz, ocorridas em Bucareste, na Roménia, e encarcerado
durante 40 dias. Nesse período de tempo, é visitado semanalmente pela irmã, à
revelia dos pais. É posto em liberdade graças às influências movidas pela mãe,
contra a vontade do próprio filho.
·
1954 – A 13
de março pede a demissão da companhia de seguros onde trabalhava desde março do
ano anterior, alegando um estado de saúde frágil e a necessidade de repouso
absoluto.
Em 1 de agosto, começa a trabalhar como escriturário para a divisão
agro-química da Sandoz.
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1957 – Em 27
de dezembro, casa com Noémia Delgado e vai morar para a Rua do Jasmim,
quebrando, a partir daqui, o ciclo de idas e voltas de casa dos pais.
·
1958 –
Publica No Reino da Dinamarca, na coleção “Poesia e Verdade”, da
Guimarães Editores.
No fim de junho, abandona o emprego de escriturário da Sandoz.
·
1959 – A partir
de julho, trabalha como encarregado da Biblioteca Itinerante n.º 17 da
Gulbenkian, com ponto de irradiação em Lisboa.
Branquinho da Fonseca, diretor do Serviço de Bibliotecas Itinerantes da
Gulbenkian, à falta de técnicos, «recruta» os encarregados entre os jovens poetas
da época, como Herberto Hélder e António José Forte, além do próprio O’Neill.
Inicia a sua atividade como redator de publicidade, onde permanecerá até
ao fim da vida, trabalhando sucessivamente em quase todas as maiores empresas
do ramo: Telecine Moro, Publicis, Ciesa NCK e McCann Erickson. Nos anos 80,
trabalhará com dois amigos na Publinter (Rui de Brito) e na Lápis (com Arnaldo
Aboim). Ficam famosos diversos slogans da sua autoria, nomeadamente um,
o mais conhecido e que acabou por se converter em provérbio: “Há mar e mar, há
ir e voltar”.
A 23 de dezembro, nasce o seu primeiro filho: Alexandre Delgado O’Neill.
·
1960 – É publicado
Abandono Vigiado, na coleção “Poesia e Verdade”, da Guimarães Editores.
Em maio, abandona o emprego na biblioteca itinerante e volta para a
Sandoz.
·
1961 – Nora Mitrani
suicida-se em Paris aos 40 anos. Ela e O’Neill nunca se voltaram a ver.
O poeta colabora com Ilse Losa na tradução da obra Teatro I, da
autoria de Bertolt Brecht, para a editora Portugália.
Em finais de setembro, abandona em definitivo a Sandoz.
·
1962 – Na coleção
Círculo de Leitores, da editora Moraes, é publicada a obra Poemas com
Endereço.
Publicam-se também duas antologias poéticas de sua autoria, uma de
Teixeira de Pascoaes (em parceria com Francisco da Cunha Leão), a outra de Carl
Sandburg.
·
1963 – Organiza
uma antologia de poemas escolhidos do poeta brasileiro João Cabral de Melo
Neto, que é publicada na Portugália, na coleção “Poetas de Hoje”.
Traduz as letras das canções de O Círculo de Giz Caucasiano, para
o volume Teatro II, de Bertolt Brecht, prosseguindo assim a colaboração
com Ilse Losa.
·
1965 – A Ulisseia
edita Feira Cabisbaixa.
·
1966 – É editada,
pela Einaudi, de Turim, uma tradução de poemas seus intitulada Portogallo
Mio Remorso, da responsabilidade de Joyce Lussu, um reflexo do interesse
que O’Neill sempre teve pela cultura, história e língua italianas.
·
1968 – É publicado
O Poeta Apresenta o Poeta, uma antologia da poesia de Vinicius de Moraes
organizada por O’Neill. O poeta brasileiro vem a Lisboa e os dois tornam-se
amigos.
·
1969 – É publicada
a segunda edição de No Reino da Dinamarca.
·
1970 – É editada
a coletânea de textos As Andorinhas não têm Restaurante, que reúne textos
em prosa editados nos livros de poesia e crónicas que publicava periodicamente
em jornais, nos “Cadernos de Literatura” da D. Quixote.
·
1971 – A 15
de janeiro, divorcia-se de Noémia Delgado e, a 4 de agosto, casa com Teresa
Patrício Gouveia. O novo casal vai morar na Rua da Escola Politécnica, n.º 48-2.º,
onde Alexandre O’Neill viverá até ao final da vida.
O segundo matrimónio coincide com um período de maior desafogo económico
e com uma fase de estadas numa casa da família, em Azeitão, muito apreciada
pelo poeta.
·
1973 – Prepara,
com Jorge Listopad, o programa “Museu Aberto” para a RTP.
