Português: Resumo do capítulo XVI de Admirável Mundo Novo

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Resumo do capítulo XVI de Admirável Mundo Novo

            A polícia deixa Bernard, Helmholtz e John no escritório de Mond. Este chega e diz a John: "Então você não gosta muito de civilização, Sr. Selvagem.". John concede, mas admite que gosta de algumas coisas, como o som constante da música. Mond responde com uma citação de A Tempestade, de Shakespeare: "Às vezes, mil instrumentos de zumbido zumbem nos meus ouvidos e às vezes vozes." John fica agradavelmente surpreendido ao descobrir que Mond leu Shakespeare.
            Mond faz notar que Shakespeare é um autor proibido. Em resposta ao questionamento de John, ele explica que essa literatura é proibida por vários motivos. Em primeiro lugar, coisas bonitas, como boa literatura, tendem a durar. As pessoas continuam a gostar mesmo quando envelhecem. Uma sociedade baseada no consumismo, como o Estado Mundial, precisa de cidadãos que desejem coisas novas. A novidade é, portanto, mais importante que o valor intrínseco, e a arte de valor deve ser suprimida para dar espaço ao novo. Em segundo lugar, os cidadãos do Estado Mundial não seriam capazes de entender Shakespeare, porque as histórias que escreve são baseadas em experiências e paixões que não existem no Estado Mundial. Grandes lutas e emoções avassaladoras foram sacrificadas em favor da estabilidade social e foram substituídas pelo que Mond chama "felicidade", referindo-se à gratificação infantil de apetites.
            John está inclinado a pensar que esse tipo de felicidade cria seres humanos monstruosos e repulsivos. Ele desafia o diretor, perguntando se os cidadãos não poderiam ao menos ser criados como alfas. Mond responde que o Estado Mundial precisa de ter cidadãos felizes a desempenhar as funções que lhes foram atribuídas, e, como os alfas se sentem felizes unicamente quando realizam o trabalho alfa (ou seja, intelectual), a vasta maioria da população realmente precisa de ser degradada e feita estúpida, para que seja feliz com o seu lugar na vida. Ele exemplifica com uma experiência em que uma ilha inteira foi povoada por alfas, tendo ocorrido rapidamente uma guerra civil, porque nenhum dos cidadãos ficou satisfeito com a distribuição de tarefas.
            Embora o Estado Mundial seja uma tecnotopia, o que significa que é tornado possível graças a tecnologias muitas mais avançadas do que a nossa, Mond explica que mesmo a tecnologia precisa de ser mantida sob controles rigorosos para que a sociedade feliz e estável seja possível. A partir de certo ponto, mesmo as tecnologias de poupança de trabalho tiveram de ser suprimidas para manter um equilíbrio entre trabalho e lazer. Para conservar os cidadãos felizes, é necessário mantê-los a trabalhar durante um certo período de tempo.
            A ciência também teve de ser suprimida para criar uma sociedade feliz e estável, o que é particularmente irónico, porque os cidadãos do Estado Mundial são ensinados a reverenciar a ciência como um dos seus valores mais fundamentais. No entanto, nenhum deles – nem mesmo os Alfas, como Helmholtz e Bernard – realmente possui qualquer treino científico, portanto nem sabem o que é ciência. Mond também não explica o que é, embora faça alusão à sua própria carreira como jovem cientista que se envolveu em problemas ao desafiar a sabedoria convencional. Pode inferir-se daqui que, por “ciência”, Mond se refere à busca de conhecimento por meio do método experimental. Em suma, a ciência não pode existir no Estado Mundial porque a busca da "verdade" entra em conflito com a felicidade. Isto é muito sugestivo, porque implica que toda a sociedade é de alguma forma construída sobre mentiras, mas ele é tentadoramente pouco ou nada claro sobre a quais verdades e quais mentiras se está a referir.
            Mond diz a Helmholtz e Bernard que eles serão exilados. Este começa a implorar a Mond que mude a sua sentença. Três homens arrastam-no para o sedar com soma. Mond diz que Bernard não sabe que o exílio é realmente uma recompensa, dado que as ilhas estão cheias das pessoas mais interessantes do mundo, indivíduos que não se encaixavam na comunidade do Estado Mundial. Diz mesmo a Helmholtz que quase o inveja. Este pergunta por que razão, se tem tanta inveja, não escolheu o exílio quando lhe foi oferecida a possibilidade. Mond explica que prefere o trabalho que realiza a gerir a felicidade dos outros.

            Mond acredita que as ilhas são boas para se ter à mão, pois dissidentes como Helmholtz e Bernard provavelmente teriam de ser mortos se não pudessem ser exilados. Ele pergunta a Helmholtz se gostaria de ir para uma ilha tropical, ao que este responde que prefere uma com um clima mau, pois isso poderá ajudá-lo a escrever, acabando por acatar a sugestão de Mond de que vá para as Ilhas Falkland.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...