·
1974 –
Colabora com o realizador Artur Ramos (com quem já havia colaborado nos anos
60, no filme Pássaro de Asas Cortadas) na produção da peça Schweik na
II Guerra Mundial, da autoria de Bertolt Brecht, para a Companhia de Teatro
da Rtp.
·
1975 – Em novembro,
sai o primeiro número da publicação “Critério – Revista Mensal de Cultura”,
dirigida por João Palma-Ferreira e O’Neill, como diretor-adjunto, defensora da
democracia de tipo socialista. Entre os colaboradores contam-se figuras
relevantes como Miguel Torga, Vergílio Ferreira, António José Saraiva, Álvaro
Manuel Machado, António Tabucchi e Vitorino Magalhães Godinho. Em simultâneo, O’Neill
torna-se simpatizante do Partido Socialista, dando início a uma relação
pontuada por vários solavancos, exemplificada por slogans eleitorais
como o seguinte: “Ele não merece, mas vota no PS”.
·
1976 –
Abandona, juntamente com Palma-Ferreira, a direção da revista “Critério”, de
que ainda sairão dois números sob uma direção interina.
Em maio, nasce Afonso, o seu segundo filho.
Traduz A Mandrágora, da autoria de Nicolau Maquiavel.
É internado, durante algum tempo, no Hospital de Santa Maria, na
sequência de um episódio grave do foro cardíaco.
·
1977 – Organiza,
para a Dom Quixote, Casa Branca Nau Preta / Felicidade na Austrália, uma
coletânea que abarca poemas de trinta poetas portugueses contemporâneos, desde “Orpheu”
até 1975, que, contudo, jamais foi publicada.
Edita outra antologia, intitulada Poesia Portuguesa Contemporânea,
na qual colabora na seleção e notas.
A 17 de dezembro, participa no “Encontro de Poetas” que marca o início de
diversas iniciativas culturais promovidas pela Casa de Mateus, nas quais participam
também Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner, Pedro Tamen, Alberto Pimenta,
Vasco da Graça Moura, entre outros.
·
1978 – Em colaboração
com Mendes de Carvalho, escreve a peça Jesus Cristo em Lisboa, uma
tragicomédia em duas partes inspirada na obra homónima de Raul Brandão e Teixeira
de Pascoaes.
Colabora com o programa Perfil, produzido pela Interfilme para a
RTP, diário e com a duração de 5 a 8 minutos, cujo objetivo era dar a conhecer
o perfil de escritores ou artistas.
Em agosto, juntamente com Álvaro Guerra, Jorge Listopad e Raul Solnado,
integra uma embaixada portuguesa ao Festival Internacional de Poesia, na então
Jugoslávia.
·
1979 – Edita A
Saca de Orelhas e colabora no projeto teatral de Ricardo Pais, Ninguém,
uma adaptação de Frei Luís de Sousa feita por Maria Velho da Costa.
Durante o inverno viaja por Itália, ficando alojado em casa de Antonio
Tabucchi, seu amigo e admirador.
Separa-se de Teresa Patrício Gouveia.
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1981 – Passa alguns
períodos de tempo em Constância, em casa de Rui de Brito, com quem vinha
colaborando desde 1978.
·
1982 – Graças
à ação de Vasco da Graça Moura, é publicada a obra Poesias Completas
1951/1981, que integra um novo livro, de 1981, As Horas já de Números
Vestidas.
·
1983 – Adere,
em conjunto com outras personalidades da vida literária e artística, a um
abaixo-assinado contra a programação da RTP que acusa a empresa estatal de
televisão de chantagem e coação moral.
A 7 de abril, o “Diário Popular” publica uma tomada de posição de O’Neill
contra a proposta do Conselho Federal de Cultura do Brasil de extinção das
cadeiras de Literatura Portuguesa nas Faculdades de Letras brasileiras.
·
1984 – É publicada
a segunda edição das Poesias Completas, que inclui já a produção do
poeta até ao ano de 1983. Sofre um AVC.
·
1985 – É reeditada
Uma Coisa em Forma de Assim.
Em março, interrompe a sua colaboração com o “Jornal de Letras” por motivos
de saúde: é internado no Hospital de Santa Maria durante oito dias para fazer
uma desintoxicação medicamentosa.
· 1986 – A 9 de abril, é acometido de novo episódio cardíaco enquanto trabalha na Publinter e internado na unidade de cuidados intensivos do Hospital de Santa Cruz, sendo posteriormente transferido para o Hospital Egas Moniz, onde acaba por falecer a 21 de agosto.
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I. Biografia de Aluísio de Azevedo
II. Obras de Aluísio de Azevedo
III. Período literário
IV. Ação
. Resumo
. Capítulos
V. Personagens
1. João Romão
2. Bertoleza
3. Miranda
4. Rita Baiana
VI. Conclusões
a) Forma
b) Conteúdo